A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





31 janeiro 2009

Última Hora!!!

Finalmente o mistério do Freeport está esclarecido!
Justifica-se a entrega de "luvas" a vários elementos da mesma família, para minimizar as "frieiras".
Para quem não sabe é um problema relacionado com má circulação sanguínea e pode ser hereditário (o que justificaria a abangência de vários membros da família).

Mondego inunda esplanadas

Rio atingiu caudal significativo e extravasou as duas margens, na zona das esplanadas do Parque Verde e no Choupalinho.
Se as condições não melhorarem, Protecção Civil deverá recorrer a “diques” de recurso com sacos de areia.
Os bombeiros e a Protecção Civil continuavam, ontem ao início da noite, a acompanhar a evolução do nível das águas do Rio Mondego, que inundou a zona do Choupalinho (entre as bombas de gasolina e as instalações de remo) e a Rua das Parreiras (junto à discoteca Ar D’Rato), na margem esquerda, assim como as esplanadas do Parque Verde, na margem direita.
Nas “docas”, o rio começou por inundar a zona das esplanadas, durante a madrugada, situação que se foi agravando ao longo do dia com o aumento da intensidade da chuva. Os bombeiros referiram igualmente inundações em caves de alguns edifícios em Santa Clara.
Nota: esta notícia é do Diário de Coimbra de hoje. Será que me estou a transformar no novo Zandinga???

(POR CLARA FERREIRA ALVES)

Não admira que num país assim emerjam cavalgaduras, que chegam ao topo, dizendo ter formação, que nunca adquiriram, que usem dinheiros públicos (fortunas escandalosas) para se promoverem pessoalmente face a um público acrítico, burro e embrutecido.
Este é um país em que a Câmara Municipal de Lisboa, desde o 25 de Abril distribui casas de RENDA ECONÓMICA - mas não de construção económica - aos seus altos funcionários e jornalistas, em que estes últimos, em atitude de gratidão, passaram a esconder as verdadeiras notícias e passaram a "prostituir-se" na sua dignidade profissional, a troco de participar nos roubos de dinheiros públicos, destinados a gente carenciada, mas mais honesta que estes bandalhos.
Em dado momento a actividade do jornalismo constituiu-se como O VERDADEIRO PODER. Só pela sua acção se sabia a verdade sobre os podres forjados pelos políticos e pelo poder judicial. Agora contínua a ser o VERDADEIRO PODER mas senta-se à mesa dos corruptos e com eles partilha os despojos, rapando os ossos ao esqueleto deste povo burro e embrutecido. Para garantir que vai continuar burro o grande cavallia (que em português significa cavalgadura) desferiu o golpe de morte ao ensino público e coroou a acção com a criação das Novas Oportunidades. Gente assim mal formada vai aceitar tudo e o país será o pátio de recreio dos mafiosos.
A justiça portuguesa não é apenas cega. É surda, muda, coxa e marreca. Portugal tem um défice de responsabilidade civil, criminal e moral muito maior do que o seu défice financeiro, e nenhum português se preocupa com isso, apesar de pagar os custos da morosidade, do secretismo, do encobrimento, do compadrio e da corrupção. Os portugueses, na sua infinita e pacata desordem existencial, acham tudo "normal" e encolhem os ombros. Por uma vez gostava que em Portugal alguma coisa tivesse um fim, ponto final, assunto arrumado. Não se fala mais nisso.
Vivemos no país mais inconclusivo do mundo, em permanente agitação sobre tudo e sem concluir nada. Desde os Templários e as obras de Santa Engrácia, que se sabe que, nada acaba em Portugal, nada é levado às últimas Consequências, nada é definitivo e tudo é improvisado, temporário, desenrascado. Da morte de Francisco Sá Carneiro e do eterno mistério que a rodeia, foi crime, não foi crime, ao desaparecimento de Madeleine McCann ou ao caso Casa Pia, sabemos de antemão que nunca saberemos o fim destas histórias, nem o que verdadeiramente se passou, nem quem são os criminosos ou quantos crimes houve.
Tudo a que temos direito são informações caídas a conta-gotas, pedaços de enigma, peças do quebra-cabeças. E habituámo-nos a prescindir de apurar a verdade porque intimamente achamos que não saber o final da história é uma coisa normal em Portugal, e que este é um país onde as coisas importantes são "abafadas", como se vivêssemos ainda em ditadura. E os novos códigos Penal e de Processo Penal em nada vão mudar este estado de coisas.
Apesar dos jornais e das televisões, dos blogs, dos computadores e da Internet, apesar de termos acesso em tempo real ao maior número de notícias de sempre, continuamos sem saber nada, e esperando nunca vir a saber com toda a naturalidade. Do caso Portucale à Operação Furacão, da compra dos submarinos às escutas ao primeiro-ministro, do caso da Universidade Independente ao caso da Universidade Moderna, do Futebol Clube do Porto ao Sport Lisboa Benfica, da corrupção dos árbitros à corrupção dos autarcas, de Fátima Felgueiras a Isaltino Morais, da Braga Parques ao grande empresário Bibi, das queixas tardias de Catalina Pestana às de João Cravinho, há por aí alguém quem acredite que algum destes secretos arquivos e seus possíveis e alegados, muitos alegados crimes, acabem por ser investigados, julgados e devidamente punidos? Vale e Azevedo pagou por todos?
Quem se lembra dos doentes infectados por acidente e negligência de Leonor Beleza com o vírus da sida? Quem se lembra do miúdo electrocutado no semáforo e do outro afogado num parque aquático? Quem se lembra das crianças assassinadas na Madeira e do mistério dos crimes imputados ao padre Frederico? Quem se lembra que um dos raros condenados em Portugal, o mesmo padre Frederico, acabou a passear no Calçadão de Copacabana? Quem se lembra do autarca alentejano queimado no seu carro e cuja cabeça foi roubada do Instituto de Medicina Legal? Em todos estes casos, e muitos outros, menos falados e tão sombrios e enrodilhados como estes, a verdade a que tivemos direito foi nenhuma. No caso McCann, cujos desenvolvimentos vão do escabroso ao incrível, alguém acredita que se venha a descobrir o corpo da criança ou a condenar alguém?
As últimas notícias dizem que Gerry McCann não seria pai biológico da criança, contribuindo para a confusão desta investigação em que a Polícia espalha rumores e indícios que não têm substância. E a miúda desaparecida em Figueira? O que lhe aconteceu? E todas as crianças desaparecida antes delas, quem as procurou? E o processo do Parque, onde tantos clientes buscavam prostitutos, alguns menores, onde tanta gente "importante" estava envolvida, o que aconteceu? Arranjou-se um bode expiatório, foi o que aconteceu. E as famosas fotografias de Teresa Costa Macedo? Aquelas em que ela reconheceu imensa gente "importante", jogadores de futebol, milionários, políticos, onde estão? Foram destruídas? Quem as destruiu e porquê?
E os crimes de evasão fiscal de Artur Albarran mais os negócios escuros do grupo Carlyle do senhor Carlucci em Portugal, onde é que isso pára? O mesmo grupo Carlyle onde labora o ex-ministro Martins da Cruz, apeado por causa de um pequeno crime sem importância, o da cunha para a sua filha. E aquele médico do Hospital de Santa Maria, suspeito de ter assassinado doentes por negligência? Exerce medicina? E os que sobram e todos os dias vão praticando os seus crimes de colarinho branco sabendo que a justiça portuguesa não é apenas cega, é surda, muda, coxa e marreca. Passado o prazo da intriga e do sensacionalismo, todos estes casos são arquivados nas gavetas das nossas consciências e condenados ao esquecimento.
Ninguém quer saber a verdade. Ou, pelo menos, tentar saber a verdade. Nunca saberemos a verdade sobre o caso Casa Pia, nem saberemos quem eram as redes e os "senhores importantes" que abusaram, abusam e abusarão de crianças em Portugal, sejam rapazes ou raparigas, visto que os abusos sobre meninas ficaram sempre na sombra. Existe em Portugal uma camada subterrânea de segredos e injustiças , de protecções e lavagens , de corporações e famílias , de eminências e reputações, de dinheiros e negociações que impede a escavação da verdade. Este é o maior fracasso da democracia portuguesa
Clara Ferreira Alves - "Expresso"

Quem sai aos seus...


A assessora de Manuel Pedro garantiu à Polícia Judiciária que durante o processo de licenciamento do Freeport houve pagamento de avultadas comissões. A testemunha terá ouvido várias conversas em datas posteriores que confirmam essa tese e recorda mesmo uma delas, entre Manuel Pedro e João Cabral, o primeiro da empresa promotora, o segundo com ligações à empresa Freeport.
Manuel Pedro disse a João Cabral que 'tinham de se desenrascar' porque 'o Sócrates já tinha os 400 mil'. Falaram depois de 100 mil euros que a testemunha garante não saber a quem se destinavam. Mas que garante serem igualmente comissões para que o processo fosse aprovado.

Tudo está no seu lugar...

Processos de falência e insolvência disparam 67% em Portugal.
Vai um TGV???

30 janeiro 2009

10 mil litros de vinho destruídos

Cerca de 10 mil litros de vinho, avaliados em 5 mil euros, foram destruídos por acto criminoso de derramamento de óleo num reservatório de uma cooperativa de Oliveira do Hospital, revelou hoje a GNR.
Ou o vinho não era bom (o que não existe), ou trabalhos forçados a tratar de vinhedos, durante 10 anos!!!
Ler AQUI!

Palavras para quê???

É um artista ribeirense!

No pasa nada???


Lágrima de preta

Ainda e sempre o Poeta António Gedeão - Professor de química, Rómulo de Carvalho

Cão benfiquista

De salientar a postura típica do "canito bormelho", que julga estar a fazer um figurão e afinal... nem lá vai, nem faz nada. Até podem ter intenções, mas falta-lhes matéria prima...

Sublinha-se ainda a magnanimidade da leoa, não reconhecendo perigo em tão fraco adversário.

(Recebido por e-mail)

Professor Mambo???



Qualquer governo precisa de comunicação e de propaganda.
O que caracteriza o governo de Sócrates é que fez da comunicação o eixo em torno do qual gira. Portugal e os portugueses foram desaparecendo como seus interlocutores.
Na
comunicação que o primeiro-ministro ontem fez na residência oficial do primeiro-ministro dirigiu-se não aos portugueses mas sim aos jornalistas.
Sócrates nasceu politicamente como líder nos estúdios de televisão onde debatia com Santana Lopes. Nunca daí saiu. Fala para jornalistas. Governa a contar com os jornalistas.
Quando tudo lhe corre mal culpa os jornalistas. As suas declarações são as de alguém que está a meio dum programa televisivo e acha que lhe trocaram o alinhamento.

Bartoon


Onde é que eu já vi este filme???


29 janeiro 2009

Momentos de descontração







Alternativas para quando o PM se está a justificar em directo nas TVs

O.C.D.E.


Além de árbitros internacionais, peço investigadores e juízes internacionais

Comunicado da PGR: «Ninguém está acima da lei, mas nenhum cidadão português pode ser considerado arguido, nem sequer suspeito, unicamente porque a polícia de outro país o coloca sob investigação com base em hipóteses levantadas e não confirmadas e que servem somente para justificar um pedido de colaboração».
Gostava que me explicassem o que é preciso para uma pessoa ser considerada suspeito!!!
Entretanto...
Cândida Almeida, a procuradora geral adjunta que está a 'chefiar' a investigação do dito caso freeport, disse aos jornalistas que neste caso 'não há qualquer suspeito'. Interessante...
Então as buscas à residência e empresas de Júlio Monteiro, foram feitas porquê e por quem?
Pode a polícia fazer buscas a casa de pessoas não suspeitas, só porque sim?
Das duas uma: ou Júlio Monteiro não é suspeito, e então não faz sentido fazerem-se-lhe buscas, ou havia sentido para as buscas e é suspeito.
Ó Sr. Professor Silva, não estará na hora de acordar da sesta???

