Vamos por partes... - Um dos meus rapazolas recebeu o primeiro ordenado. - Pediu-me para ir com ele receber, pois tinha medo que o enganassem ou que algo corresse mal. - Decidiu abrir uma conta à ordem, para ter o dinheirito seguro e poder movimentá-lo. - Como trabalha no Forum e só sai às 15:00, lá fomos à Caixa Geral de Depósitos. - Após algum tempo na fila, dizem-nos que o balcão vai fechar e já não têm autorização para abrir contas. - Após alguma indignação, lá explicam que o balcão vai fechar definitivamente e não por serem 15:10. - Aconselham-me a Loja do Cidadão. - Lá chegámos. - Seguramente uma dezena de Romenos (?) entre gritos, risos, correrias, algum ranhito pendurado, um ou outro lenço (caixené) na cabeça, umas barbas mal amanhadas e uns cabelitos bastante oleosos, deambulavam na zona, pois em frente à CGD é o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. - Enfim chegou a nossa vez. - Tudo a correr bem até que lhe pedem comprovativo de residência. - Explico que se trata de um ex-utente da Instituição, temporariamente (espero) a residir num Centro Temporário de Acolhimento a Sem-abrigo. - Com muita perplexidade, chama um colega, pois não entendia porque não apresentava uma factura de luz, água ou Tv Cabo. - Lá explico ao colega, agora com mais um ou outro pormenor, embora tentando não comprometer ou estigmatizar o meu rapazola ali presente e entretanto com um nervoso visível no transpirar e tremer das mãos. - Após algumas pesquisas (imagino eu) no monitor à sua frente, afirma que necessita de digitalizar um documento que comprove a morada e a profissão. - Peço um e-mail ou nº de fax para que uma declaração possa chegar com a brevidade que as novas tecnologias permitem. - Mais um caos. O sistema não permite abrir e-mails (um dia ainda parto a cara a esse tal de sistema. Não é por nada, mas não sei para que serve uma porcaria destas que em vez de existir para facilitar, apenas mostra insensibilidade, falta de humanismo e de soluções!!!). - Já estava eu cheio de calma, quando me aparece esta personagem.
- A "cobra", minha Amiga e ex-docente (agora em funções muito superiores num balcão de serviços na Loja do Cidadão). - Lá me disponibiliza o e-mail dela, embora a tecnologia por aqueles lados, andasse aos "repelões"... - Bom, pelo menos a declaração de residência temporária já cá estava. - Quanto ao comprovativo de profissão, expliquei que iríamos depositar um cheque precisamente passado por uma empresa onde o rapaz estava a fazer trabalho temporário (substituição de férias). - Decididamente o entendimento (por causa do tal sistema, certamente), não estava a ser fácil e tive mesmo que elevar a voz e explicar num tom (à minha maneira) que era melhor abrir a conta com a documentação e informação que disponibilizámos, ou caso contrário, eu estaria ali até o balcão fechar a tentar explicar o meu ponto de vista e mais ninguém seria atendido. - Claro que quem estava com a senha na mão (e com isto tudo já eram alguns), não gostaram da demora e lá foram pressionando "despache lá os rapazes", "vamos lá com isso", "é uma tristeza", "é só papelada e mais papelada"... - A conta foi aberta! Fiquei a saber que não se pode ser vagabundo, preguiçoso, sem-abrigo, trabalhador precário, nómada se queremos ter uma conta na CGD. Fiquei a saber ainda que se alguém tem pouca experiência, alguma timidez ou dificuldades de comunicação e tenta fazer pela vida, para não depender eternamente dos outros, as portas custam muuuuito a abrir. Talvez seja devido a "sistemas" como este que há tantas pessoas nas ruas e tantos outros sem declararem às finanças o que quer que seja. Em situações extremas, estas situações, tudo menos humanizadas, podem levar algumas pessoas a não se importarem de vigarizar, afinal não estarão a fazer mal a ninguém, apenas a um tal de "sistema".
3 comentários:
JPG o sistema de filtragem do mail dos bancários deixa passar ficheiros PDF..muitas vezes o sistema é a primeira desculpa para a pouca vontade de fazerem certas coisas..
as buidas estão no frio??! hj temos outro dia de calor! :)
Boa malha. Mas se fosse só assim!...
Isto é mais uma prova da m**da do país que temos.
E agora em tom de desabafo (Verídico) afinal o que é o Sistema?
Burocracia, e F*der o povo a torto e a direito, mas atenção, não é todo o povo mas sim, aquele que trabalha e é roubado a torto e a direito por esta escumalha que governa este país!..
O caos está instalado neste país derivado a que são mais os ladrões protegidos e de grande calibre, do que aqueles que querendo ser sérios e honestos estão pagando por essa escumalha toda.
O Sistema é isto, para quem não souber, é mais claro do que a água cristalina.
Portugal é só de meia dúzia de corruptos e ladrões porque o resto, é paisagem.
Enviar um comentário