A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





19 agosto 2010

Novas oportunidades - CNO - RVCC

Para que conste:
1 - Não tenho nada contra quem aproveita o que o sistema nos proporciona (seja o sistema de saúde, de ensino, de justiça ou outro), desde que não ultrapasse os seus princípios morais.
2 - Conheço por dentro o sistema dos Centros Novas Oportunidades (CNO), pois fui formador e certificador em Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), em duas entidades privadas.
3 - Entendo que apenas uma pequena minoria fará justiça ao processo, sendo que a esmagadora maioria apenas viu ali uma forma de "tirar o 9º ano ou o 12º" sem ter que fazer testes ou exames.
4 - De uma maneira geral as novas oportunidades são uma treta onde a troco de umas "histórias de vida" com um pouco mais de pesquisa na internet, as pessoas (muitas delas não quiseram ou não tiveram capacidades para tal) conseguem adquirir níveis de escolaridade que de outra forma não atingiriam.
5 - Muito raros são os casos em que por falta de meios económicos, ou de disponibilidade, o ensino recorrente nocturno (já ele através de unidades capitalizáveis), onde cada um anda ao seu ritmo (já leccionei este nível em Figueiró dos Vinhos e foi uma experiência interessante) não fosse a solução para adquirir conhecimentos e certificação escolar.
6 - O processo RVCC é facilitista!!! Mas, o processo RVCC existe!
7 - Tenho diversos amigos que são ou foram formandos e formadores em processos RVCC, o que não belisca a consideração, profissionalismo e muito menos a amizade e admiração que nutro por cada um deles, inclusivamente, incentivo quem me fala sobre o tema.

5 comentários:

Elisabete disse...

Concordo com todos os pontos!

JPG disse...

Apenas não acrescentei outro ponto, mas faço-o agora: foi com muita insistência que aceitei o 2º grupo de formandos (candidatos ao 12º ano), mas recusei terminantemente todo e qualquer novo envolvimento em tal processo.

Mais ainda, ouvi muitas vezes que a exigência era muito maior do que em outros Centros Novas Oportunidades, tendo inclusivamente assistido a algumas lágrimas (o que também contribuiu para eu nunca mais aceitar tal "coisa").

Anónimo disse...

DOEU?

POIS DOEU,NÃO POOSTASTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

E FALAS TÚ DO SÓCRASTE,

DITADOR?

ENTÃO ASSIM NÃO ESTÁS A FAZER VER COMO ELE FAZ?

LÊEM UMA COISA QUANDO O ASSUNTO É OUTRO,

-ARRREMMANNSSADOOOOO.

JPG disse...

Sinto-me com o dever cumprido quando levo idiotas ao desespero para que se revelem.

Pim!