Só neste país

Afinal, para festas há dinheiro!

http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000090-0000-0000-0000-000000000090&contentid=5F93A06A-B29D-4F3F-B488-93ECC49021DB

Entretanto, divirtam-se...

1º Entrem no Google (http://www.google.pt/)
2º Escrevam "O Sócrates é honesto" (assim mesmo com as aspas)
3º Cliquem no botão "Sinto-me com sorte"

(Recebido por e-mail)

Não se arranja uma pós-graduação tipo... "buer minis"?


Inacreditável!!!
Na ânsia louca de mostrar ao mundo que conseguiu transformar um país de analfas num país de letrados, eis o que Sócrates está a fazer a Portugal.
Curso de equivalência ao 9º Ano de Escolaridade como 'Jogador(a) de Futebol'
Qual Matemáticas, qual quê? Ciências e Línguas?!
Bora lá mas é mandar uns bicos na bola, que a seguir é completar equivalência ao 12º Ano como degustador de cerveja...
Sem palavras...

28 janeiro 2009

Para mim, a música portuguesa mais bonita

Obrigado Prof. António Gedeão

Para quem não acredita (2)!!!

PSD acusa Sócrates de mentir sobre estudo da OCDE

«O sr. primeiro-ministro e os assessores do Governo fizeram passar para a imprensa que isto era um relatório da OCDE quando não é. Faltaram à verdade aos portugueses»,

«Se esse relatório é tão bom, é tão credível e merece tanta confiança porque teve necessidade de mentir, dizendo que pertence à OCDE, quando não pertence? O Governo encomendou um estudo por sua conta, que tem por base um relatório do Ministério da Educação, em que foram consultadas sete autarquias - seis do PS e a de Gondomar».

«Se o relatório é tão bom porque é que teve de mentir ao dizer que é da OCDE não é da OCDE? Ainda hoje a OCDE desmentiu.. O primeiro-ministro enganou os portugueses. Como é possível fazer isto? Quis dar seriedade a um relatório que não tinha»

Para quem não acredita!!!

O PS também reconheceu que exagerou na propaganda e que o relatório (sobre a Educação) não é da «OCDE».
Ver aqui o título original (tal como estava no dia da notícia) e o que agora lá está.
Estejamos atentos, pois a cada dia sai um novo embuste, seja na educação, seja a retirada dos multibancos dos tribunais (parece que eram assaltados muitas vezes), seja agora a venda de navalhas nas prisões.
Entretanto, as investigações (licenciatura ao Domingo, projectos da CM da Guarda, Freeport...) continuam a dar os resultados previstos: NADA DE ANORMAL!
Resta-me perguntar: isto ainda é um país???

Efeito Obama

Rússia suspende instalação de mísseis por causa de Obama.
EUA não avançaram com sistema antimíssil na Polónia e na República Checa.

De pequenino...


Neta de portista, mas filha de lampião.

Parabéns moça!!!

Coimbra: funcionário público queixa-se de continuar «morto»

Caixa de Aposentações «ressuscitou» Nélson Cabral há dois meses, mas continua «falecido» no registo civil.
Ler AQUI!

27 janeiro 2009

Mais uma monumental tanga?

O Relatório dito da OCDE foi encomendado e pago pelo Governo. Mais uma manobra do propagandista mor da República!
Chamo a atenção para o equívoco que a Comunicação Social tem divulgado.
"O estudo não é da OCDE. É desenvolvido por um grupo de peritos "liderado por Peter Matthews" e segue os critérios ("metodologia e abordagem") da OCDE. E foi solicitado pelo ME, que, para abonar a credibilidade, assegura que foi elaborado por uma equipa de peritos internacionais de independentes (para quê referir expressamente "independentes"?!).
E baseia-se nas informações fornecidas pelo ME. Tudo isto se lê na página de rosto do ME, de que transcrevo o seguinte: "Solicitado pelo Ministério da Educação (ME), este estudo corresponde a uma avaliação intermédia, realizada durante a fase de implementação das reformas, com o objectivo de verificar se as medidas desenvolvidas estão a atingir os resultados previstos e se as estratégias adoptadas devem ser ajustadas em função da experiência."

Arre que é rijo!!!

Os dias do luto

Foi há 10 anos que o Sporting decretou o “luto pelo futebol nacional”, em consequência de uma série de erros de arbitragem que, no entender dos responsáveis leoninos, subtraíram 10 pontos à equipa verde e branca e feriram de morte a verdade desportiva do campeonato.
Então como agora, o sector enfrentava um período de grande contestação. O clube de Alvalade colocou a bandeira a meia haste.
Após um conjunto de diligências pela profissionalização dos árbitros, as queixas pelo trabalho de Jorge Coroado (a célebre azia), num Desp. Chaves-Sporting (2-2) precipitaram a tomada de posição inédita, que ganhou forma na jornada seguinte, frente à Académica (5-0), a 31 de Janeiro de 1999. Os jogadores sportinguistas entraram em campo com braçadeiras negras no braço e os "estudantes" envergaram as tradicionais capas negras de Coimbra.
Vale e Azevedo considerou a iniciativa “ridícula” mas não ficou sem resposta de Roquette. “Não contem comigo para desgastar a imagem desse senhor. Ele próprio o faz sempre que abre a boca”, disse.
Tal como na denúncia do "sistema" e apesar do gozo na altura, o tempo dá razão aos dirigentes leoninos.

Aves que "atacaram" o avião em N.Y.


(Recebido por e-mail)

Bolacha americana!!!




26 janeiro 2009

Na noite de 26 de Janeiro de 2001

Dezenas de famílias acordaram sobressaltadas, com GNR e habitantes a anunciarem cheias provocadas pelo transbordo do rio Mondego. Abriram-se telejornais, as pessoas "dos altos" vieram ver a dimensão da tragédia, deixando a sua pedrita como marca, para quando voltasse aferir se a água tinha subido ou descido.
As pessoas atingidas, idosas na sua maioria, para além dos bens materiais (que por vezes assumem uma importância além do seu real valor), sofreram um susto e uma incerteza quanto ao futuro a curto, médio e longo prazo, que só o tempo se encarregou de ir tratando.
Só o tempo, porque os responsáveis (autarcas locais e regionais, INAG, DRAOT (CCRC), EDP, ICN, etc...) nunca chegaram a uma conclusão suficientemente concensual para que fosse divulgada aos interessados em particular e a todos em geral.
Tenho para mim que as conclusões (que uma qualquer comissão de inquérito apuraria em pouco tempo), atingiriam responsáveis bem suportados nas fortes teias do poder (essas que raramente permitem que um dos seus membros seja mais do que beliscado), pelo que foi mais fácil entregar uns fogões, cobertores ou umas camas, além de umas pequenas verbas monetárias (abafando o descontentamento) e deixar as pessoas na angústia da incerteza.
Oito anos passados, as causas das cheias de 2001 e os seus responsáveis continuam incógnitos.
De que adiantaria saber quais as causas? Tomar medidas para que não se repetissem!
De que adiantaria os nomes dos responsáveis? Tomar medidas para que não assumissem lugares de chefia!
Entretanto, pode ser que não chova muito nos próximos Invernos e a população que sofreu vai morrendo e envelhecendo ao ponto de já não ter a memória fresca...
Porque as árvores de grande porte lá estão no leito do rio, prontas a servirem de impedimento à livre passagem das águas, bem como os seixos e areias que minuto a minuto se vão acumulando. Mas isto sou eu a "Geologar"...




A palhaçada continua...

Vítor Pereira: «Se não acreditam nos árbitros, não vão ao futebol»
Balanço da 1ª volta: «Liga perde 113 mil espectadores (- 9%)»
De salientar que o Sporting foi o clube que registou maior queda nas assistências.
Além de se tratar de pessoas atentas à dimensão da crise económica, com noção das prioridades, os sportinguistas parecem ser os que menos motivos têm para acreditar na arbitragem.

Desajustes Directos em Portugal

Portugal, País de grandes tradições e brandos costumes... pelo menos é que muitos pensam ser verdade... até abrirem os olhos.

Agora, expliquem-me, porque eu devo estar a ver mal, como é que se justifica:

1) gastar mais de 10.000,00 euros num GPS para um instituto público - quando nos dizem que não há dinheiro para baixar as propinas aos alunos.

2) Aquisição de:1 armário persiana; 2 mesas de computador; 3 cadeiras c/rodízios, braços e costas altas - pela módica quantia de 97.560,00 EUROS (!!!)

3) Em Vale de Cambra, vai-se mais longe... e se pensam que o Ferrari do Cristiano Ronaldo é caro, esperem para ver quanto custa um autocarro de 16 lugares para as crianças : 2.922.000,00 € É isso mesmo: quase 3 milhões de euros???

4) No Alentejo , as reparações de fotocopiadoras também não ficam baratas: Reparação de 2 Fotocopiadores WorkCentre Pró 412 e Fotocopiador WorkCentre PE 16 do Centro de Saúde de Portel: 45.144,00 €

5) Ao menos em Alcobaça , a felicidade e alegria as crianças fala mais alto: 8.849,60€ para a Concentra em brinquedos para os filhos dos funcionários da câmara!Crianças... se não receberam uma Nintendo Wii no Natal, reclamem ao Pai Natal, porque alguém vos atrofiou o esquema!
6) Mas voltemos ao Alentejo, onde - por uns meros 375.600,00 Euros se podem adquirir: " 14 módulos de 3 cadeiras em viga e 10 módulos de 2 cadeiras em viga "Ora... 14x3 + 10x2 = 62 cadeiras... a 375.600,00 euros dá um custo de... 6.058,00 Euros por cadeira! Mas, pensando bem, num país onde quem precisa de ir a um hospital passa mais tempo sentado à espera do que a ser atendido - talvez justifique investir estes montantes no conforto dos utentes...
7) Em Ílhavo, a informática também está cara, 3 computadores e mais uns acessórios custam 380.666,00 € Sem dúvida, uns supercomputadores para a Câmara Municipal conseguir descobrir onde andam a estourar o orçamento.
8) Falando em informática, se se interrogam sobre o facto da Microsoft ser tão amiga do nosso País, e de como o Bill Gates é/era o homem mais rico do mundo... é fácil quando se olham para as contas: Renovação do licenciamento do software Microsoft: 14.360.063,00 € Já diz o ditado popular: Dezena de milhão a dezena de milhão, enche a Microsoft o papo! (Já agora, isto dava para quantas reformas de pessoas que trabalharam uma vida inteira?)
9) Mas, para acabar em pleno, cagar na capital fica caro meus amigos! A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa gastou 5.806,08 € em 9072 rolos de papel higiénico !
Ora, uma pesquisa rápida pela net revelou-me que no Jumbo facilmente encontro rolos de papel higiénico (de folha dupla, pois claro! - pois não queremos tratar indignamente os rabos dos nossos futuros doutores) por cerca de 0,16 Euros a unidade... Mas na Faculdade de Letras, aparentemente isso não é suficiente, e o melhor que conseguiram foi um preço de 0,64 Euros a unidade! É "apenas" quatro vezes mais do que qualquer consumidor consegue comprar - e sem sequer pensarmos no factor de "descontos" para tais quantidades industriais.
Querem mais? Divirtam-se no portal da transparência!
Pesquisem o que vos vier à mona. Eu experimentei "vinho tinto" e o resultado foi surpreendente.

Banda futrica

Logo à tarde a BANDA FUTRICA estará no programa da RTP1, Portugal no Coração.
Vamos lá apreciar esta rapaziada...

IPO-Coimbra

Mensagem do Dr. Daniel Pereira da Silva director do serviço de Ginecologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra:
"Caros Amigos e Amigas, preciso da vossa ajuda.
Assinem a petição www.cervicalcancerpetition.eu para que o cancro do colo do útero venha a ser discutido no parlamento europeu, de modo a que os rastreios sejam uma realidade em todos os países, nomeadamente em Portugal, onde só existe na região centro.
Obrigado Assinem a petição e reencaminhem a todos os vossos contactos.
(Recebido por e-mail)

PARABÉNS "avó Isilda"!!!

