Versão com Antony Hegarty (também com um praticante de Tai Chi como assisti no Jardim da Sereia, sozinho entre uma multidão)
A "enclavar" desde 2005, contra a imbecilidade de governantes e a passividade Lusa
A enclavar desde 2005
«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.» Professor Agostinho da Silva
29 fevereiro 2016
28 fevereiro 2016
27 fevereiro 2016
Onde estará a esquerda portuguesa???
Sempre tão sensível às prepotências, sempre tão irreverente, sempre tão solidária com os perseguidos...
Agora que o ministro da cultura fala assim "demita-se ou é demitido" para o presidente do CCB, cala-se como um rato???
Vá lá riquezas façam um manifesto, uma petição, declamem poesia, amarrem-se, cantem… ou quando o ministro é da cor a malta assobia para o lado?
ACORDAI!!! Como costumam cantar quando não vos cheira...
As uniões de freguesias
Agora que não há eleições à porta, pelo menos que se saiba, e não posso ser acusado de estar a fazer campanha eleitoral, resolvi escrever sobre um assunto...
Deixou de se falar em extinção (fazia lembrar os dinossauros). Não me refiro aos répteis que habitaram a Terra há milhões de anos, mas aos que estavam no poder autárquico há mais de uma dúzia e que a lei insistia em afastar.
Deixou de se falar em extinção (fazia lembrar os dinossauros). Não me refiro aos répteis que habitaram a Terra há milhões de anos, mas aos que estavam no poder autárquico há mais de uma dúzia e que a lei insistia em afastar.
Como a lei de limitação de mandatos permitia que concorressem a uma câmara ou freguesia diferente, para continuarem nos "poleiros", foi ver presidentes a apostarem em câmaras vizinhas e outros a concorrerem a uniões de freguesias. O "xico-esperto" do Alberto Jardim até antecipou as eleições regionais, para poder prolongar o mandato mais uns tempos.
Pessoalmente, acho que a lei que os impedia era demasiado "cega", por isso não acho que tenham feito mal.
Mas...
Curioso foi ver a forma tímida como a contestação foi feita. Então vão mexer nas nossas terrinhas e a malta fica-se por uma ou outra manifestação???
Não vos pareceu frouxa a contestação???
A maioria dos autarcas não concordava com a redução de freguesias (tal como foi levada a cabo), no entanto, como era a única forma de continuaram com o cargo, lá aceitaram e as "ovelhas" reduziram a contestação.
Posso estar completamente enganado, mas esta é a leitura que faço.
Foi mais uma jogada política de quem nos (des)governa, até porque o número de concelhos não sofreu alterações e esses sim, dariam uma redução nos custos ao país...
Mas aproveitaram a altura certa (aplicação da lei de limitação de mandatos) para encolher o número de freguesias.
Já agora, não seria esta uma das primeiras medidas que um governo de esquerda revogaria???
Já agora, não seria esta uma das primeiras medidas que um governo de esquerda revogaria???
26 fevereiro 2016
A propósito dos cartazes do Bloco...
Sempre me pareceu que na questão da adopção por pessoas do mesmo sexo, o BE se movia por questões de fé.
Por mim, o BE que me perdoe a impiedade, mas mantenho as minhas dúvidas sobre o acerto de ter como modelo uma família com dois pais, uma pomba e uma mãe.
Ainda assim,
É verdade que Jesus tinha dois pais. Mas nenhum deles pediu para adoptar uma criança.
25 fevereiro 2016
A esquerdalha, como ela é!!!
Segundo o Jornal de Notícias,
Despesas com refeições, transporte e material escolar não contam para o IRS
Mas prepara-se para apoiar os PAN(ascas???) que segundo o Expresso,
PAN quer despesas no veterinário deduzidas no IRS
Ou seja, não basta as despesas exorbitantes com manuais escolares (únicas dedutíveis), ainda temos que comprar todo o material escolar, bem como as refeições nas cantinas e o transporte sem que isso possa entrar como despesas no IRS - reparem que nem refiro desporto, música, dança ou outra forma de cultura/arte tão importantes para a educação plena das crianças...
Já o cão, o gato, o peixe ou o periquito (ou periquita), podem ficar constipados, engripados ou com diarreia que as despesas entram no IRS.
Mas está tudo doido???
Como alguém disse um dia, não há almoços grátis e o "Chamuças" vai pagar caro o compadrio com as suas (leais?) muletas.
