A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





30 dezembro 2009

Esta malta está de parabéns!

Além da trabalheira, conseguiram lucros invejáveis.
Fica a prova disso mesmo.

21 comentários:

Anónimo disse...

Apresentaram bons lucros, mas a distribuição deixa muito a desejar.

Anónimo disse...

Esta festa nã existiria sem a parte religioso.

A Igreja é sempre o parente pobre da comissões.

Anónimo disse...

Facto: os homens e mulheres desta comissão estão de parabéns. Só há custa de muito trabalho é que terão conseguido obter os lucros apresentados.
Dúvida: esta divisão de lucros é no mínimo estranha.
Será que a junta de freguesia já é considerada como colectividade da terra?
Ou será que a junta investiu na festa e agora está a reaver esse investimento. Se assim for, estes 5500€ deixam de ser lucro e passam a ser despesa liquidada.
Será que as outras colectividades não merecem também apoio? TARF? CCP? etc...
Observação: Se todas as comissões de festas de todas as aldeias, vilas e ou cidades fizessem o que esta fez, o buraco no orçamento de estado seria consideravelmente menor.
Conclusão: Afinal é fácil governar em Ribeira de Frades.

Anónimo disse...

Concordo que "esta malta está de parabéns" mas acho que a malta da Ribeira que contribuiu para este fabuloso lucro também! Afinal os nossos antigos diziam "quem cabritos vende e cabras não tem de algures lhes vem". De parabéns está também de parabéns a felizarda Junta de Freguesia que arrecadou a maior percentagem do bolo!! No entanto, e dado que a festa é da terra, ou seja, do povo que tal um referendo para definir para onde deveriam ir os lucros? Afinal há democracia ou comem todos...

Anónimo disse...

Não queriam mais nada?

Então uns trabalhavam e os outros decidiam para onde entregar os lucros.

Anónimo disse...

Sinceramente acham que não haviam colectividades da fregusia que necessitassem mais de ajuda, do que a Junta de Freguesia?

Cheia-me a mais investimento na zona de Stª Eufêmea...

Até porque o presidente da Festa também é de lá.

Mas eles lá saberão

Anónimo disse...

Claro que apesar de a distribuição de resultados já estar afixada hà cerca de 15 dias nos locais de costume, só agora depois do enclavado apresentar a "dita" distribuição surgiram os "craques do costume" a tenter destruir porque quando são convidados para trabalhar "é o vais"!!!!
Falo como elemento da Comissão de Festas e tenho que dizer que, sabendo não agradar a todas "as gentes" dE Ribeira de Frades, transmito aqui que dá gosto fazer a festa de N.ª Sr.ª da Nazaré, quando toda a gente da Comissão trabalha e quando os apoios prestados pela autarquia local são importantíssimos ( palcos, bufetes, logística relacionada com o transito, etc, etc....) aliás só quem é muito burro é que não vê as condições que foram criadas já hà alguns anos a esta parte pela autarquia, mas enfim depois de tanto trabalho teríamos que levar ainda alguns coices.....
PELA COMISSÃO DE FESTAS.

JPG disse...

Pessoalmente reconheci nesta Comissão capacidade de trabalho, união e talento.

Só esta conjugação conseguiria resultados financeiros tão bons, em tempos de crise económica.

Não estando por dentro da orgânica, julgo que talvez seja pouco prudente criticar gratuitamente a distribuição dos lucros, ainda que aparentemente, e repito, sem estar por dentro da orgânica, julgo que atribuir 50% detes à Junta de Freguesia, me parece exagerado.

Afinal não se trata de pagar o aluguer de um espaço físico, pois a Freguesia inteira e por consequência a Junta apenas têm a ganhar com o sucesso das colectividades e de eventos religiosos, desportivos ou culturais que se possam realizar com sucesso na nossa terra.

Termino com um reforço dos parabéns que coloquei no título do post, naturalmente extensíveis a quem contribuíu para este sucesso.

Anónimo disse...

Sob a capa do anonimato diz-se muita coisa e sempre com a mesquinhez e maledicência do costume. Se tanta celeuma causa em vez de se comentar anonimamente porque não perguntar aos membros os motivos que subjazem à distribuição? É mais fácil fazê-lo por esta via quando a coragem falta? A minha última questão é de onde surgiram todos estes "treinadores de bancada" que apenas o que fazem é uma tentativa reles de descredibilizar o trabalho e as decisões da comissão? Estranho...apenas se fala desta forma inútil quando a estupidez é directamente proporcional à incapacidade.

Tó Ventura disse...

"DOS FRACOS NÃO REZA A HISTÓRIA"

É com muita pena minha que vejo a cobardia de certos Homens/Mulheres da minha terra que não têm a coragem para de se identificarem e puderem criticar livremente. O tempo da PIDE já lá vai. Eu e a comissão a que presidi nunca nos fechamos à critica, pois é livre a mesma.
Digo apenas se tiverem os ditos cujos no sitio que se identifiquem e mostrem a cara, pois se eu fizer uma analise profunda verifico que quem escreveu o que eu li, nunca fizeram nada em prol da Ribeira.
Relativamente à apresentação de tais lucros deve-se unicamente a um grupo de Homens com letra grande que sempre souberam estar e mostrar quem realmente são, jamais e em tempo algum se identificam com os cobardes, fracos e inuteis que aqui escrevem.
Sobre a divisão dos lucros digo, nós comissão decidimos para onde iriam os mesmos.
Porque é que interrogam o valor atribuído à "Igreja"?
Quando é que houve uma comissão que entrega-se de mão beijada 2000€ que em moeda antiga são 400 contos à dita "Igreja"?
Por isso digo tenham coragem moral e identifiquem-se pois só assim saberei quem voçês são? Pois puderão serem alguns daqueles que já fizeram a festa e que tiveram prejuizo, ou então podem ser alguns daqueles que se dizem ser da "Igreja" e que nada deram ou contribuiram para ajudar à realização da mesma. Sobre o valor entregue a Junta de Freguesia só poderia ser mesmo assim, pois os elementos que fazem parte da mesma, foram incassaveis na ajuda a esta comissão, e se me lembro foi esta mesma Junta que já por vezes sem conta tem pago as dividas que certas comissões apresentam, e que fez com a festa nunca acabasse. Por isso eu digo será que os comentários serão de alguns elementos que pertenceram a essas comissões que já deram prejuizo? Só pode ser.
Peço aqui se houver algum elemento da comissão a comentar que se identifique, pois nós não temos vergonha de dar a cara.
Somos uma equipa de grandes homens.
Um bom ano e que os inuteis e cobardes se identifiquem,
Tó Ventura

Álvaro Aniceto disse...

Apesar de viver longe, também tenho contribuido para ajudar as comissões de Festas da Nossa Senhora da Nazaré, uma vez que ainda este ano mais uma vez comprei o cartão e só fui um dia à festa. Mas apesar de viver longe sou Ribeirense até ao tutano e é com alguma estupefacção que vejo que mais uma vez aqueles que nunca fizeram nada pela terra continuam a criticar escondidos no anonimato.
Será que estes trogloditas não vêem o esforço da Junta para dotar de melhores condições o Largo do Rossio assim como a sua envolvente?
Eu nunca fiz a festa de Agosto, mas também nunca critiquei nenhuma comissão de festas, porque sei o trabalhão que dá fazê-la.
Queria por último deixar aqui uma mensagem de "Bem-Hajam" a todos os que contribuiram para esta festa com o seu esforço durante um ano inteiro para que a mesma fosse possível e corresse da maneira que todos vimos.
Quem não gosta, apresente-se para fazer melhor ou então pensem duas vezes antes de fazerem comentários sem o mínimo de nexo.
A distribuição das receitas acho que deve continuar a ser feita por quem deu o "coiro ao manifesto" da maneiro que melhor servir os interesses da Freguesia.
RIBEIRA SEMPRE!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Não quero dizer mal, longe de mim, mas porquê esta fatia à junta?
Será que não pode ser explicado para se calar este caso?
pf.

Tó Ventura disse...