Mal de nós se as âncoras abanarem!

Às Mães precocemente envelhecidas, gastas e doentes, tantas vezes esquecidas de si mesmas e que hoje se sentem mais tristes e magoadas, talvez por não terem um filho que se lembre delas, de as abraçar e beijar...

Para os interessados, tema "Mother" dos Pink Floyd, com participação de Sinéad O'Connor.

25 janeiro 2009

Cá em casa é assim!!!


Aceitam-se encomendas...

Nota: não vale comer figos quentes de propósito.





Outra vez???



Nesta jornada, cada um dos 3 "grandes" marcaram um golo em fora-de-jogo!
Se o golo do Nuno Gomes e o do Liedson contassem, o FCP estaria no lugar dele.
Isto para não falar nos penalties muito mais explícitos que aquele do Abel...

24 janeiro 2009

Logo à noite...

...Vai ser ASSIM!

Está-lhe na "massa do sangue"

Tio de Sócrates facilitou reunião entre Smith e o sobrinho.


O primo de José Sócrates também ajudou à festa.


Licenciamento do outlet de Alcochete põe primeiro-ministro em xeque.


Espero que os ingleses peçam a extradição de José Sócrates. Sempre podemos trocá-lo por Vale e Azevedo.
Entretanto o habilidoso mostra como matar um escândalo político.
Alegar que é tudo legal. Provavelmente até é. Num país de juristas funciona sempre...

22 janeiro 2009

Uma esmolinha

O pobre homem está desesperado. Bem telefona para “A Bola”, solicitando uma notícia aqui, outra acolá. Pede ajuda para vender a mercadoria porque a crise, a safada, apanhou-o de calças na mão. Precisa desesperadamente de liquidez, de uma transferência. Alguns milhares de euros para resolver a vidinha.Miguel Veloso já foi apalavrado uma mão-cheia de vezes. Vai para Itália. Vai para Inglaterra. Vai para a Alemanha. É o Manchester, o Arsenal, o Manchester City. A Juventus, a Fiorentina. O Bayern. O noticiário agressivo força apenas repetidos desmentidos. Conhecem o rapaz, sim, mas nem sabem em que posição joga. 8 milhões. 15 milhões. E não há ninguém que avance.Em desespero de causa, tenta-se nova encomenda. O Paris Saint-Germain quer Izmailov. Em vão. De Paris, nem uma palavra. Tenta-se nova encomenda, mais desesperada. Viram o Izmailov, mas adoraram o Caneira (séria candidata, já, “a notícia cretina do ano”)“A mercadoria está na mesa, fregueses. É escolher, é escolher!”Hoje, volta a ser notícia o propalado interesse do Manchester City em Veloso, naturalmente sob o alto patrocínio de “A Bola”. Paulo Barbosa rói as unhas. Oxalá o xeque árabe saiba ler português.

No comments


Até eles próprios se fartam uns dos outros...

Candidata à presidência do SLB



Qualificações: habituada a multidões descontentes!!!...
(Recebido por e-mail)

Assim vão as escolas...


São mais de cinco mil professores que entraram na reforma, desde Março de 2008, quando se agudizou a luta contra o Ministério da Educação.
Isabel de Melo é professora há 38 anos e há 11 anos que dá aulas de História na Escola Secundária Jaime Cortesão, em Coimbra. Precisava de trabalhar mais dois anos para não ser penalizada na reforma. Mas diz que não aguenta mais. Em Julho, quando fizer 60 anos, vai pedir a reforma antecipada, mesmo sabendo que vai sofrer uma penalização de 9%.
Sempre gostei muito da minha profissão. Mas com esta falta de respeito do Ministério da Educação, não vale a pena o sacrifício. Quero sair”, confessou, queixando-se do aumento do trabalho burocrático e criticando os modelos de avaliação dos professores e de gestão das escolas.
Sou do tempo do reitor. Não quero este modelo (gestão). Já o experimentei no fascismo”.
São professores como Isabel de Melo que estão a pedir, em massa, a reforma antecipada. Estamos a falar de professores de topo de carreira, que já passaram por muitas reformas educativas. Trata-se de uma perda muito significativa porque são professores com uma grande experiência.
Deve ser a deste tipo de situações que Maria de Lurdes Rodrigues se refere quando fala da necessidade de rupturas, ou seja, levar grande parte dos profissionais mais qualificados a abandonarem o ensino com elevadas perdas materiais, de maneira a baixar os encargos orçamentais e abrir espaço para os futuros generalistas formatados à bolonhesa para o sucesso.
É mesmo a costela anarquista da senhora ministra a funcionar. Destruir o que existe para reconstruir uma Escola Nova. Acho que tentaram isso em vários pontos do mundo em sistemas de matriz totalitária. Parece que deu certo, mas só durante algum tempo.

Calendário escolar em França



Para os mais distraídos, os franceses não têm aulas em Julho nem Agosto, tendo ainda 4 interrupções lectivas durante o ano, com duração média de duas semanas cada.
É só fazer as contas...
Confirmar AQUI!

Juniores do Ribeirense

No outro dia, tive oportunidade de assistir a uma jogatada de futebol entre a rapaziada da terra (muito poucos) e uma equipa da borda do mar.

Foi à moda antiga!

Houve necessidade da G.N.R. proteger os árbitros (apenas do barulho, aposto), o Ribeirense perdeu (0-2), treinadores atentos na assistência - Valery Lobanovsky (mítico treinador do Dinamo de Kiev)...

... e John Toshack a descontrair um pouco.

Houve ainda animação variada, por parte do artista do costume...


Claro que a "bucha" foi certinha...



Festa do Mártir



Vamos lá ver os "Martelezinhos"?

21 janeiro 2009

Os Filhos Chulos

«Ainda bem que a União Europeia foi estudar em que países, segundo os pais, os filhos são mais felizes. Regra geral, é nos países mais ricos que os pais acham que os filhos estão melhor. Nos pobres, é o oposto. Faz sentido.


Excepto em Portugal. Aqui, apesar da pobreza, achamos que os nossos filhos são felizes. Fazem o que querem e é raro ficarem tristes ou em casa: são rebentos que rebentam de tanto frutificar. Estão no Paraíso. Com uma excepção: a escola. Essa cabresta. Aí, acham os paizinhos, não estão nada bem. É que puxam muito por eles.

Insistem que estudem. Não compreendem que só se é novo uma vez. Como contou Catarina Gomes no PÚBLICO de sábado: "Inquiridos sobre o bem-estar dos filhos na escola [as respostas dos] pais portugueses estiveram muito abaixo da média europeia."Ainda bem que os filhos portugueses foram denunciados. São a esponja da nação. Absorvem toda a riqueza nacional. Sugam-na até ao tutano. Desde crianças que são mais bem vestidas do que os pais. Não largam o ninho antes dos 30. E, mesmo assim, só com aliciantes. Ser filho é a grande profissão nacional. Não trabalham; não estudam; não dão satisfações. Não pagam renda; não deixam gorjetas; não gastam senão o essencial. São bilionários do egoísmo e do bel-prazer.É a condição dos pais que arrasta Portugal para a pobreza, pela miséria que resta do financiamento da filharada. Ao menos que saibam que valeu a pena e que não há na Europa filhotes mais felizes. Ao menos isso.»

Miguel Esteves Cardoso (Público)

Maioria absoluta(mente) impotente


As reformas anunciadas pelo Governo falharam.
A da Saúde engripou-se à primeira aragem.
A da Educação perdeu-se em conflitos inúteis.
A do Estado esfumou-se mal começou.
Sócrates só teve um momento muito bom: a presidência da UE.
Um ano depois, sobra a mensagem de Natal em que se vangloria pela baixa das taxas de juro europeias (como se dependesem dele...).
O Governo negou a crise quando já ninguém o ousava fazer.
Depois culpou-a pelo incumprimento do muito que havia prometido e pelos delírios próprios nas previsões orçamentais.
Felizmente já estamos em 2009...

Isso é que é uma avaria...


Luisão: «Devemos deixar os árbitros à vontade»

Jogador do Benfica solidário com os homens do apito.
Luisão sai também em defesa de Grimi: «Acontece todos os dias»

Vingança...

Será verdade que em caso de acidente os sapatos saem dos pés???

Açores suspenderam modelo de avaliação

Depois, da Madeira, é agora a vez dos Açores suspenderem um modelo de avaliação de desempenho que criou confusão e instabilidade nas escolas.

Com este recuo do Governo Regional dos Açores (PS), a ministra da educação fica numa posição mais frágil. Não se compreende como é que, no mesmo país, vão coexistir modelos de avaliação de professores tão distintos.

Tourada - Fernando Tordo

Música: Fernando Tordo
Letra: José Carlos Ary dos Santos
1972 - Festival RTP da Canção
Não importa sol ou sombra
camarotes ou barreiras
toureamos ombro a ombro as feras.
Ninguém nos leva ao engano
toureamos mano a mano
só nos podem causar dano espera.
Entram guizos chocas e capotes e mantilhas pretas
entram espadas chifres e derrotes e alguns poetas
entram bravos cravos e dichotes porque tudo o mais são tretas.
Entram vacas
depois dos forcados
que não pegam nada.
Soam brados e olés dos nabos
que não pagam nada
e só ficam os peões de brega cuja profissão não pega.
Com bandarilhas de esperança
afugentamos a fera
estamos na praça da Primavera.
Nós vamos pegar o mundo pelos cornos
da desgraça e fazermos da tristeza graça.
Entram velhas doidas e turistas
entram excursões entram benefícios e cronistas
entram aldrabões entram marialvas e coristas
entram galifões de crista.
Entram cavaleiros à garupa do seu heroísmo
entra aquela música maluca do passodoblismo
entra a aficionada e a caduca mais o snobismo e cismo...
Entram empresários moralistas
entram frustrações
entram antiquários e fadistas e contradições
e entra muito dólar muita gente que dá lucro as milhões.
E diz o inteligente que acabaram as canções.

Homens e Mulheres

Gostos, são gostos...

Apetecia-me dar umas carícias a alta velocidade

Para que não caia no esquecimento, relembram-se as "pérolas" com que temos sido brindados pelos responsáveis da Educação neste país :

«[os professores são] arruaceiros, covardes, são como o esparguete (depois de esticados, partem), só são valentes quando estão em grupo!» (Margarida Moreira - DREN, Viana do Castelo, 28/11/2008 )

«vocês [deputados do PS] estão a dar ouvidos a esses professorzecos» (Valter Lemos, Assembleia da República, 24/01/2008 )

«quando se dá uma bolacha a um rato, ele a seguir quer um copo de leite!» (Jorge Pedreira, Auditório da Estalagem do Sado, 16/11/2008 )

"admito que perdi os professores, mas ganhei a opinião pública" (Maria de Lurdes Rodrigues, Junho/2006)

20 janeiro 2009

Hugo Chavez despede-se de Bush

Estão à rasquinha

PS mobiliza deputados para chumbar diploma da avaliação dos professores.
A direcção da bancada do PS está a mobilizar os seus deputados para chumbarem sexta-feira o diploma do CDS-PP que visa suspender a avaliação dos professores, admitindo mesmo tirar «consequências políticas» se o resultado lhe for negativo (Autoritarismo).
Vale tudo: SMS, Telefonemas, E-mails, Pressões...
Alguns deputados, com missões no estrangeiro, por exemplo, vão ficar em Lisboa para garantir a maioria necessária.

Uma voltinha de moto???

(Recebido por e-mail)

I have a dream!


Carraspana-mor

Reparem nos pormenores, clicando sobre a imagem.

Mundial 2018

Estádios "às moscas", hospitais abarrotados e escolas a funcionar em contentores (perdão, pavilhões climatizados).
Os dirigentes portugueses assumem definitivamente quererem que Portugal seja uma província espanhola.

Entrevista a Alberto João Jardim

"- O que penso sobre o aborto?!..."

"- Considero-o um péssimo Primeiro-ministro e está a governar muito mal o País."

Bye, bye Bush

Uma consciência pesada deve ser uma má companhia para a reforma.