Vai pagar ele? Perdão, vamos pagar nós!!!
24 fevereiro 2016
Se conseguirem, não riam
Pena o assunto ser sério, mas reparem que o indivíduo não apresenta sinais de alcoolismo e fala pausadamente.
Certamente um transtorno/perturbação do foro psíquico, mas que nenhum guionista conseguiria escrever semelhante texto, isso não!
É um daqueles casos em que a realidade ultrapassa a ficção. Por vezes lidamos com situações destas, que nos fazem pensar duas mais vezes se não estaremos nós tontinhos...
É um daqueles casos em que a realidade ultrapassa a ficção. Por vezes lidamos com situações destas, que nos fazem pensar duas mais vezes se não estaremos nós tontinhos...
23 fevereiro 2016
22 fevereiro 2016
Pensava que em 1930 ainda não havia socialistas...
Rui Nabeiro, um empresário de inequívoco mérito - dou de barato o seu "exílio/fuga para Badajoz, enquanto era Presidente da Câmara de Campo Maior, por eventuais dívidas de 500 mil contos de impostos - disse o seguinte: “Nasci numa terra pobre, por isso sou socialista”. Obviamente que se enganou, porque o que ele queria mesmo dizer era: “Nasci numa terra socialista, por isso fui pobre”.
Ou como diria um "filósofo" parisiense, ex-hóspede de Évora: “nasci pobre, mas tornei-me socialista”.
O certo é que é um benemérito, criou muita riqueza ao país e igualmente certo que financiou as campanhas de Sócrates e Soares com o valor máximo permitido por lei.
P.S. - naturalmente que o título é uma dupla brincadeira
21 fevereiro 2016
20 fevereiro 2016
Todos iguais, todos diferentes
Não falando da "destrambelhada" que afogou os filhos, colocando as culpas nos inexistentes abusos sexuais do pai...
Nem nos chineses ricos que foram ao casino enquanto a filha de 5 anos dormia sozinha a mais de 80 metros de altura...
Apenas uma questão...
Quanto tempo ficaram detidos os pais de Maddie que deixaram sozinhos três filhos num apartamento enquanto foram jantar? Maddie tinha quatro anos e os irmãos dois.
19 fevereiro 2016
"Fusível" de água (Mondego)
Estas estruturas, localizadas na estrada paralela à margem direita do Mondego, servem para que quando a pressão da água é muito intensa, seja por lá que a margem rebenta.
Situam-se em locais onde não há habitações por perto, para evitar os estragos causados por um rebentamento da margem aleatório.
Queima das bruxas em pleno séc. XXI
As informações são contraditórias, mas pensa-se que terá acontecido há um ou dois anos em Angola. A dúvida incide mais em que zona, Província do Uíje ou Kuando-Kubango?
O certo é que foi a céu aberto, em pleno dia, à frente de uma multidão e na presença de autoridades locais (tribais).
Nota: imagens muuuuito fortes
O problema é que não é só em Angola, vejam na Nigéria, o milagre que uma enfermeira dinamarquesa fez a um menino de 2 anos, abandonada por suspeitas de bruxaria.
18 fevereiro 2016
O Mondego e os irresponsáveis...
Não, não me refiro ao Medina que na foto mergulha, certamente em troca de um bom almoço, para gáudio da assistência...
Refiro-me antes aos que decidem com o dinheiro dos outros e apesar de mais de uma década de avisos, insistem em nada fazer!
O leito do rio serve para permitir a passagem da água nesse canal. Se estiver com milhares de metros cúbicos de sedimentos acumulados, a água não tem outro remédio senão subir o nível e galgar as margens.
Parece fácil de entender, mas tirar umas toneladas de areia do rio, que até dá para vender, é assunto tabu.
17 fevereiro 2016
Dr Almiro
Gosto de aprender, de preferência... com os melhores!!!
Já aqui falei dele uma e outra vez, e, para mim, é realmente o melhor português vivo!!!
Há homens tão pobres, tão pobres, que só têm dinheiro e bens materiais, aos quais estão demasiado apegados. Experimenta dar um pouco de ti mesmo e verificarás que recebes muito mais, para além da tranquilidade da tua consciência.
DESEJO DE ANIVERSÁRIO:
Já aqui falei dele uma e outra vez, e, para mim, é realmente o melhor português vivo!!!
Eventualmente, quando morrer, muitos se irão lembrar dele, mas prefiro ligar-lhe e conversar um pouco, além de que me recebe sempre com uma educação e humildade, só ao alcance dos ENORMES!
ficam algumas das suas frases/pensamentos que tive oportunidade de ouvir na primeira pessoa:
«Há homens que só têm a rua, têm o desprezo e as tentações. Não têm ninguém que lhes dê a mão. E a gente dá-lhes um dedo e eles levantam-se logo.»
Há homens tão pobres, tão pobres, que só têm dinheiro e bens materiais, aos quais estão demasiado apegados. Experimenta dar um pouco de ti mesmo e verificarás que recebes muito mais, para além da tranquilidade da tua consciência.
«Viver como penso e não pensar como vivo»
«Porque é que não posso dar duas bofetadas e um puxão de orelhas (tudo com consciente moderação), para educar e salvar um jovem, e um tribunal condena-o a anos de cadeia, donde vai sair pior do que estava? Ou seja, perdido. Perde-se um jovem que poderia vir a ser um verdadeiro Homem.»
«Tens dois olhos para veres, mas veres bem. Tens dois ouvidos para ouvires, mas ouvires bem e calado. Tens apenas uma boca, para a teres fechada e só falares quando tiveres visto e ouvido bem, mas mesmo assim quando for para esclarecer a verdade e a justiça.»
«Todos os exercícios de paciência consistem em actos de amor»
Sou louco, mesmo louco de amor, mas do amor que se dá e não do que se recebe, como infelizmente impera na nossa sociedade moderna. A felicidade e a realização só são possíveis quando nos damos em amor, sem saber como e a quem. Metade da minha vida é feita a amar e a outra metade amando.
«Ao educares um jovem, não o massacres com os seus defeitos ou deficiências, tocando-os apenas ao de leve. Insistir e batalhar nos aspectos negativos, amesquinha-o, revolta, destrói. Ao desenvolveres as suas vertentes positivas, por muito simples que sejam, estarás a estimular as suas qualidades e a criar-lhe orgulho próprio, fazendo-lhe sentir que, afinal, não é um farrapo qualquer.»
«Há noites em que acordo assaltado por pensamentos. Escrevo-os em pequenos pedaços de papel. Outras vezes, esses pensamentos aparecem enquanto conduzo e sou obrigado a parar para escrever. Coisas simples, como: "Cala-te e aprende a ouvir".»
DESEJO DE ANIVERSÁRIO:
«Perguntaram-me que presente gostava de receber neste dia em que faço 89 anos. É simples: comida para alimentar as pessoas que vivem comigo. Obrigado a todos pelo maravilhoso apoio que me têm dado!»«
"Vivo feliz e tranquilo, com o coração cheio de amor e serviço que dei e que também recebi, sem me preocupar em demasia com a conta bancária"
16 fevereiro 2016
15 fevereiro 2016
14 fevereiro 2016
A comunicação social...
Temos 3 jornais desportivos diários, mais alguns canais televisivos e mesmo os generalistas e de informação, dedicam muitas horas por dia ao futebol (ao restante desporto, pouco).
Naturalmente que leva ao aparecimento de comentadores, comentadeiros e paineleiros.
Inventam-se vendas fantásticas (Eliseu no Man. United, por exemplo).
Fazem-se aquisições mirabolantes (Valdés no Sporting, por exemplo) .
Mas... a tendência para a clubite é que não devia ser tão grande.
Num jantar de Amigos, o rádio estava ligado no relato do FCP X SLB (não ouço relatos contínuos há décadas) e pela forma como anunciavam os golos, dava para perceber claramente se o golo era dos "murcões" ou dos "bormelhos".
Pelas redes sociais, confirmei que foi constatado por muita gente e até na televisão, os golos eram anunciados de forma diferente. Reparem no tamanho deste golo :)
Claro que depois dá vontade de os moer...
13 fevereiro 2016
Há grande gerinçonça!!!
A pressa com que legislam (parece que estão a adivinhar que o tempo de poleiro será reduzido) assuntos urgentíssimos para os portugueses, como a adopção de crianças por pessoas do mesmo sexo, eutanásia, etc. leva-os a batizarem o aeroporto Internacional da Portela.
Assim, Mário Soares ficou a saber que não irá ter o seu nome no Aeroporto de Lisboa. A não ser que a Ota ou o deserto" Alcochete avancem de novo. Eheheh!
