A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





04 janeiro 2013

Sobre a situação dos cães à solta

AQUI e AQUI foi explicada uma situação que pelo que me tem chegado (também pessoalmente), incomoda e preocupa algumas pessoas.

Trata-se de uma matilha que aparentemente não tem donos e costuma vaguear pela zona do Estádio Sérgio Conceição, atacando várias vezes quem lá passa de bicicleta e ameaçando outras quem passa a pé.

Hoje mesmo recebi um telefonema da Junta de Taveiro explicando que receberam um fax a confirmar que na próxima semana os serviços municipais vão proceder à recolha dos cães e estes serão enviados para o canil.

Se os donos não os reclamem em tempo útil (pouco mais de uma semana), serão abatidos - são os procedimentos - pelo que me disseram.

Peço a quem possa conhecer os donos dos cães (caso existam), que os alertem para esta situação e os mantenham presos ou os vão reclamar após recolha, pois o destino é o pior possível.

De resto, esses donos, se é que existem, nunca os deveriam deixar andar à solta pelas ruas e caminhos.

5 comentários:

Elisabete disse...

Até que enfim se vai resolver! Bom fim de semana

Anónimo disse...

Este fim de semana também eu fui atingido pela investida desses cães.No domingo de manhã fui dar um passeio de bicicleta.Saí de Taveiro, passei em frente ao Estádio Sérgio Conceição e cortei á direita para Reveles.Ao passar em frente á paragem de autocarro sita imediatamente á esquerda, saltaram de uma propriedade mais de uma dezena de cães que correram ferozmente na minha direcção.Tive que saltar da bicicleta para me defender com pedras da estrada.
Não há qualquer duvida que sendo donos ou não dos referidos cães, estes sairam lateralmente da propriedade com um portão metálico que fica mesmo ao lado da paragem do autocarro.Não bati ao portão para interpelar os proprietários, obviamente com medo dos cães, mas dei - me ao trabalho de ir pelas traseiras da referida quinta ( a seguir á paragem de autocarro corta - se á eaquerda na urbanização de moradias ) e constatei que na referida propriedade, sem vedação ( a qual existe apenas na zona do portão metálico que confina com a estrada já que no mais em toda a sua extensão é completamente aberta ) vagueam dezenas, sem exagero, de cães, ferozes, mesmo selvagens, num claro atentado ás mais elementares regras de segurança pública.
As coisas têm que ser chamadas pelos nomes, os responsáveis são os proprietários dessa quinta cuja entrada se situa ao lado da paragem de autocarro.São essas pessoas que têm que ser interpelados e responsabilizados.
Além de legalmente não terem legitimidade para terem tantos cães, deverão manter a propriedade completamente vedada para impedir que os animais saiam e invadam caminhos e propriedades vizinhas, atacando tudo e todos.
Se eu fosse vizinho por certo já teria envenenado os cães.
Não passo naquele local muitas vezes mas quando o fizer se o mesmo voltar a acontecer chamarei a policia.
Peço ao responsável por este sitio o favor de transmitir a quem de direito estas indicações a fim de facilitar e tornar mais eficaz o trabalho.

JPG disse...

Aguardemos que a situação se resolva esta semana.

Anónimo disse...

Tem mais alguma noticia sobre este assunto?Ou por outras palavras, sabe se alguma diligencia foi feita?
É que no sábado passei junto ao Estádio Sérgio Conceição, onde, pela quantidade de viaturas estacionadas, devia haver jogo, e deparei - me com vários cães na estrada nessas imediações e vários deles com ar nada amistoso!

JPG disse...

Não soube de mais nada, mas brevemente voltarei a questionar...