A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





21 março 2008

Numa escola portuguesa

Durante um minuto e quarenta e oito segundos, um vídeo da internet mostra uma aluna a lutar com uma professora pela posse de um telemóvel numa sala de aula, na escola Carolina Michaelis, no Porto.

Entre berros, empurrões, sonoras gargalhadas e comentários irónicos dos estudantes, uma professora é intimidada e enxovalhada por uma aluna. O caso desconhecido até ontem choca por violar a ideia do que se presume passar-se numa sala de aula. O motivo do confronto que descamba na disputa física é um telemóvel. A professora de Francês do 9.º C retira o telefone a uma jovem, o que a enfurece.

Cada vez mais vale a pena ser-se professor!

3 comentários:

Anónimo disse...

Está a ver sr. JPG. era também contra isto que me insurgia no outro blog. Pouca ordem, muita libertinagem. Os frutos de Abril estão a ficar podres...

JPG disse...

como pais, ao sermos menos firmes em casa, ao termos cada vez menos tempo para acompanhar os filhos, ajudamos a criar "monstrinhos" que centram o Mundo no seu umbigo, desvalorizando tudo e todos.

Por outro lado, ao desvalorizarmos a profissão docente, agravamos a situação em duas vertentes: desmoralizando os professores e contribuindo para o seu desrespeito por parte dos alunos.

Não é incomum ouvir: "aquela professorazeca veste mal que se farta, nem dinheiro tem para uns óculos modernos...", "aquele prof. tem medo é de perder o lugar, não se porte ele bem e vou fazer queixa à direcção e vai pr'ó desemprego", "olha o chasso do stor, aquilo já é um clássico" ou "coitadinha, pensaque manda! Se nem o meu pai manda em mim... era o que faltava."

Whitesoul disse...

Pior... se for preciso, os paizinhos ainda vão à escola trtar mal os professores e defender os filhinhos... é triste, mas é verdade...