A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





23 março 2009

Parábola do ensino

Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores seaproximassem.
Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo: «Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...»
Pedro interrompeu: Temos que aprender isso de cor?
André disse: Temos que copiá-lo para o caderno?
Tiago perguntou: Vamos ter teste sobre isso?
Filipe lamentou-se: Não trouxe o papiro-diário.
Bartolomeu quis saber: Temos de tirar apontamentos?
João levantou a mão: -Posso ir à casa de banho?
Judas exclamou: Para que é que serve isto tudo?
Tomé inquietou-se: Há fórmulas, vamos resolver problemas?
Tadeu reclamou: Mas porque é que não nos dás a sebenta e pronto!?
Mateus queixou-se: eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele,dizendo: «Onde está a tua planificação? Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didácticamediatizada? E a avaliação diagnóstica? E a avaliação institucional? Quais são as tuas expectativas de sucesso? Tendes para a abordagem da área em forma globalizada, de modo apermitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta abipolaridade da transmissão? Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dosconhecimentos prévios? Respondem estes aos interesses e necessidadesdo grupo de modo a assegurar a significatividade do processo deensino-aprendizagem? Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo? E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais? Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acçõestransversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos ecooperativos das áreas concomitantes?Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais querespondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?»
Caifás, o pior de todos, disse a Jesus: «Quero ver as avaliações do 1º, 2º e 3º períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros denomeação definitiva...»
E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...

1 comentário:

Anónimo disse...

E AOS 33 ANOS, DISSE FO---M-SE VÓS TODOS , QUE A MIM NÃO ME FO----S MAIS, MAL AGRADECIDOS.E FOI-SE E PELOS VISTOS CONTINUA AMUADO COM TODOS NÓS , PORQUE AO ESTADO QUE ISTO ESTÁ A CHEGAR ,SE ELE NÃO NOS PERDOA VAI SER UM CAUS.----------------PERDO-A SENHOR.