" DOS FRACOS NÃO REZA A HISTORIA "
É com muita pena minha que verifico que nesta terra existem pessoas tão fracas, cobardes e tão inuteis. Enfim é a pura nata como alguém dizia em tempos os Sr. doutores e outros burros também.
Apraz-me dizer que esta comissão sempre trabalhou e pautou pela lealdade, frontalidade e aceitação da critica. Perante tais comentários verifico cada vez mais que os cobardes continuam a existir e que não tem a coragem moral para fazer igual ou melhor, pois eu digo, MOSTREM-SE.
Alguns anos atrás dava de barato o anonimato pois tinhamos a PIDE, e tinhamos medo de ser presos, mas agora não.
Realativamente à distribuição dos lucros só tenho a dizer, foi decidido por esta comissão de homens com barba rija e sem medo dos cobardes e sem medo de qualquer opinião daqueles que nunca nada fizeram em prol da terra, ou então, fizeram mas que inevitalmente deram prejuizo para não dizer outra coisa.
Digo e reforço quando já em tempos e não muito distantes as comissões apresentaram prejuizo com quem é que se viram? Logico Junta de Freguesia. Afinal essa junta é mesmo uma mais valia, pois é esse grupo de homens que nunca abandonou a terra e que sempre impulsionou tudo e todos para não deixar cair esta festa secular.
Sobre o valor entregue à "Igreja" pergunto eu?
Quantas comissões deram 2000€ ou para aqueles menos entendidos 400 contos em moeda antiga à "Igreja"?
Nunca. Ainda acrescento mais, salvo algumas excepções da "Igreja" muitos não deram nada e nada apoiaram esta comissão exemplo vivo uma iniciativa que se levou a efeito com o "Irmão" padre João Paulo que poucos ou mesmo muito poucos "Irmãos" apareceram para contribuirem e minimizarem o prejuizo desta comissão nesta iniciativa.
Vou ficar por aqui pois muito haveria a dizer mas este espaço não é só meu.
Peço é que os cobardolas se identifiquem.
Peço aos elementos da minha comissão que se por acaso comentarem algo neste blog, que se identifiquem para não haver algum cobarde a falar por nós.
Um bom ano para todos e que 2010 traga cada vez menos gente fraca, inutil e cobarde.
Tó Ventura

Anónimo disse...

Deparei com toda esta polémica,por mero acaso agora ao chegar ao trabalho, e como alguns de vós sabem tenho tempo para agora, uma vez puxada a conversa, para dizer o seguinte!
È triste esta pouca vergonha que se vem tornando hábito cá na terra, de cada cidadão dar a esmola ou talvez até comprar o bilhete de entrada,sabe Deus com que custo,para se fazer a festa do 15 de Agosto e depois os lucros voam para entidades que eles, e falo por mim nunca dariam nada, nadinha.
Pede-se para uma festa é para a festa, se no último dia já se sabe se a festa está ou não paga, porque não ficar um ou dois meses o dinheiro em caixa e depois organizar um fim de semana de fórró?
Estão agora a dizer, e nós andamos mais tempo a trabalhar para todos mais ainda?
Pois eu digo, quem tem esta prosápia deste lucro caír nas mãos de quem tem todo o dieito a dar e não a receber, com toda a certeza que podia aguentar mais um fim de semana de festa? ou estou a ser egoista?Eu não quero ferir ninguem, mas já pensaram?
Porquê a pressa?Mil coisas para deixar nome? porque lhes ajudam.Mas boa sorte à comissão do ano que vem a quem podiam ter depositado ao menos caso fosse preciso, alguns trocos caso o tempo não ajude.
nota.Não faço parte da comissão de 2010, para não haver engano.

Anónimo disse...

"Sob a capa do anonimato diz-se muita coisa e sempre com a mesquinhez e maledicência do costume. Se tanta celeuma causa em vez de se comentar anonimamente porque não perguntar aos membros os motivos que subjazem à distribuição? É mais fácil fazê-lo por esta via quando a coragem falta? A minha última questão é de onde surgiram todos estes "treinadores de bancada" que apenas o que fazem é uma tentativa reles de descredibilizar o trabalho e as decisões da comissão? Estranho...apenas se fala desta forma inútil quando a estupidez é directamente proporcional à incapacidade."

Escrevi o comentário do dia 30/12 às 17h31 e para ser coerente com o conteúdo do mesmo, assino-o. É com desagrado que vejo que o anonimato é a nova manifestação da "coscuvilhice" de beira de porta. Os membros desta comissão (e respectivas mulheres) deram demasiado deles e por isto leia-se esforço, dedicação e trabalho para que a festa fosse o sucesso que foi...mas como diz o velho ditado "Vozes de burro não chegam ao céu" e a avaliar pelos comentários mesquinhos do género que lemos aqui, o que não faltam são mesmo belos exemplares de burros...e ainda dizem que eles estão em extinção.
Feliz 2010 a todos
Mário J. Veloso

JPG disse...

Rapaziada e talvez raparigada: julgo ser pacífico que o trabalho da Comissão 2009 foi de grande valor (aliás, eu próprio já o referi aqui e pessoalmente a alguns elementos).

Quanto à distribuição de lucros (porque os houve e foram substanciais), há opiniões divergentes, o que não tem de ser negativo.

Lembro-me que numa Comissão de Festas da qual fiz parte, talvez fosse o ponto mais discutido e menos consensual, este da distribuição dos lucros (apesar de serem bem menos e a Festa mais pequena).

Relativamente ao anonimato dos comentários, ainda não rejeitei nenhum e apesar de um ou outro roçar a acusação gratuita, não me pareceu que ofendessem alguém em concreto.

As opiniões são livres, mas as pessoas parece que não, caso contrário optavam por se identificar, como eu, o Tó Ventura e o meu primo (um abraço aos dois).

Álvaro Aniceto disse...

O Álvaro Aniceto também se identificou.

JPG disse...

Tens razão Alvarinho.

Abraço.

Anónimo disse...

Boa tarde! Parece que os Anónimos, continuam escondidos!!!!!Penso que a distribuição das verbas, só à Comissão de Festas diz respeito, bem hajam fizeram um bom trabalho pois eu sou daqueles que nunca a fizeram e nem faço mas apraz-me fazer um reparo e desculpem-me as pessoas que a fizeram se estiver enganado e o TARF(Teatro Amador de Ribeira de Frades)??????????(não sei se ainda existe, pois estive lá durante 15 anos, e os apoios são poucos ou nenhuns.
Abraço,
Virgílio Moura

Maria disse...

É simplesmente uma vergonha algumas pessoas que vivem nesta humilde terra! ANONIMO?!??! mas k é isto, quem critica dá a cara, nem dar o nome têm coragem de dar, vergonhosos... Em vez de agradecerem o trabalho de pessoas que durante um ano se entregaram a esta festa da terra nao, decididem dar coices... Quem ta tao agoniado com as divisoes dos lucros que se junte e tente fazer uma festa igual ou melhor que a de 2009! E que no final dividem os lucros pelos mordomos, assim deveria ser mais bonito nao é?!! A comissao teve consciencia do que fez e foram eles que trabalharam eles dividem o dinheiro como querem. E NINGUEM tem nada que falar, porque a festa foi do melhor e só fala quem conseguir dar aos ribeirenses uma festa como a que tivemos o ano passado. A comissao de festas de 2009 esta de parabens! Força pessoal, deixem falar estas pessoas que na vida nao merecem nada! e pessoal cuidado temos cobardes na nossa terra!!! e sao muitos...

Maria disse...

Para o anonimo do dia 30 de Dezemboo que enviou este comentario: "Deparei com toda esta polémica,por mero acaso agora ao chegar ao trabalho, e como alguns de vós sabem tenho tempo para agora, uma vez puxa o anoda a conversa, para dizer o seguinte!.........."


para esta pessoa so queria dizer que quem fez a festa do ano 2009 provavelmente começou do ZERO, e se eles conseguiram, todos conseguem... com trabalho, esforço e organizaçao as coisas vao-se conseguindo... é lamentavel este tipo de cobardes... pois com os lucros faziam o tal fim de semana de forro nao é?!?! nao se pode esquecer as instituiçoes que á na terra... mesmo que muita gente nao goste a distribuiçao ta bem feita....o que estas pessoas da ribeira mereciam era que a festa acabasse, pois as pessoas da terra nao sabem agradecer nada! os que criticam nao devem ter nunca feito a festa e entao nao sabe o que esta a dizer... Têm de meter na cabeça que quem faz a festa é que decide o que faz com os lucros, porque quando á prejuizo nao se houve ninguem a falar! Agrdeçam é as pessoas que fazem a festa todos os anos e nao andem sempre a criticar quem trabalha para chegar ao mes de agosto e continuar com a tradiçao. e ja agora dêem o vosso nome... ja devem ser uns hoemnzinhos ou mulherzinhas, na têm de escoder a vossa azia;)