A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





02 abril 2008

Racismo???

Como te chamas? - Pergunta a professora

- 'Chibanga' - responde o puto.

- 'Estamos em Portugal e não há cá Chibangas, isso era lá em Angola.
Daqui para a frente chamas-te Manuel' -diz a professora.

À tarde Chibanga volta a casa.
- 'Correu-te bem o dia Chibanga?' - pergunta a mãe.

- 'Já não me chamo Chibanga, mas sim Manuel, porque agora vivo em Portugal.'

- 'Ah, tu tens vergonha do teu nome, da tua raça e renegas os teus pais!'
A mãe fica danada e enfia-lhe uma galheta bem aviada.

Chega o pai a casa e faz a mesma pergunta.
- 'Correu-te bem o dia Chibanga?'

- 'Já não me chamo Chibanga, mas sim Manuel, porque agora vivo em Portugal.'

- 'Ah, tu tens vergonha do teu nome, da tua raça e renegas os teus pais!
'Chibanga oferece a outra face e leva mais uma galheta.

No dia seguinte quando chega à escola, a professora reparando nas marcas dos dedos na cara do miúdo, pergunta:
- 'O que é que te aconteceu Manelinho?'

- 'Bem professora, ainda não era português há duas horas e fui logo agredidopor dois pretos'

(Recebida por mail do amigo Figueirense)

Sem comentários: