A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





16 maio 2014

O espaço

Nesta sala ocorreram importantes episódios da História de Portugal (como as Cortes de Coimbra, em 1385), já que era a Sala do Trono do Paço Real da Alcáçova, onde viveram todos os reis de Portugal durante a primeira dinastia (1143 a 1383).

A Sala Grande dos Actos é a principal sala da Universidade de Coimbra. É também conhecida por «Sala dos Capelos».


Além de alguns doutoramentos, outras cerimónias importantes que acontecem nesta sala são a Abertura Solene das Aulas, a Investidura do Reitor e os «doutoramentos honoris causa».



A luz é pouca e o método magistral está bem patente.

Presidente do júri à cabeceira, numa cadeira digna de um trono e com as cores da Faculdade por trás, acompanhadas das insígnias da Universidade de Coimbra.

Restantes elementos do júri (mais 6) do lado esquerdo, num patamar mais elevado, para que os candidatos fiquem com a cabeça à altura dos seus joelhos, numa clara alusão à humildade perante os doutos.

A sala é majestosa e transporta consigo muita da história do nosso país e da nossa cidade - considerado o espaço mais importante.

Os retratos dos reis nas paredes ajudaram-me a descontrair e o magnífico tecto em alguns momentos transportou-me para fora dali.

A acústica é boa e até me apeteceu dizer-lhes que sabia o que era o "mastoideu".

1 comentário:

Elisabete disse...

E viva a nossa universidade!!!!