A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





28 abril 2010

O PS matou os professores

Acabar com o chumbo por faltas é mais um capítulo do facilitismo que destrói o futuro dos mais pobres. "Não tens de aprender. E nem sequer tens de ir às aulas", eis a herança do PS no ensino.

Os professores já estavam proibidos de chumbar alunos mesmo quando estes ignoram as matérias básicas. Agora, ficámos a saber que os professores deixam de ter a possibilidade de chumbar um aluno por faltas. É uma alegria, a escola pública. "Não tens de aprender, e nem sequer tens de ir às aulas", eis a herança que o facilitismo do PS deixa no ensino.

O socratismo destruiu a figura do professor. Fica a impressão de que o professor passou a ser um mero babysitter dos monstrinhos que os pais deixam na escola.
O professor não tem a autoridade pedagógica para instruir, e também não tem autoridade moral para educar.
O professor não pode instruir os alunos, porque o facilitismo impede rigor e exigência.
Todos têm de passar, porque o Ministério quer boas estatísticas.
Fica um desabafo de uma professora: "A partir do momento que uma suspensão de um aluno não conta como falta para acumular e para reprovar de ano, que efeito é que uma sanção destas pode ter?".

3 comentários:

Anónimo disse...

Vai chamar monstrinhos ao raio que te parta...

Anónimo disse...

Para quem não está por dentro do actual sistema de ensino, nem priva com jovens e adolescentes,poderá pensar que este "post" não passa de mais uma crítica ao modelo de ensino imposto pelo nosso Primeiro Ministro. Infelizmente, posso garantir que espelha a realidade das nossas escolas.
O mais grave, é que daqui a algum tempo ( não muito), teremos uma sociedade " do desenrrasque", que vive do que o estado lhe dá( se entretanto não entrar na bancarrota), sem dar valor ao trabalho ( porque não sabe o que isso é).
Os professores estão na realidade a tomar conta de verdadeiros monstrinhos que não têm educação e que saltam de curso em curso para terminarem a escolaridade obrigatória.
Sempre ouvi dizer que a escola é o espelho da sociedade, se assim é estou a "ver" um futuro muito sombrio para todos.
Será que ninguém acorda para esta realidade?
"Mais tarde será tarde demais.."

Anónimo disse...

JPG, ao "anónimo" (que por acaso talvez não seja assim tanto), no caso pessoal não deves chamar monstrinho, antes mostrengo!