A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





08 agosto 2009

Toca Chico!!!

Ti "Chico Gato" (Eduardo Carvalho) - 23/06/1927 - 07/08/2009


Durante décadas animou Festas e Romarias e quis o destino que se finasse precisamente por alturas daquela em que mais gostava de tocar.
Fazendo parte do nosso imaginário colectivo, fica uma singela homenagem.
Aguardo que alguém me disponibilize o seu CD, para que possamos ouvir uma vez mais o som da sua gaita de foles.

Ler AQUI sobre a sua dimensão musical.

Ler AQUI sobre uma homenagem recente.

Ler AQUI sobre um registo do seu trabalho na CM de Lisboa.

Fica ainda um registo de uma arruada da Queima das Fitas de 17-22 de Maio de 1957, em pleno Bairro Latino.

5 comentários:

corradi disse...

Informação extra, a esposa, ti Carolina (???) chamava-o de “gato preto” principalmente quando ele chegava a casa com um copito a mais...

Quim Padeiro disse...

Parabens pelo post.
Tambem eu quero deixar aqui a minha singela homenagem ao "Ti Chico Gato"! Para os filhos um bem merecido orgulho de ter um pai assim.

Quanto ao CD eu disponibilizo-to.

Mana disse...

Poderíamos juntar a esta panóplia de artistas o meu saudoso tio "Lapão", também gaiteiro de Ribeira de Frades mas que foi "parar" ao Luso. Mas as coisas não acontecem por acaso... dois artistas partiram com apenas horas de diferença: "Ti Chico Gato" e Raúl Solnado! Ambos viveram felizes e fizeram felizes muitos dos que os ouviam. O meu bem haja aos dois.

Valdemar Piedade disse...

Também fica aqui a minha simples homenagem a este grande Gaiteiro. O ti "Chico Gato" foi o primeiro tocador de gaita que conheci. Toquei com ele desde miudo quando ele ia tocar a Vila Pouca. O ti Raul punha-me a Caixa nas mãos logo de manhã e era todo o dia a tocar. O mesmo aconteceu com o ti Lapão. Esse trazia material a dobrar, duas caixas e dois bombos. Agora aos 48 anos iniciei a aprendizagem da Gaita de Foles.
Quanto ao CD, foi gravado em má altura, o ti Chico já não tocava à cerca de 2 anos, por lhe ter falecido a mulher e penso que as condições de saúde não eram as melhores, deveria ter acontecido 10 anos antes. Quem conhecia o ti Chico a tocar sabe bem o que quero dizer, mas valeu pela homenagem ainda em vida. Os parabéns aos intervenientes, Junta de Freguesia, CMC e outros.
Abraço atodos,
Valdemar Piedade

Anónimo disse...

Caros,

Para nossa grande felicidade, o ti Chico foi gravado há 40 anos, pelo Giacometti!!!

Deliciem-se:

http://www.youtube.com/watch?v=mQ7gRfqWqwQ&feature=related

Saudações gaiteiras

Henrique Oliveira

henrioliveira@yahoo.com