A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





10 março 2006

10 anos

Quando Cavaco Silva terminar o segundo mandato - em princípio volta a candidatar-se e ganha - que país teremos nós?

Julgo que um país muito semelhante ao que temos hoje. Carros em cima de passeios - carros mais evoluídos tecnologicamente, mas ainda e sempre em cima dos passeios; imundice dos cães por todo o lado - se calhar haverá inovação nas trelas ou nas coleiras, mas o hábito de partilhar os dejectos dos cães com os outros vai continuar; uma esquerda parada no tempo e uma direita envergonhada - apesar de provavelmente haver mais movimentos cívicos organizados de eficácia estéril; velhos tristes e infelizes, com as mesmas bocas desdentadas e o mesmo ar órfão de paternalismo estatal - embora vivendo mais anos porque a Medicina avança; e menos crianças - que continuarão a ser endeusadas e impedidas de crescer e de assumir responsabilidades por parte dos seus paizinhos.

1 comentário:

Amigo da Sopa disse...

O grande problema de Portugal e de grande parte dos Portugueses é de caracter comportamental, educacional e cultural! Enquanto se continuar a cuspir para o chão, a deitar as piriscas dos cigarros acesas pela janela do automóvel, os meninos deitarem os papeis dos rebuçados fora dos locais próprios e o povo continuar a "coçar onde é preciso", esteja quem estiver, não vamos a lado nenhum. Esta é a nossa triste realidade! E desde há trinta (e quase um) anos, fossem eles vermelhos, amarelos, laranjas ou cor-de-rosa, nada fizeram para mudar este tipo de comportamentos, preocupando-se apenas em gastar os subsídios da UE. No tempo da "outra senhora" era a teoria dos três "efes" - fado, futebol e fátima. Agora estamos mais na Europa mas tão broncos como sempre!