A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





14 maio 2008

Ainda há quem se lembre???

Desde 1974 até meados dos anos 80, o termo desenhos animados desapareceu do dicionário de língua portuguesa, sendo substituído pelo termo "Animação".
O Sr. Vasco Granja, que apresentava o seu programa sempre com um certo ar esgazeado, mostrou-nos milhares e milhares de filmes de animação, normalmente de autores polacos, checos, russos e búlgaros, com nomes ininteligíveis invariavelmente acabados em vsky, vitch ou lev.
Estes filmes de animação ficaram popularmente conhecidos por “Konec’s”, pois era a única palavra que conseguiamos ler em todo o filme, para além de ser a mais aguardada pela audiência pois “Konec” quer dizer “Fim” em polaco.
Valia-nos a Pantera cor-de-rosa...

6 comentários:

Anónimo disse...

E quantos fomos que, esperando a palavra «Konec», viviamos na expectativa de que o senhor Vasco Granja nos brindasse com uns desenhos animados em condições, ou os que nós preferiamos, ou seja, o Bip-Bip, o Speddy-Gonzalez, o Mickey e o Pateta com toda a sua pandilha, o Piu-Piu etc.etc.etc.....
Mas era mentira!

JFM

JPG disse...

Com o arranque do programa do Vasco Granja, chamado de “Animação”, as crianças portuguesas descobriram que a “animação” era uma arte cinematográfica localizada geograficamente a leste do rio Elba, não existindo em mais nenhum local do resto do mundo. Diziam as más-línguas na altura, que se tinha descoberto que Bugs Bunny era membro da União Nacional, que Speedy Gonzalez e Daffy Duck eram informadores da PIDE e pasme-se Mr. Magoo era da família do Dr. Salazar. Mesmo na ingenuidade dos meus 8 anos, não acreditei em tal coisa, apesar de o desaparecimento dos desenhos animados norte americanos cheirar a “saneamento”, como era moda dizer-se na altura.

Amigo da Sopa disse...

... e o Pica-Pau? Lembram-se? E lembram-se de estar à espera do fim do Cartaz TV, apresentado pelo jorge Alves, aos sábados ao fim da tarde, para ver os desenhos animados!

JPG disse...

Por vezes apareciam uns desenhos a preto e branco, ainda por cima mudos!!!

Para a miudagem, nada mais apelativo. Gran(d)ja Comuna!

Anónimo disse...

Isso era antigamente. Quando tinhamos bonecos em horário decente. Agora temos os filhos a acordar de madrugada e a fazer-nos acordar (eu já não)para ir ver bonecos.
Agora, em horários nobres temos,a Julia Pinheiro ( já foi....), o Goucha, a Fatima Lopes (outra......) e os nossos amigos Sportinguistas Fernando Mendes (por sinal muito bem acompanhado)que o diga o JB ( não falha um)e o Jorge Gabriel para não falar nas novelas e nas noticias de desgraças humanas e ambientais com que somos bombardeados a toda a hora.

Anda vai la por um DVD para o PG ver.

JFM

JPG disse...

A história da abelha. Mas quase já a sei de cor...