Pessoalmente, penso que o General Humberto Delgado há muito merecia ser homenageado, embora preferisse que o aeroporto se chamasse Gago Coutinho, pois foi um pioneiro da aviação e deu muitos contributos nessa área.
Estabelecimento Prisional de Évora vai chamar-se Estabelecimento Prisional José Sócrates em homenagem aopreso político, perdão, ao político preso.
Pessoalmente, penso que o General Humberto Delgado há muito merecia ser homenageado, embora preferisse que o aeroporto se chamasse Gago Coutinho, pois foi um pioneiro da aviação e deu muitos contributos nessa área.
Estabelecimento Prisional de Évora vai chamar-se Estabelecimento Prisional José Sócrates em homenagem ao
12 fevereiro 2016
Horas de aulas por ano
Afinal, os nossos alunos são dos que têm mais horas de aulas por ano...
Como quem lhes dá as aulas são os professores...
Atendendo ao número de alunos por turma...
Às tantas somos os professores europeus que mais horas de aulas dão por ano.
Tenho pena que não haja um estudo semelhante para a burocracia, pois aposto que somos também recordistas em papeladas e afins...
P.S. - os suecos, que tantas vezes queremos imitar, têm 3.100 horas de aulas a menos em cada ano - quase 1/3 a menos. Deve ser por isso que são burrinhos e não têm um país sustentável...
11 fevereiro 2016
Esta malta abusa :)
Com a ajuda de várias pessoas, sem as quais não seria possível, promovi a criação de uma plataforma de apoio a meninos e meninas que em tempos viveram em lares de acolhimento e agora são vistos com adultos.
E em muitos outros órgãos de comunicação social.
Mas quem me conhece, sabe que a parte académica apenas sustenta a frustração de não conseguir ajudar mais quem foi/é vítima de quem mais devia proteger - a família.
Aprendi que a família (de sangue e a que adoptamos) é o suporte fundamental para o nosso desenvolvimento e a actual "matriarca" "avó Isilda" é disso um exemplo ímpar.
Imaginar que alguém não tem na família esse suporte que serve de rede para as nossas "aventuras diárias", custa.
Já estou a divagar, mas o tempo nos últimos dias não tem permitido "assentar as ideias". Talvez por isso, algum jornalista, sem me consultar, colocou a minha foto (embora parecido com o "Estebes" do Herman José) e chama-me protagonista.
O importante é que a plataforma PAJE seja divulgada e que ainda mais jovens adultos consigam encontrar nela o apoio que necessitam.
10 fevereiro 2016
P'lo Porto carago :)
Se é verdade que o Sol "ajuda" as paisagens, é igualmente verdade que as comparações com a capital são inevitáveis.
Cidade mais escura, menos grandiosa e com monumentos menos exuberantes.
Mas... cidade mais segura (pelo menos aparentemente), mais afável e com uma gastronomia melhor.
Pontos de referência...
O Majestic (fechado ao domingo e com uma fila à porta nos outros dias)
A livraria Lello que por estes dias vive a loucura do Harry Potter e como tal tem mais de meia centena à porta, a aguardar comprar o bilhete.
Um registo dos votos de boa sorte (e não é que resultou?) para os adversários do FCP, alojados no mesmo hotel.
O interior dos Clérigos (com sorte deu para assisti a um concerto de órgão de tubos)
Alguns pormenores das ruas... (caixas da electicidade personalizadas e a Agustina numa parede entre a Alfândega e a Ribeira.
Há muito mais (Palácio da bolsa, coliseu, mercado do Bolhão, Sé...) mas vão lá e tirem :)
09 fevereiro 2016
08 fevereiro 2016
07 fevereiro 2016
Mas afinal...
A esquerda não acusava a direita de não renegociar a dívida???
Então porque resolveram aumentar impostos e adiar devoluções, em vez de reduzirem o défice através de menores pagamentos em juros?
Não havia uma "bomba atómica" que os alemães até tremiam???
Atendendo ao que apregoaram durante 4 anos, pensei que "os trabalhadores, os reformados e o povo" voltassem aos rendimentos anteriores e "a banca e o grande capital" pagassem as contas.
Por esta altura, imaginava que a dívida fosse renegociada e os países/instituições que nos emprestaram dinheiro já estivessem completamente rendidos ao nosso país, dispostos a abdicarem dos juros...
Mas afinal...
