A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





27 setembro 2010

Contas Festa Santa Ana 2010

"Pobrezinha mas honesta!", ou melhor "Simples, mas tradicional!" Foi assim a Festa da Santa Ana 2010.
Parece que afinal é possível apresentar as contas antes de passar um ano sobre o final da festa (neste caso, bastou uma semana)...

5 comentários:

Anónimo disse...

É assim, que apesar de se ouvirem estridentes más línguas para os lados do Santiago, quando se soube que éra a Fernanda a fazer a Festa, soubes-te ocupar um lugar que ficou estes dois anos, mais sujo que pau de galinheiro, e dares-lhes uma palmada de luva branca e das de pelica. Parabens, e vejam agora se sobram emendas, para não porem outra vez um batalhão de comedores e comedoras, a fazer uma festa que só assim se traduz por bonita na nossa freguesia, pois festa da terra temos a Nazaré, essa toda a vida tinha sido assim, uma romaria.Mas xuxas, de trazer por casa, entenderam que a Santa Ana éra Avó deles como o foi de Jesus Cristo.

P:S:só falta agora acabarem com o prémio da melhor merenda,não acham?
não acham que devia acabar?
É feio anuir a quem exibindo dotes de alarves, leva toda a qualidade de antigos mas apetitosos petiscos só para ganhar, isso éra bom que acabasse, assim pedimos, faz mais um ano a festa, e faz-te valer porisso, porque se volta a caír no maralhal, não haverá volta a dar.

JPG disse...

A Ribeira é pequena demais para que as pessoas do Santiago não possam fazer a festa da Santa Ana (além de a responsável já ter mais anos de "Pêra Bujarda" do que "Casal da Rã").

As pessoas de língua afiada devem tentar unir em vez de separar.

Parabéns à minha mana que apesar dos contratempos causados por comissões anteriores, soube gerir a situação e levou o "barco a bom porto".

Fernanda Gaspar disse...

Sinto que chegou a altura de comentar e serei simples e breve. Deixo aqui o meu apreço e agradecimento a todos quantos voluntariamente (sim, porque ninguém foi especialmente convidado) colaboraram, com dinheiro ou com trabalho, contribuindo para a realização da festa que faz parte da nossa tradição religiosa e da nossa identidade cultural e herança patrimonial. Foram estes os propósitos que me levaram a "fazer" a festa. Não posso deixar de reforçar a tão cantada frase "muito mais é o que nos une que aquilo que nos separa" para que ecoe por toda a Ribeira e possamos partir para uma nova geração de pessoas construtoras de um mundo onde todos queremos ver crescer os nossos filhos e netos, passando-lhes todos os valores que também nos foram passados. A todos os que me apoiaram "no durante" e aos que me continuam a apoiar com os seus comentários, o meu sincero obrigada!
Fernanda Gaspar

Anónimo disse...

Parabéns Fernanda. Estou admirado com o Santiado. Desde muito jovem que sempre mostras-te que eras capaz de fazer muito pela ribeira que parece não te dar o valor que mereces. Afinal é o que fazem os ribeirenses a todos os que merecem e fazem alguma coisa pela freguesia sem querer receber nada em troca. Continua como tu és. Para mim que já trabalhei contigo quando tinhas talvez 17, 18 anos, é um orgulho conhecer-te e dizer que és da minha terra. Pena que a gente se veja tão poucas vezes mas afinal quando é preciso tu apareces e como deve de ser. Gostava que a minha neta fosse como tu. Parabéns à ti Isilda pela filha que tem. bons tempos que passámos.

Anónimo disse...

Não sou de Ribeira de Frades, apenas cá resido, mas sou uma das almas que passam neste blog com alguma assiduidade. Parece-me, perdoem-me se estou errado, que esta Senhora merece toda a consideração dos Ribeirenses e dos habitantes de Ribeira de Frades. Sou pouco "bairrista" mas valorizo quem, por mera carolice, continua a levar estas festas populares para a frente! Parabéns, minha Senhora!
João Sousa