A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





06 agosto 2008

Hiroshima, 6 de Agosto de 1945

A 6 de Agosto de 1945 às 8:15, uma bomba atómica carregada de Urânio explodiu 580 metros acima da cidade de Hiroshima com um grande Flash brilhante, criando uma gigantesca bola de fogo, onde a temperatura no centro da explosão chegou aos 4000ºC.

Mandou raios de calor e radiação para todas as direcções, vaporizando em milisegundos milhares de pessoas e animais, fundindo prédios e carros, reduzindo uma cidade de 400 anos a pó.

Todos os relógios encontrados nos arredores estavam parados e indicavam as 8:15.
Para que fique registado, foram os americanos que lançaram a bomba, sobre uma cidade (civis, portanto), sendo o primeiro engenho atómico lançado propositadamente sobre seres humanos.
Aliás, além dos americanos, ninguém mais utilizou bombas atómicas. Estranhamente, têm muita preocupação com os países que as possam construir...

Fotos: Museu de Hiroshima

O ano passado, no dia em que passavam 62 anos sobre a separação da «Little Boy» da barriga do Enola Gay o Japão lançou uma resolução na ONU a pedir a abolição das armas nucleares e 170 países votaram favoravelmente mas, três países opuseram-se, entre eles os Estados Unidos.

Sem comentários: