A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





09 julho 2009

4 968 856 Emigrantes Portugueses

“O país só será completo com os seus emigrantes. Vivendo no Porto, Viseu, Paris ou Newark – somos todos Portugal. Como país, bem melhores que o nosso estado. E como povo, bem maior que o nosso chão.” Hoje no JN.
É verdade, cerca de 1/3 dos portugueses mora fora do país.

6 comentários:

Leuviah ( o Anjo) disse...

São bem-vindos mas que não venham para Portugal e especialmente aqueles que estão em França (alguns), vêm para cá falar um Francês Aportuguesado que só lhes fica mal.............e esquecem a da sua origem, se é para se armarem pois conseguem...........armarem-se em parvos.Viva Portugal e os Portugueses por todo o Mundo.
Leuviah " o Anjo "

Anónimo disse...

Leuviah ( o Anjo) disse... "São bem-vindos mas que não venham para Portugal..."

Aqui está uma boa ideia emigrantes sim mas emigrantes portugueses em Portugal não!!
Mas não são portugueses, tem direito a viver em Portugal não??

c

JPG disse...

Penso que há emigrantes que falam um francês "aportuguesado", por misturarem as línguas sem se aperceberem. Não o fazem propositadamente, muito menos para se armarem.

Outros há, os "avecs" que se julgam superiores, por conseguirem gritar aos seus filhos «arrete Michele, qui tu vais tomber!» O pior é quando o miúdo cai mesmo...

Também gosto de ouvir para um filhote na água «rien meu filho, rien».

Viva Portugal, com toda esta diversidade.

Anónimo disse...

Imigrantes de Agosto

Está a chegar o mês dos mete nojo.

-E digo isto com conhecimento em alto grau, porque os tenho que aturar algumas vezes.
Se eles trabalhassem em portugal como o fazem no Estrangeiro,
não precisavam de imigrar,
mas lá não se queixam,
e nem piam,
mas cá querem só o emprego,
não querem trabalho,
é por isso que este país está como está.
Lá,
se possivel fôr,
andam só com os canos das meias, e acharam-nas no caixote,
quando vêm,
andam aí parecem tolinhos com fatiotas que as patrões lhes deram,
armados em alguma coisa sem se aperceberem que nasceram em PORTUGAL
e devem ter orgulho nisso.
Avaria fazemos nós todos,
que contra ventos e marés,
vamo-nos aguentando à bronca e com coragem.Não achas amigo?

JPG disse...

Não será bem assim, ou melhor, já não será tanto assim.

Cada vez são menos esses exemplos e pessoalmente gosto de rever essa malta que anda lá por fora a ganhar a vida e tem orgulho nas suas raízes.

Mas como escrevi há pouco, há de tudo.

edelweiss disse...

Faço parte desse numero de pessoas que saiu de Portugal.E em boa hora o fiz. Não por dinheiro mas por sobrevivência!!!!!!

De vez em quando também sou uma das pessoas que visita o meu país em Agosto (que belo tempo para visitar Portugal, mais que não seja pelas suas belas praias) se bem que prefiro o mês de Dezembro para matar saudades do frio e passar o natal em casa.

se há gente que sai de Portugal, muitos não saem porque esse foi sempre o sonho, mas antes porque são obrigados. sair de Portugal era um dos meus objectivos profissionais! MAS vi-me OBRIGADA a sair. Tinha um salário miserável, condições de trabalho que não lembram a minguem e quase aos 30 anos e a trabalhar e a fazer descontos tinha de ser sustentada pla família.

Além de ter sido maltratada enquanto trabalhadora e contribuinte, senti que se ficasse ai acabava numa caixa de supermercado ( profissao digna como todas as outras mas que ficava abaixo das minhas ambições). E onde estou encontrei aquilo que nunca encontrei ai: reconhecimento profissional.

OS portugueses tratam muito mal os portugueses! Portugal trata mal os portugueses.e os vossos comentários isso mostram. Não me sinto mais nem menos do que os portugueses que estão em Portugal. apenas fiz algo que muitos não conseguem fazer ou nao podem fazer: as malas e partir em busca de uma vida melhor.

Mas confesso que quando ai vou sinto que ganhei um novo estatuto! È MENTIRA!!!!! Sou a mesma. apenas tive de sair do meu país para ser alguem na vida e conseguir sobreviver. Se eu tivesse as condições que tenho aqui em Portugal NAO TENHAM DUVIDAS: voltaria ao meus país.

se me perguntarem do que tenho mais saudades, nao tenho duvidas: MAR. Sou Portuguesa de corpo inteiro. Sou de Coimbra. e se-lo-ei toda a vida! Gosto do fado. emociono-me quando ouço fado de coimbra. sinto orgulho de ouvir gente que nem sabe o que é nem onde Portugal me dizer: "estou a aprender português mas não sei quando irei a Portugal, talvez nunca. é muito caro e é difícil obter autorização para lá ir"; "aquele monumento é de origem portuguesa"; "portugueses??? estivemos sob a mesma governação!!!" ou mesmo " foram os portugueses que descobriram o nosso país".

nao renego as minhas origens. Mas olhando de fora Portugal vai de mal a pior e nem as mentalidades estão a mudar ( como os vossos comentários mostram) .e às vezes tenho vergonha do meu país. Mas sou Portuguesa de corpo inteiro!!

Compreendo quando criticam os que vivem fora de ao chegar a Portugal usarem expressões estrangeiras. Mea culpa! Eu também o faço! Mas para quem está fora de Portugal por longos períodos (no meu caso sempre um ano ou mais) e todos os dias se fala outra língua, mais dia menos dia, a língua do país de destino entranha-se. Eu falo três línguas por dia, e quando chego ai os primeiros dias, os de re-adaptação, são sempre muito confusos: as línguas, os hábitos diários diferentes, as moedas completamente distintas... etc, etc...e ja tive brancas com empregados de mesa que me falam em português e eu bloqueio! Mas isso também faz parte de quem sai de Portugal e se adapta bem ao país de destino. Ganhamos duas pátrias!

E mais: quando chego a Portugal sinto-me estrangeira. Quando chego ao meu pais de residência também não sou da casa. Mas em ambos os sítios ao aterrar sinto que cheguei a casa... mas infelizmente já não tenho casa..

Mas isto só sabe e só o sente quem é obrigado a sair de Portugal... E eu fui!