A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





01 julho 2009

Esquerda x Direita

"Uma universitária andava no quarto ano da Faculdade.

Como é comum no meio Universitário, pensava que era de esquerda e estava a favor da distribuição da riqueza.

Tinha vergonha de que o seu pai fosse de direita e, portanto, contrário aos programas socialistas e seus projectos de lei, que davam benefícios aos que não o mereciam e impostos mais altos para os que tinham maiores rendimentos.

Uum dia, decidiu enfrentar o pai sobre o materialismo histórico e a dialéctica de Marx, procurando mostrar que ele estava errado, ao defender um sistema tão injusto como o da direita.

No meio da conversa, o pai perguntou:

Como vão as aulas?

Vão bem, respondeu ela. A média das minhas notas é 18, mas tenho muito trabalho para conseguir estas notas. Quase não tenho vida social, durmo pouco, mas vou em frente.

O pai prosseguiu:

E a tua amiga Sónia, como vai?

Ela respondeu, com muita segurança:

Muito mal. A média dela é 6, principalmente, porque passa os dias em shoppings e em festas. Pouco estuda e, muitas vezes, nem sequer vai às aulas. De certeza que vai chumbar o ano.

O pai, olhando nos olhos da filha, aconselhou:

Que tal se tu sugerisses aos professores ou ao coordenador do vosso curso, para que sejam transferidos 6 valores das suas notas para as da Sónia. Com isso, vocês duas teriam a mesma média. Não seria um bom resultado para ti, mas convenhamos, seria uma boa e democrática distribuição de notas, para permitir a futura aprovação de vocês as duas.

Ela, indignada, retrucou:

Por quê?! Se eu trabalhei muito para conseguir as notas que tive, enquanto a Sónia passeou pelo lado fácil da vida. Não acho justo que todo o trabalho que tive seja, simplesmente, dado a outra pessoa.

O pai, então, abraçou-a carinhosamente, dizendo:

BEM-VINDA À DIREITA!!!! "

12 comentários:

corradi disse...

JPG quem fez a piada tem jeito para o humor, agora para a politica!!
Esquerda é diferente de Comunismo.
O comunismo está para a esquerda como os nacionalista estão para a direita, encaixam-se nas ideologias de esquerda e de direita mas com ideias irrealizável.

JPG disse...

Bem visto!

Mas que é preciso agitar consciências e acabar com paradoxo que os ricos são de direita e os pobres de esquerda, lá isso é.

Numa vertente social, em Portugal como na maior parte dos países ocidentais, uns tipos de cabeça rapada, cara sem barba, ou com uma pêra e sóbrios, são neo-nazis, fachos e tudo o que é ruim.

Já uns tipos com o cabelo cheio de porcaria (rastas), uns pêlos mal semeados na face, uns copos e uns charros, normalmente acompanhados de uns cães e umas habilidades com bolas ou apagar fogo com a boca, são uns fixes de esquerda, que só querem paz e amor.

Acontece que os primeiros são conotados com a extrema direita e isso até é proibido, já os segundos podem-se manifestar livremente, inclusivamente pegando fogo a contentores, carros ou lojas, como vimos em França, na Grécia, em alguns bairros de Lisboa.

Pessoalmente? Não concordo com nenhuns deles, mas acho que os de direita são descriminados pela sociedade de uma forma que os de esquerda jamais foram.

Anónimo disse...

Defenição:
FASCISMO - Exploração do homem pelo homem.
CAPITALISMO - Exactamente o contrário.
KP

Cabral das Cabras disse...

Ou até deitar abaixo um campo de milho no Alenntejo ( ou Algarve ) há uns anos atrás....

JPG disse...

Mas era trangénico, logo isso era louvável, segundo muitos Tugas.

Virgílio Moura disse...

Bom dia Amigo Pedro com esta conversa da Esquerda / Direita, ontem vinha a caminho do meu emprego e estava numa conversa acalorada com o meu irmão( um dos Sete )sobre política, quando ao lado vinha um sr. se meteu na conversa e disse que o partido dele era o PPPDDD(Pão,Pinga,Presunto,Deixem-me Dormir Descansado ) e que tal fundarmos um Novo Partido com este Nome...........Eheheheheheeeeeee!!!
Abraço
Amigo Figueirense da Ribeira

JPG disse...

Inscrevo-me já como membro vitalício!

Essa está muito boa.

Abraço!

Anónimo disse...

Pois! vocês brincam com esta M....
Assim não vamos lá. Todos os cidadãos (é assim que se escreve?)têm responsabilidades na situação em que estamos. Mesmo aqueles com cabelo grande, com calças rotas desta ou daquela ideologia. Basta pedir responsabilidades, aos seus fieis, que quando prometem e não cumprem. Não é preciso mudar é preciso cumprir com aquilo que se promete. E se cumprirem estamos no caminho certo!...Como não se cumpre, está na altura de mudar.
Célio Correia
Militante do P.C.P.

corradi disse...

O grande problema é que ninguém compre o que prometeu nem mesmo a oposição, que fala fala e depois quando estão no poleiro também não cumprem.
Tenho um tio já na casa dos 60, reformado, uma pessoa da Ribeira mas que não vive na Ribeira, que considero um grande líder sindical e um grande lutador politico, com uma cultura e inteligência acima da média , uma vez disse-me, “não vivas em ilusões, políticos que não mentem, já mais chegarão ao puder” .
Cada vez lhe dou mais razão...
Célio gostava de lhe fazer uma pergunta, é uma pergunta que já fiz a vários comunistas, não leve isto como uma provocação mas sim como um debate de ideias..
Acha mesmo que as ideologias base do comunismo daria para governar num país com uma sociedade como a nossa?

Unknown disse...

Conheço o teu tio e trabalhei com ele no Movimento Sindical. Enorme postura. Nos bancários era e é a UGT qe domina este sector, mas ele fugiu à regra era dirigente da CGTP. Um camarada consciente. Divergimos algumas vezes em alguns aspectos (como é natural em democracia)mas é um homem culto com pesonalidade deu e continua a da muito à sciedade. Não é preciso ser-se só do PCP para se ter valor. Temos aqui o exemplo. Basta as pessoas nã se esquecerem dos sus cmpromissos sociais e não apenas pretender alcançar a sua realização pessoal. Quanto à questão que colocaste. É evidente qe esta sociedade tem necessidade de alterar, os valores vão mudando é necessário superar e tranformá-los. Os politicos deveriam ter esta responsabilidade se fossem honestos. Deveriam criar uma sociedade mais justa, sem corrupção sem exploração do homem pelo homem. E isto é possivel.
Vamos a isto!...

Anónimo disse...

Ó Corradi mas comprar o quê?

Onde é o Supermercado?.

Leuviah ( o Anjo) disse...

Política é um mal necessário.............é o sínónimo mais apropriado a estes políticos de meia tigela.
Leuviah " o Anjo "