A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





31 maio 2006

AGORA VÃO SER OS PROFESSORES

a oferecer o cabrito aos pais:Confap congratula-se com participação de pais na avaliação de professores.

3 comentários:

JPG disse...

Aos formadores e aos médicos e quem sabe aos juízes. Imaginem: quem fosse considerado inocente, atribuiria boa nota ao Meritíssimo mas, quem apanhasse uns anos de prisa, dava classificação negativa e o juíz não passava de escalão.

Amigo da Sopa disse...

Penso que é excessivo!
No entanto pergunto:
1- Quem avalia os professores?
2- Não deverão estar eles sujeitos a avaliações?
3- Senão, como evoluem na carreira?
4- Por mérito e "desmérito"?
5- Teremos aberrações anos e anos a fio a (des)ensinar os n/ filhos? 6- E não pode ser despedido porque não é avaliado, logo não se sabe se é bom ou mau?

Quando tiverem respostas para estas perguntas,avisem!

Faço parte de uma Associação de Pais que, por acaso, não faz parte de nenhuma estrutura concelhia, distrital ou nacional de Associações. Mas não é por isso que não nos chegam ao conhecimento de factos na nossa Escola que nos fazem questionar sobre a competência de certos docentes. Um exemplo: Será diferente fazer um troco em escudos e em euros?! Havia uma Prof. em Esgueira,(por acaso "destacada" pelo Sr. Director Regional da Educação, entretanto devolvida à procedência), que manifestava algumas dificuldades nesta área! Para mim, e acho que para toda a gente, aqui e na China, uma subtracção é uma subtracção!

JPG disse...

1 - Quem ACTUALMENTE avalia os professores é uma comissão de avaliação, à qual temos que entregar prova da formação recebida 8mínimo 25h/ano), relatório crítico das actividades desenvolvidas nos anos em análise e que na sua maioria conhece bem o nosso trabalho, pois lecciona e/ou preseide à nossa escola.

2 - Sim. Sempre. De resto como qualquer ouro profissional (engenheiros, médicos, juízes, Agentes de segurança...)

3 - Evoluem TAMBÉM pela antiguidade, ou um vendedor de bilhetes num parque de estacionamento nunca evoluiría pois o seu serviço será invariavelmente o mesmo.

4 - O mérito é importante que seja distinguido mas por quem "percebe da poda" e sem imposição de quotas. O demérito caso não possa ser remediado, teria que ser punitivo para quem o detivesse.

5 - Provavelmente sim. Enquanto tivermos pais a DEFORMAR os filhos, sem mostrarem o mínimo respeito pela nobre profissão de ensinar, também não estou a ver um futuro muito brilhante.

6 - Não conhecendo mais que uma dúzia de Associações de Pais, julgo que além das inúmeras actividades que desenvolvem, poderia ser o que o nome indica: uma associação que CONTROLASSE OS PAIS. Ou seja, as (por vezes excessivas preocupações com os professores, poderiam ser canalisadas para os seus iguais. Organizar acções para os pais, mostra-lhes a importância da participação e acompanhamento dos filhos, Abanar consciências, etc...

Por último, algumas questões...
1- Quem avalia os PAIS?
2- Não deverão estar eles sujeitos a avaliações?
3- Senão, como evoluem na vida?
4- Por mérito e "desmérito"?
5- Teremos aberrações anos e anos a fio a (des)educar as n/ crianças?
6- E não pode ser destituído porque não é avaliado, logo não se sabe se é bom ou mau?