A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





06 fevereiro 2009

Guerra Colonial

Um site novo, com (quase) tudo o que por lá se passou.
Imagens, depoimentos e dados concretos, desse flagelo que atingiu uma geração.
Ver AQUI!

4 comentários:

Anónimo disse...

Guerra colonial, um dos meus eternos dilemas....
Por um lado sei que uma guerra de 13 anos satura um país, milhares portugueses mortos, outros tantos com trauma pós-guerra e toda a questão humana adjacente a uma guerra quem eu pessoalmente repudio...
Por outro lado regiões riquíssimas em minério, fortemente vocacionadas para a produção agricula, para alem de que na época em que eram dirigidas pelos Portugueses eram regiões desenvolvidas comparativamente com a actualidade.
Penso que aqueles povos viveriam melhor se fossem colonias Portuguesas do que vivem agora, onde não há um País 100% em paz, onde os principais poderes vivem na riqueza e o povo no miséria, onde o tráfico de diamantes e de armas é o negócio dos poderes políticos...

Corradi

JPG disse...

Portugal foi dos poucos países que conseguiu ter várias frentes de guerra em simultâneo (Moçambique, Angola, Guiné, Cabo Verde...), não que me sinta orgulhoso por isso, mas que foi um feito, lá isso foi.

Quanto à situação dos povos africanos, nós ocidentais transformámos terrenos em países, dividindo e juntando etnias, crenças, culturas da maneira que mais jeito nos desse.

Claro que as consequências estão à vista nos massacres Tutsis, Hutus, nas querelas dos Zulus, dos Balantas, dos Fulas, dos Pepel e de centenas de povos que não precisariam de fronteiras, ministérios, assembleias e principalmente governantes eleitos "democraticamente".

No fundo, a vida tribal tinha as suas regras e nós impusémos a democracia, com todos os inconvenientes que ela encerra.

Mas sobre este tema, muuuuito haveria a escrever.

Anónimo disse...

Li recentemente um livro sobre este tema: Os Retornados, do Julio Magalhães. Fiquei a saber mais algumas coisas. Aconselho a quem não tenha de momento um livro de cabeceira.

Anónimo disse...

QUEM NOS ROUBOU O LUCRO,DOS NOSSOS MORTOS,FOI MÁRIO SOARES,MAIS NINGUEM,E QUANDO FALO LUCRO, NÃO ME QUERO REFERIR,A MATERIAL, ANTES LUCRO DE HONRRA, MAS ISSO ESSE JÁ HÁ MUITO QUE ESQUECEU O QUE ISSO FOI.