A "enclavar" desde 2005, contra a imbecilidade de governantes e a passividade Lusa
A enclavar desde 2005
31 dezembro 2011
Conselhos para 2012
30 dezembro 2011
O papel higiénico e a crise

Em tempos...
O papel pardo e os jornais foram tomando o seu lugar...
De repente, pensámos todos que podíamos ser estrelas de cinema e vai de querer do "bom e do melhor", excentricidades...
Toalhetes, com mais ou menos humidade, papel higiénico para crianças (que os adultos utilizam) e sabe-se lá mais o quê...
A crise
Recuem para o início dos anos 90 (apenas duas décadas) e pensem no parque automóvel (ou em quem tinha carro mal fazia os 18 anos). Eram raros os carros novos e os FIAT, Renault e Ford eram 100 vezes mais que os BMW, Mercedes ou Audi.
Ainda nessa época, pensem nos computadores (portáteis, nem pensar?) que praticamente só existiam nas casas dos mais abastados. Pensem nos telemóveis e nos aparelhos de DVD, com sistema surround, pois claro!
Floresceram "Rádios Populares", "Wortens", "San Luis" e outros que tais e todas as casas têm vários destes "electrónicos". Pois as lojas...
Ai as lojas que abriram (cinemas transformados em lojas de roupa, cafés centenários transformados em lojas de roupa e planaltos com vegetação, transformados em muuuitas lojas de roupa).
Férias no estrangeiro, guarda-roupas a transbordar, calçado ao pontapé...
Os bancos enviavam cheques e cartões de crédito pelo correio, para a malta gastar à vontade. Como se um dia não tivéssemos que pagar...
Enfim, vivemos à grande e à portuguesa!!! (Já desde os "reais tempos" os tugas mostraram invulgar capacidade de esbanjar tesouros - vindos das ex-colónias ou da "mãe-Europa").
Acontece que os créditos foram-se acumulando, o pessoal habituou-se a primeiro ter e só depois pensar em pagar, mas o pior não era isso...
O pior é que as lojas que surgiram aos molhos, não vendiam produtos feitos em Portugal (nem na Europa)!
O pior é que comprávamos por comprar, mesmo que não necessitássemos...
Mas o pior mesmo é que o Estado nos foi habituando a isso, ao permitir por parte das instituições financeiras tantos incentivos ao crédito e ao dar o exemplo a endividar-se com a construção de estádios megalómanos, submarinos a preços absurdos, projectos de aeroportos e comboios rapidíssimos, tudo como se fôssemos um país abastado e com uma economia pujante.
Agora, estamos a cair em nós... é a ressaca do consumismo desenfreado!
Durante muitos anos ouvi os mais velhos desabafarem: "agora é só comprar, só comprar... não sei onde isto vai parar!"
Comer camarão, picanha, rodízio ou leitão acontecia em ocasiões especiais e hoje já nos farta tais iguarias, preferindo uma sopa de gão-de-bico ou uns jaquizinhos com arroz de tomate.
Ir "almoçar fora" era quando o rei fazia anos...
A verdade é que deixámos de ter prazer no consumo, tal a sua banalização. Esta crise pode devolver-nos o gosto de viver certas ocasiões especiais (como passar um fim-de-semana num hotel à beira-mar).
Saibamos aproveitar os aspectos positivos e tentemos seguir o que o Jorge Palma cantou: "reduz as necessidades se queres passar bem!"
29 dezembro 2011
Futebol a sério, é às 4ªs à noite no CSRF
28 dezembro 2011
Hospital Pediátrico de Coimbra
Relativamente aos recursos físicos, também não notei grande diferença entre o Centro Cirúrgico de Coimbra...
Um serviço público de elevada qualidade! O seu a seu dono!!!
27 dezembro 2011
Está melhorzinho, obrigado!
Arre que é demais! Felizmente não era nada preocupante, logo um apontamento ou outro seriam mais do que suficientes.
Afinal, muito sinceramente, não sei o que tem de tão especial este moçambicano. Foi "apenas" um grande jogador, dos melhores que por cá passaram. Mais nada! Acabou a carreira no Beira Mar, nos EUA e no União de Tomar. Depois, graças ao álcool andou meio perdido e o SLB por caridade, deixa-o acompanhar a equipa.
O que faz ele pelo nosso país, nos últimos 40 anos???
Ainda este mês perdemos a Cesária Évora (que era tão portuguesa quanto Eusébio), e até ao fim dos seus dias continuou a espalhar a sua dimensão cultural, ou Malangatana (pintor moçambicano que faleceu este ano).
Coisa que o Silva Ferreira não consegue, pois está longe de ter o carisma de Bobby Charlton, a dimensão de Pelé ou a classe de Platini, esses sim, verdadeiros embaixadores do futebol.
O Eusébio quando abre a boca, é uma desgraça (ao menos que aprendesse a falar outras línguas, para ter desculpa...) não consegue verbalizar um raciocínio nem se lhe conhecem ideias novas (além de ter problemas de memória e de honestidade).
Uma prenda de Natal para todos
Quem não tiver paciência, coloque apenas nos 55 segundos e depois feche os olhos...
26 dezembro 2011
Procurar emprego
Nos dias que correm, todas as iniciativas são de louvar!
CP, REFER, maquinistas...
Claro que um serviço público não podia dar lucro, dizem alguns.
Este fim-de-semana os maquinistas resolveram fazer greve. Ainda houve negociações, mas porque a administração da empresa não arquivou todos os processos levantados por numa greve anterior (são tantas...) onde não terão respeitado os serviços mínimos, amuaram e mesmo em época de Natal, vai de fazer greve!
Esta malta, além de fazerem greves constantemente, escolhem as épocas (parece que na passagem de ano está marcada outra) e mais curioso ainda, às horas mais convenientes (para eles, claro).
Das 6 às 10 e das 17 às 21 horas. Evidentemente que causam um transtorno muito maior a quem comprou o passe e precisa ir trabalhar.
Tudo bem que a greve é um direito, mas fazê-la na época de Natal e pelos motivos em causa, acho que mostrou insensibilidade e falta de respeito pelas famílias em geral. Foi uma atitude extremista e radical!
Imaginem que os professores em vez de fazerem manifestações à noite e aos Sábados, resolviam fazer greve às reuniões de avaliação. Ninguém tinha notas! No 3º período, dava direito a que ninguém terminasse o ano (ou seja, não chumbavam, nem passavam, nem entravam para a Universidade). Ou imaginem que os cozinheiros faziam greve nas duas horas antes das refeições, seria bonito, não?
Ouvi na televisão que os sindicatos pagam o(s) dia(s) de vencimento em que os maquinistas fazem greve, ou seja, ficam em casa e recebem na mesma, mas quem comprou passe (que ajuda a pagar o seu ordenado), fica sem transporte.
Os gestores continuam a ser principescamente pagos e muitos funcionários têm regalias (para si e para os familiares directos) que raros funcionários públicos dispõem nas suas áreas de actividade (os funcionários das finanças terão desconto no IMI ou no IRS?)
Por tudo isto, não ficarei triste com a sua anunciada privatização!
25 dezembro 2011
Domingo, dia de Natal
Jovens casais, algumas famílias, enfim, de tudo um pouco.
Apenas estavam abertos: o cinema, o bowling e claro... o restaurante chinês!!!
Os consumidores estavam lá, mas a malta das lojas também tem direito a descansar...
E eu? Num Domingo à tarde num Centro Comercial???
Pois é, foi o local escolhido para um reencontro com uma família "da minha rapaziada", que veio de longe e de quem tenho sempre saudades.
Valeu muito a pena, até porque pude conviver com a 2ª geração...
24 dezembro 2011
Não, não sou o único...
23 dezembro 2011
Parabéns "Jeniel"!!!! És uma máquina!!!
Optei por colocar as duas!
Para mim, duas das obras mais bonitas feitas por portugueses...
22 dezembro 2011
Final entre Académica e Sporting???
Tratamentos desiguais
Quando os dirigentes do Sporting denunciaram erros de arbitragem (de resto confirmados pelas notas negativas dos observadores), ouve greve aos jogos dos Leões e quase uma revolta na arbitragem - O "Bimbo da Costa" veio criticar o árbitro Duarte Gomes e este foi logo ao Twiter pedir desculpas e dizer que tinha errado.
21 dezembro 2011
20 dezembro 2011
Morreu o "querido líder"

19 dezembro 2011
Apesar da pouca divulgação...
A Madre Teresa recebeu os donativos com agrado e humildade...
Professores desempregados? Chega de hipocrisia!!!
Questionado sobre se aconselharia os professores excedentários a emigrar, o Primeiro ministro disse algo que qualquer pessoa diria: se não têm colocação no mercado, a alternativa ao desemprego é encontrarem uma profissão noutra área ou procurarem emprego no estrangeiro, nomeadamente nos países lusófonos.
Com o decrescimento da taxa de natalidade das últimas décadas, aliado ao aumento do número de licenciados dos cursos via ensino, o mercado de ensino português, quer no público ou privado, ficou com excesso de recursos humanos.
O desemprego é infelizmente uma realidade há vários anos nesta área e a situação não irá melhorar. Certamente nunca a curto prazo.
Em Portugal há uma série de pessoas que prefere que os políticos mintam. Ou então, como o anterior Primeiro ministro fez tantas vezes, que atirem areia para os olhos das pessoas e façam promessas que nunca serão cumpridas. Como a dos 150 mil empregos.
Se Passos Coelho fosse como outros, teria respondido que não, que o governo iria promover um plano para oferecer emprego aos professores não colocados. Que iria aumentar o número de professores nas escolas ou que iria promover a contratação de professores nas escolas privadas.
Mas a via de Passos, como nos tem vindo a provar, não é a da hipocrisia nem da fantasia. É a da realidade. Seria mais fácil, politicamente falando, se fosse hipócrita? Talvez.
Eu continuo a preferir esta total abertura de espírito para falar verdade do que tentar enganar as pessoas. De vendedores de fórmulas mágicas estou eu farto.
O arquiteto Souto Moura ainda recentemente sugeria o mesmo:
http://jpn.icicom.up.pt/2011/03/30/entrevista_souto_moura_aconselha_jovens_arquitectos_a_emigrar.html
E o bastonário da Ordem dos Engenheiros também aconselha os jovens engenheiros a emigrar
http://www1.ionline.pt/conteudo/100606-portugal-exporta-engenheiros-e-arquitectos-o-brasil
Agostinho da Silva
Professor Agostinho da Silva
Agostinho da Silva nasceu no Porto em 1906 e cresceu em Barca d'Alva.
Na faculdade de Letras do Porto conclui a licenciatura em Filologia Clássica com 20 valores e o doutoramento com o «maior louvor».
Agostinho torna-se efectivo do liceu José Estêvão em Aveiro, em 1933.
Apenas dois anos depois de entrar para o ensino público, o professor é exonerado, por se recusar a assinar a Lei Cabral. Um documento onde tinha que jurar não pertencer a nenhuma sociedade secreta. Para além de Agostinho, só houve mais duas pessoas a dizer não: Fernando Pessoa e Norton de Matos.
Desempregado, Agostinho da Silva começa a dar aulas no ensino privado e explicações particulares. Mário Soares, mestre Lagoa Henriques, Manuel Vinhas, os irmãos Lima de Faria foram apenas alguns dos seus pupilos.
Dava aulas de Filosofia, Cultura Portuguesa, Direito, sendo uma homem perfeitamente pluridimensional. Para além disso, falava 15 línguas e dois dialectos africanos.
Fez hoje 50 anos
18 dezembro 2011
Acabei de ganhar um jantar!!!
Parabéns miúdo!!! Desde que estejas na Briosa, quero que marques sempre, seja contra quem for!
Abraço!
Figo desiludiu-se com Sócrates
17 dezembro 2011
Sérgio Conceição e Futre
Há cerca de um ano e meio, na festa da sua despedida, os meninos do Lar de S. Martinho foram contemplados. De resto, já o tinham sido em 2008, quando além de uma jogatana, houve uma refeição servida por uma empresa de catering na Instituição e convívio com os "craques".
16 dezembro 2011
Ninguém comenta? Acham isto normal?
15 dezembro 2011
Esta criatura...
