A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





14 outubro 2010

Tudo está bem, quando acaba bem!

Refiro-me ao resgate dos mineiros chilenos e ao martírio que sofreram.

Acreditei que a tecnologia conseguiria tirá-los de lá, mas temi que nestas semanas, ocorresse mais um sismo e que novas derrocadas deitassem tudo a perder.

Em 1992 ou 1993 estive no fundo das minas de Neves Corvo (zona de Aljustrel), na altura chamavam-se Pirites Alentejanas e eram as maiores minas de cobre da Europa.

Era demasiado rapazote para me aperceber do risco de entrar na "jaula" (chamavam assim ao elevador enorme, com uma grade a servir de porta - daí o nome) e descer aos 700 metros, a uma velocidade que fazia enjoar. Recordo o calor e a humidade, além do risco constante de ser atropelado ou cair em alguma galeria.
Lá em baixo há zonas bem iluminadas e outras que nem por isso, mas as máquinas circulam a uma velocidade (pelo menos dá essa sensação, talvez devido ao som), que todo o cuidado é pouco.
Foi uma experiência interessante, embora não tivesse registado tantos pormenores como gostaria. No entanto, teve a virtude de eu pensar que ir mais fundo em Portugal, não será fácil...

Sem comentários: