A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





27 maio 2009

O papão já não mete medo

"Esta noite milhões de crianças dormirão na rua, mas nenhuma delas é cubana"

Fidel Castro
Em Cuba as crianças não têm acesso a Play Stations (pelo menos com facilidade), nem se sentem inferiorizadas por não vestirem roupas de marca. Lá os supermercados não apresentam 60 marcas de cereais diferentes e a TV não mente a publicitar que os Danoninhos ajudam as crianças a crescer.
Mas têm talvez o mais avançado sistema de saúde de todo o planeta. E um sistema de ensino ímpar, em que os professores ensinam e os alunos aprendem, com rigor e disciplina, onde não há lugar para estatísticas aldrabadas, pseudo-universidades e Novas Oportunidades da treta.
Mas os Cubanos têm falta de liberdade.
Falta de liberdade... para assaltarem idosos e crianças.
Falta de liberdade... para agredirem professores dentro das escolas.
Falta de liberdade... para dispararem contra polícias.
Falta de liberdade... para desrespeitarem o seu semelhante.
Falta de liberdade... para políticos corruptos que enriquecem à sombra do erário público.
Cuba, onde tantas coisas faltam, principalmente as supérfluas, as inventadas pelo capital na sua necessidade de se reproduzir, mas onde abundam a solidariedade, a fraternidade e, principalmente, a humanidade.
Fica o vídeo do polémico Michael Moore

2 comentários:

corradi disse...

Fidel é uma pessoa muito rigorosa nos seus ideais.
Chegou ao cumulo de não ter dinheiro para as despesas da casa e principalmente para comprar medicamentos para o filho, gravemente doente e ter de pedir emprestado aos amigos, isto seria uma situação normal se ele não tivesse todo o dinheiro do Movimento revolucionário,(não gastou nem “1 peso” do movimento com a família nem para prazer próprio, não queria ser acusado de oportunista nem de corrupto)
Ele chegou a queimar as plantações de cana de açúcar de toda a Cuba, inclusive a da própria família para não venderem aos EUA.(queimou a da família para não pensarem que ele era oportunista)
Quem quiser conhecer um pouco deste homem, pode ler o livro “O verdadeiro Fidel” escrito por um embaixador britânico “Leycester Coltman”. Para alem de ser um livro muito interessante e cativante é de leitura fácil, a um excelente preço 9,90 € (fez-me mudar a minha opinião sobre Fidel)

Anónimo disse...

Será que "El Comandante" tem o CAP e está inscrito na bolsa de formadores? Poderia cá vir dar umas "horitas" de formação a uns políticos que eu conheço!!!!

Amigo da Sopa