Ou seja, tem responsabilidades acrescidas!

O Bernardino Soares e o Louçã que se cuidem, pois este ainda lhes tira o lugar...
14 dezembro 2011
Bodas de prata
http://www.youtube.com/watch?v=XnFWgs3_uro
13 dezembro 2011
As "bichas-cadelas" das nossas vidas
Consegue introduzir-se em espaços estreitos, sobe paredes, até nada se a isso for obrigada, mas normalmente abriga-se covardemente em fendas, onde não pode ser confrontada.
Tem fama de possuir peçonha, o que faz com que algumas pessoas a temam.
A "bicha-cadela" é um bicho que se esforça, nunca pára e consegue por vezes causar estragos (por acharmos que infesta as coisas por onde passa), fazendo com que deitemos fora bens preciosos, apenas porque tal rastejante por lá se imiscuiu.
Este animal, que habita alguns dos espaços onde convivemos, causa gritos de pavor aos mais susceptíveis, repugnância a muitos e é mesmo espezinhada por outros, mas quase ninguém lhe fica indiferente.
Tenta ir passando despercebida, apenas intimidando os mais pequenos, mas quando começa a ser avistada, sente-se perdida e começa a "rabiar" para todos os lados, numa roda-viva aflitiva.
12 dezembro 2011
Coimbra
Fica um dos melhores trabalhos sobre a "Lusa Atenas".
http://player.vimeo.com/video/30144885?autoplay=1
Engenheiro o tanas!!!

Rui Verde - As condições políticas alteraram-se. Desde 2007, fui falando com algumas editoras, mas não passou disso. Acho que na altura ninguém se atreveu a dar um ‘forward' ao livro.
- Pertencendo ele a turmas, como é que se explica que o nome apareça isolado nas pautas?
- É uma das questões que não é muito clara. Porque é que aparece só o dele? Estranho...
- E também não há registo de uma tese final.
- Pois não. Se houvesse, tinha ficado registado na biblioteca. A minha experiência diz-me que quanto mais cavo, mais descubro. Há um mistério por desvendar, isso há.
- E há registo de propinas?
Fado, fadinho e faduncho
11 dezembro 2011
Sporting Clube de PORTUGAL
Manoel de Oliveira - 103 anos
10 dezembro 2011
09 dezembro 2011
Não tem melhoras nenhumas...
Como se tantos anos a falar em grandes palcos não lhe tivessem dado preparação para numa conversa entre colegas se enganar...
Mas o curioso é que a explicação faz lembrar o Badaró "eu expilico, você só compilica!", pois até o meu filho sabe que não é possível Portugal pagar integralmente e de forma imediata a dívida.
Ou seja, vai estudar para a China (para junto do primo) pois França é muito perto e ainda cá chegam os ecos da tua estupidez.
Palhaço de me**a!!!
Ataque informático
08 dezembro 2011
Liga dos quê????
Qual vos parece ser a Liga dos Campeões e a Liga Europa???
APOEL
Basileia
SLB
Nápoles
Bayer Leverkusen
Marselha
Manchester United
FCP
Manchester City
Ajax
Valência
SPORTING
07 dezembro 2011
Cá se fazem...
Continua igual a ele próprio...
Vejam e ouçam (se tiverem saudades): "Para pequenos países como Portugal e Espanha, pagar a dívida é uma ideia de criança. As dívidas dos Estados são por definição eternas. As dívidas gerem-se. Foi assim que eu estudei", disse.
Este asno é caloteiro assumido!!! Julga que Portugal, estando integrado no pelotão da União Europeia pode ser como a Guiné, a quem as dívidas vão sendo perdoadas, por a sociedade não estar organizada e as pessoas não terem qualidade de vida.
Acham que os países mais ricos nos continuavam a emprestar dinheiro barato para a malta ir de férias para o estrangeiro e ir a bons restaurantes todos os fins-de-semana?
O principal responsável pelo estado a que o país chegou continua a pensar que fez muito bem e gastar sempre e cada vez mais é que é bom, pois eles acabam por perdoar a dívida...
Irresponsável e burro, trata a Espanha como um pequeno país, sendo uma das 5 maiores da Zona Euro.