A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





01 outubro 2013

Só neste país

Oeiras tem níveis de qualidade de vida de topo (chegando mesmo a ser dos melhores de em Portugal).


A iliteracia é baixa, o nível académico acima da média e até a empregabilidade é das melhores.


Talvez por tudo isto, assistimos no Domingo a um discurso de vitória onde o nome mais evocado é o de um preso (por fraudes enquanto presidente da câmara).


O independente que será o próximo presidente, não se cansou de o enaltecer (de reto, já o foi visitar ontem) e durante os festejos noturnos, os apoiantes pararam junto à prisão da carregueira a buzinar e a gritar "Isaltino! Isaltino!", até que ele resolveu incendiar uns jornais e lançá-los pela janela, comemorando assim em conjunto.


Pergunta simples... Como é que alguém tem, numa cela, um instrumento que sirva para atear fogo?


Concluo que os portugueses são corruptos por vocação, só são contra a corrupção em abstracto, pois quando nos toca a nós, a coisa pia fininho.


São muitos séculos de hábito, é mesmo uma questão cultural que demorará muitas gerações a minimizar.


Quem não paga impostos é herói, quem aldraba a televisão por cabo/satélite é um génio, quemarranja uma forma de ludibriar o teste de alcoolémia é um craque...


Causas/desculpas para tal: "o exemplo vem de cima" ; "se os outros também o fazem..." ; "vou ser só eu o patego?" ; "eu já desconto muito e farto-me de pagar coisas."


P.S. - Sim, somos mesmo assim (e no "nós" também lá estou)

5 comentários:

Ana disse...

Está enraízado no mais profundo de nós. É cultural.
Mesmo assim há certos casos que deviam ser alvo de estudo.
beijos

Super-febras disse...

Dizem-me que e' a maior marca, a grande heranca deixada pelo Imperio Romano. A Italia, a Espanha, Portugal, e todos, sem excessao, os paises que foram deles colonias (Angola, Argentina, Brasil, Colombia, Mexico, etc e por ai alem)sao bem e sem deixarem qualquer duvidas boas provas disso.
Mas perguntam-me alguns e com razao se por exemplo nao esteve o territorio do que e' hoje Pais de Gales e Inglaterra tambem ocupado pelos Romanos. E' claro que sim, mas estes fizeram da corrupcao tema de estudo, e refinando-a tornaram-na em arte. Senao vejamos tres exemplos: premiavam e financiavam ladroes( os tais piratas) que os roubavam tambem a eles quando roubavam os outros, quando digo outros refiro-me em particular aos galeoes Espanhois e Portugueses. Dias antes de lhe chamarem inimigos juntam-se aos Alemaes e de assalto pilham o ouro a Checoslovaquia(parece que na altura a maior reserva do mundo) .
E' que as guerras tambem tem que ser financiadas...

Super-febras disse...

E bem nos nossos dias quem nao se lembra quando depois de mandarem para Portugal uns caes que seriam por aquilo que eles mesmo diziam do melhor que havia na investigacao forense e saindo-lhes o tiro pela culatra, estes assinalizam ter havido um cadaver no interior do carro que tinha sido alugado pelos arguidos e na altura ainda em sua possecao (Britanicos e um deles com ligacoes familiares ao poder)logo retiram um membro em funcoes num cabinete governamental britanico e o mandam para Portugal para que dessimulando, baralhando e sei la mais o que, pois bem sabia do estado corrupto da justica em Portugal (segundo o New York Times foi escolhido a dedo pois tinha pertencido a "inteligencia" britanica sobre assuntos Ibericos) liberte impunes duas pessoa que no minimo sao culpados de abandono e negligenicia no desaparecimento ou morte de um menor e que continuam por esse mundo fora, nos jornais e televisao a fazer troca de todos nos Portugueses, especialmente das nossas forcas policiais, ate encinoando que e' delas a falta do desaparecimento da menina pois se fossem mais competentes a menina tinha sido encontrada.
Nos paises latinos porem, a corrupcao e' ao desbarato. Em Portugal bastam uns bonbons para a maioria se calar ou ainda mais horrivel quando se instaura a titudes de idolatria como se ve nos casos de Fatima Felgueiras, Valentim Loureiro, Avelino Ferreira Torres, Abilio Curto, Mesquita Machado, Joao Rocha, Luis Monteroso, Antonio Lobo, Luis Gabriel Rodrigues, e ate' aqueles em que ate ao momento so ha suspeitas como Alberto Joao Jardim, Mario Soares, Cavaco Silva, Jose Socrates et cetera. (ja os grandes moanarcas do passado gostavam de usar a expressao "et cetera" no fim dos seus titulos par demonstrar a sua grandeza aqui usu-a para demonstrar a patifaria)

Bem os Americanos para por fim ou para que se nao crie uma situacao de idolatria a certas personas nao gratas, como Ernesto Guevara de la Serna, Pablo Emilio Escobar Gaviria, Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti, Muammar Muhammad Abu Minyar al-Gaddafi, Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden e tambem o grande Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro ( Que tinha proibido a passagem de armamento americano por territorio Portugues e que ia com destino ao Irao em que dois generais Portugueses eram intermediarios, um deles a linda peca Costa Gomes, pois estavamos a ser usados pela CIA caso se viesse a descobrir , o que acabou por acontecer, o tal caso Iran-contra de Ronald Reagan, planeado e executado por Oliver North, ficassemos nos com a culpa)aquilo que fazem e' limpare-lhes o sarampo.

Mas nos nao somos nem actuamos como Americanos. E tambem nao nos podemos contentar com o status-quo. E necessario e urgente, exigir, criar e administrar, para o sarampo que paira entre nos e tao grande mal e' potentes e novos remedios.
Que o facamos pelas nossas criancas. Se nao o fizermos que razao terao elas um dia para nos darem a papa na boca, nos assuarem o ranho ou nos limparem o rabo?
A corrupcao e' cancro e a falta de justica e' gangrena, pois ambas sao sinonimo da putrefacao que existe na nossa sociedade, uma por dentro as escondidas e a outra por fora, a vista de todos, sem escrupulos, sem vergonha pois sabe que e', infelizmente, por todos nos, tolerada.

O meu Grande Mestre , o Professor Pires ensinou-me assim:

Os passarinhos tao engracados
Fazem os ninhos com mil cuidados Sao p'ros filhinhos q'estao p'ra ter
Que os passarinhos os vao fazer.

E que tal fazermos um ninho?

Para ti enquanto virtualmente te abraco, um pedido , nao te cales

JPG disse...

A minha sogra costumava cantarolar esses versos dos passarinhos.

Faz todo o sentido!!!

Abraço!

Álvaro disse...

A - "Os políticos são uma cambada de corruptos e todos nos roubam, é uma vergonha"
B - "Então e o senhor se lá estivesse o que faria?
A - "Eu? Se lá estivesse fazia igual, OU PIOR"

Fartinho de ouvir esse discurso...