19 janeiro 2009

A esperança é Verde!!!

A Sociedade Ponto Verde recebeu no ano passado 535 mil toneladas de embalagens para reciclagem, mais 11% que em 2007.
A grande maioria das embalagens enviadas para reciclagem, da ordem das 328 mil toneladas, foi separada em casa dos portugueses e depois encaminhada para tratamento.
O papel cartão voltou a ser a embalagem mais separada (243 mil toneladas), seguida pelo vidro (168 mil) e pelo aço (36 mil), plástico (53 mil) e madeira (28 mil).
As embalagens retomadas em 2008 representaram 49% do que é declarado pelos embaladores, um crescimento de 3% face ao ano anterior.

Adolescências

Condor, Falcão...

Crise: Governo admite todos os cenários devido a incerteza

A Comissão Europeia prevê uma contracção de 1,6 por cento para a economia portuguesa este ano. O valor é o dobro do previsto pelo Governo (-0,8%), e o ministro das Finanças explica o diferencial com o facto de ter valorizado mais o pacote de medidas anti-crise. E admite que todos os cenários são possíveis.
A incerteza é tanta, que a evolução se torna quase imprevisível. Por isso mesmo, todos os cenários são possíveis, incluindo uma nova revisão do Orçamento, disse Fernando Teixeira dos Santos aos jornalistas no Porto, antes de embarcar para Bruxelas, e citado pela Lusa.
Que culpa temos nós de lidarmos com o PIOR ministro das finanças da U.E.???
E a incompetente é a Manela???

Greve dos Professores

Fico em casa, a trabalhar sem ganhar: privilégio de ser professor…


Se a moda pega, qualquer dia...

Depois da Madeira...

Avaliação dos professores suspensa nos Açores!

Isto não é um País: são 3, pelo menos.Na Madeira a avaliação já foi feita pela tutela. Nos Açores ela acaba de ser suspensa e no Continente continuamos a ser obrigados a um regime que foi banido nas regiões autónomas.Que 3 países estes!...Que palhaçada de governo!!!

Toda a criminalidade aumentou em 2008

O secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Mário Mendes, admitiu, esta segunda-feira, pela primeira vez, que todo o tipo de criminalidade aumentou em 2008, apesar de ainda não ser possível quantificar.
Ler AQUI!

Sócrates quer casamento gay

Ler AQUI!

TODOS, MAS TODOS À GREVE!

Sejamos dignos!
Se não fizermos greve não temos carácter!
Se não fizermos greve, não temos memória!
Se não fizermos greve, não temos coragem!
Se não fizermos greve, somos mesmo o que ele disse - “uns professorzecos”!
Se não fizermos greve, perderemos tudo o que já alcançámos!
Se não fizermos greve, seremos mais de cem mil derrotados!
Derrotados por apenas três!
E ficaremos para sempre, uns professorzecos: sem coragem, sem carácter, sem memória…
Uns simples e humilhados PROFESSORZECOS!

Má notícia...

«José Sócrates já manifestou a Manuel Alegre a disponibilidade para o PS o apoiar, caso se queira candidatar às presidenciais em 2011.»
Verdade ou não, há já algumas semanas que este cenário se apresentava como um dos desfechos mais prováveis para a recente tentativa das esquerdas unidas: abrindo a Alegre o caminho para Belém, Sócrates mataria quase à nascença hostilidades perigosas em arriscadas legislativas.

18 janeiro 2009

Piratas à solta

Depois do "motim" de ontem, devo estar preparado para tudo. Para o ano penso fazer a festa num espaço todo forrado a esponja, sem portas, janelas, esquinas e todos os "piratas" descalços, sem dentes, unhas, cotovelos e um fato magnético onde o contacto se impeça.

Já me esquecia, o espaço será à prova de som.

Brincadeiras an(u)ais...

Zangam-se as comadres... descobrem-se as verdades

Campos e Cunha, ex-ministro das Finanças do Governo de José Sócrates acusa Governo de esconder crise dos portugueses.
A mim parece-me grave. Mas leiam e avaliem por vocês mesmos.

17 janeiro 2009

Olha o passarão...

Bem me parecia que este andava a chutar com os dois pés.

Mais um serviço comunitário (como aquele que não foi cumprido pelo Luisão)?

Se ficasse sem carta, ainda tinha dinheiro para Taxi, por isso, "no mercy"!

Seguros - Informação útil em caso de acidente

Mais um serviço público aqui da Chafarica...

Através deste site podem saber qual a seguradora de qualquer veículo.
Basta inserir a matrícula. É útil para aqueles casos em que o indivíduo bate e foge.
http://www.isp.pt/NR/exeres/019EEB91-E357-4A7C-8BD2-B62293701692.htm
Façam o teste com a matrícula do vosso carro.

(Recebido por e-mail)

16 janeiro 2009

Assim vai o Ministério da Educação

Ao chegar a casa, dei uma vista de olhos nas notícias...

Crianças apelam a Sócrates: «Queremos os nossos Magalhães».

O presidente do Conselho das Escolas (CE) defendeu esta sexta-feira que o modelo de avaliação de desempenho dos professores deve ser revisto.
Dirigentes de associações de estudantes do secundário entregaram documento com mais de 10 mil assinaturas - O «maior abaixo-assinado estudantil».
Um aluno foi esfaqueado numa Escola Secundária. O agressor terá sido o marido de uma professora que se terá deslocado à escola para «tirar satisfações» de um grupo de alunos que ameaçavam a docente e lhe chegaram mesmo a riscar o carro.
Confesso que sobre economia arranjava outras tantas, mas já nem tive pachorra.

Qual a melhor legenda???


Roberto Carlos - Coimbra do Choupal

(Recebido por e-mail)

Polícia Municipal

(Recebido por e-mail)

15 janeiro 2009

A não perder!


O grupo musical GINGA, estará na próxima terça feira, dia 20 de Janeiro, no programa da RTP1, Portugal no Coração.

Pontos em comum...