- reposição dos salários "às mijinhas"
- devolução da sobretaxa IRS "aos bochechos"
- IVA da restauração "às pinguinhas"
- redução da TSU adiada
- congelamento das carreiras sem fim à vista
- mais imposto sobre tabaco, automóveis e combustíveis (que todos pagaremos, pois fará aumentar a inflação)
É caso para dizer...
E O POVO, PÁ!!!
Felizmente, devem ter-se esquecido deste pormenor
Porque é "domingo gordo"...
Porque fogem os refugiados da Síria e do Iraque? Porque atravessam fronteiras e o Mediterrâneo? Porque arriscam a própria vida e a dos seus filhos?
O vídeo aqui ajuda a perceber porquê.
Porque razão a cidade de Homs ficou totalmente em ruínas é uma questão complexa e que remete para múltiplas explicações. Mas porque de lá fugiram os seus habitantes é tão óbvio que só a cegueira e o egoísmo impedem de ver.
Convido à leitura destas duas mensagens pois são um testemunho genuíno e vivido da tragédia que se passa nestes países.
Agora que vemos, ouvimos e também lemos o que se passa na Síria e no Iraque, não podemos ignorar!
06 fevereiro 2016
Palavra dada é palavra honrada!!!
Foi assim que o "Chamuças" afirmou quando garantiu que não iria aumentar impostos.
Afinal foi só imposto de selo, imposto sobre combustíveis, imposto automóvel, imposto de circulação, imposto sobre o tabaco e mais alguns...
Ou então são estes jornalistas que inventam.
Entretanto, a redução da TSU e o descongelamento das carreiras... ficam para outros tempos.
O pior é que agora nem os "comunas" aparecem para fazer oposição :)
05 fevereiro 2016
Gente séria é outra coisa...
Tal como AQUI escrevi...
Arquivado processo de fichas falsas de militantes do PS - Arquivamento acontece apesar do Ministério Público ter concluído que 18 militantes, terão cometido o crime de falsificação
O processo não avança assim para julgamento, tendo as partes - Ministério Público, arguidos e a assistente (militante socialista que denunciou o caso) - acordado a suspensão do processo, aprovada pelo Tribunal de Instrução de Coimbra no início desta semana.
Os 18 arguidos ficam livres do julgamento mediante o pagamento de quantias a associações e instituições ou o cumprimento de trabalho comunitário.
Entre os arguidos está Rui Duarte, ex-deputado socialista que acabou por sair da lista do PS de Coimbra nas últimas legislativas, mas que exerce o cargo de presidente da concelhia socialista de Coimbra e que assumiu recentemente o cargo de adjunto do presidente do município, Manuel Machado.
Segundo o despacho, a que a Lusa teve acesso, também presentes na lista de arguidos estão o presidente da Câmara de Soure, Mário Nunes, e dois funcionários desta autarquia, o presidente da Junta de Freguesia de Praia de Mira, Francisco Reigota, o ex-presidente da concelhia da Figueira da Foz António João Paredes, o ex-líder concelhio da JS Manuel Milagre, o ex-presidente da Associação Académica de Coimbra André Oliveira e três membros da Assembleia Municipal de Penacova.
Ainda não percebi bem o motivo...
Mas depois da Licenciatura (não das modernas à bolonhesa, das de 5 anos), do Mestrado (não integrado, dos de 3 anos) e do Doutoramento... agora deu-me para continuar a estudar, num "Pós-doc." em Educação Social.
Será que o motivo é continuar a viver a Academia?
Agora que 2 sobrinhos já de lá saíram e o outro se prepara para tal, resta-me ir andando por lá mais uns anos, com esperança que o "Sr Neco" se despache :)
04 fevereiro 2016
Mercado D. Pedro V
- Menos conforto
- Mais frio/chuva/sol
- Menos higiene
Mas...
- Menos grandes superfícies na cidade
- Menos herbicidas/pesticidas/fertilizantes nos produtos
Logo...
- Muito mais gente!!!
03 fevereiro 2016
Já está!!!
O Sporting ficou a "ver navios", para o SLB ficou a "custo zero" (cerca de 4,5 milhões de prémio de assinatura mais 4 milhões brutos por época).
Quem ganhou mais foi o empresário - 2 milhões e o jogador - 2,5 milhões por assinar.
Boa malha!!!
02 fevereiro 2016
Subscrever:
Mensagens (Atom)