Tinham-lhe falado de um rapazinho jeitoso, da Sanjoanense. As informações eram boas, e Aurélio Pereira foi vê-lo. Maravilhado, não perdeu tempo. Ainda o tal rapaz estava... no chuveiro, já o olheiro leonino lhe aparecia à frente a convidá-lo para o clube de Alvalade. Para chegar primeiro, para se antecipar à concorrência. O rapaz era Litos, um dos vários talentos que Aurélio Pereira achou, antes e depois de um departamento que fez 20 anos o ano passado.

De outros jovens, porém, nem informações tinha. Tinha era intuição. Como quando reparou no miúdo de oito anos que usava uma cédula alheia para participar num torneio de maiores de dez, num torneio organizado pelo próprio clube leonino. Esse miúdo chamava-se Paulo Futre. Ou quando achou Cadete por ter visto, num café de Benavente, um cartaz que anunciava o jogo da equipa da terra contra a Académica de Santarém, em iniciados.

Aos 14 anos, tinha ido ele próprio, mais quatro amigos, às captações do Sporting - numa fila que ia da porta 10-A até à 15-A -, mas o seccionista fez a escolha pelo tamanho. Ficavam os grandes, os pequenos, mesmo habilidosos, iam para casa. Foi aí que Aurélio Pereira, por acaso o único escolhido, ganhou o gosto pela detecção de talentos. E também foi aí que definiu uma regra, um critério: todos seriam vistos a jogar. Altos ou baixos. Magros ou gordos, que estes, se for preciso, emagrecem.

Há 20 anos, porém, ainda ficou a pensar um dia inteiro, na tipografia onde trabalhava, a pensar se aceitava o desafio de descobrir novos talentos para o "seu" Sporting. Aceitou. Só tinha uma sala e um ajudante, mas também... imaginação. Lembrou-se de fazer uma carta ao todos os sócios, pedindo-lhes informações sobre potenciais craques das suas zonas. Nem uma semana depois, milhares de respostas. Foi assim que soube de Nuno Assis.

Hoje, o Sporting é um viveiro de renome. Cá dentro e lá fora. E se é certo que as condições são agora de topo, a explicação não é (só) a Academia. É, antes de mais, a perspicácia do homem que nem duvidou, quando lhe interromperam um almoço de família, na Pampilhosa da Serra, para falar de Rui Patrício, ou que ficou atento a Luís Boa Morte mesmo depois de este ter sido dispensado por ser franzino. Afinal, para Aurélio Pereira o talento não se julga pelo tamanho.

Obrigado Aurélio, também pela simpatia e pela humildade!

Relembro um Convívio do Núcleo Sportinguista do Mondego, onde foi ao palco fazer o discurso de agradecimento e pediu uma salva de palmas para dois jovens da Academia que tinham vindo com ele.

Explicou que provavelmente nunca iríamos ouvir falar deles, mas, caso viessem a ter futuro e a andar nos seus Porches, exigia que eles se lembrassem dos sportinguistas que ali lhe batiam palmas, ainda que nunca os tivesse visto jogar, apenas por serem do Sporting.

Foi uma lição para os miúdos mas também para todos os presentes.

Memórias de um descobridor...

20 Anos, 20 Nomes

"EMÍLIO PEIXE"Veio cá treinar, era do Nazarenos. Agressivo, determinado, inteligente. Um jogador completo.

"PAULO TORRES"Veio do Sport Lisboa e Évora. Era médio-ala e troquei-o com o Paulo Pilar. Era um rapaz fortíssimo.

"LUÍS FIGO"Chegou do Pastilhas, como toda a gente sabe. Franzino, mas com uma capacidade técnica fantástica.

"BOA MORTE"Era do Arrentela. Esteve cá nos infantis, saiu, por ser pequeno. Cresceu e voltou. Acreditou sempre.

"MARCO CANEIRA"Foi o pai que o trouxe. Assumiu-se imediatamente, mostrou logo uma grande capacidade de entrega.

"NUNO ASSIS"Descobrimo-lo no Lousanense, já ele era júnior. Impressionou pela resistência, pelo colar do jogo.

"DANI"Era um jogador extraordinário. Vi-o na praia, em Tróia, tinha ele sete anos. Podia ter sido fantástico.

"BETO"Fomos buscá-lo ao Cultural da Pontinha. Era ponta-de-lança, espigadote. Deu um belo central.

"SIMÃO SABROSA"Jogava no Diogo Cão. Falaram-me dele e mandei vê-lo. Disseram-me logo que era terrível, veloz.

"NUNO VALENTE"Veio do Olivais Sul, mas saiu, por ser magro. Foi para o Vitória da Picheleira, cresceu e voltou para cá.

"RICARDO QUARESMA"Pedi a um olheiro para ir ver o irmão dele, ao Domingos Sávio, e ele reparou no Ricardo, o 'Ratazana'.

"CARLOS MARTINS"Era do Tourizense, um sócio indicou-o. Veio nos infantis, ainda voltou a casa, mas recuperámo-lo. Tem potencial.

"HUGO VIANA"Jogava no Gil Vicente. E, na selecção de Braga, fazia dupla, no meio-campo, com o Custódio.

"CRISTIANO RONALDO"Veio do Nacional. Impressionou-me a personalidade. Os que vinham das ilhas queriam logo ir embora. Ele não.

"JOÃO MOUTINHO"Fui treinador do pai dele. Jogava no Portimonense. Era pequeno, mas já impunha o seu futebol.

"MIGUEL VELOSO"Estava num jogo do Fofó, contra o Pontinha, quando vi um miúdo forte, mas de intuição fantástica.

"YANNICK DJALÓ"Houve a indicação, estava ele no Estação, da Covilhã. Veio cá treinar, deu três piques e convenceu, claro.

"BRUNO PEREIRINHA"Era do Belenenses. Andávamos de olho nele desde os oito anos. Conversei com o pai e lá consegui trazê-lo.

"RUI PATRÍCIO"Era avançado, do Marrazes, e um colaborador foi ver o primeiro jogo dele a guarda-redes. Ligou-me logo.

"ADRIEN SILVA"Os pais vieram de França e ele jogava no Paçô, junto a Valdevez. Foi sugerido e provou ser um talento."