A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





11 novembro 2010

Orgulho

Tanto como uma amiga, uma mãe, uma filha ou uma esposa, hoje faz anos uma grande profissional.

Descobriu a sua vocação há duas décadas e duas licenciaturas depois, um escritório, uma repartição e um jornal, lá percebeu que gosta mesmo é de ensinar meninos pequenos.

Recusou sempre as ofertas para outras tarefas docentes (educação especial, coordenação, plano nacional de leitura, etc...), pois ensinar é que é bom.

Quem lhe tira uma sala de aulas com uma turma à frente, tira-lhe muito do prazer da vida.

Já lhe conheci turmas com os 4 anos de escolaridade, meninos que não conseguem ter a língua dentro da boca (ela limpa a baba), outros mais traquinas (ela afeiçoa-se a eles e reciprocamente).

Já lhe conheci uma "tropa" de 25 pequenitos do 1º ano que orgulhosamente pôs a ler ao fim de alguns meses.

Já lhe conheci caminhos para escolas em terriolas que nem sabia existir (Charneca - Ansião, Escamarão - Cinfães, Vidual de Cima - Pampilhosa da Serra, Godinhela - Miranda do Corvo, S. Romão - Resende, Carvalhal - Penacova)

Os exemplos são muitos e deliciosos, mas fico-me por um recente: «Srª professora, o meu filho não me deixa ajudá-lo nos trabalhos de casa, nem quer que eu veja se estão bem. Perguntei-lhe a razão e explicou-me que se não acertar, a professora passa mais tempo perto dele, a explicar-lhe.» Se isto não é empatia...

Acho que foi por isto que deixei que ela me escolhesse. Para me ajudar a educar o ou os "Srs Necos".

Parabéns!!!

Nota: parece que também tem jeito (leia-se paciência) para me aturar...

7 comentários:

Anónimo disse...

entao parabens a ela!
生日快乐!

Anónimo disse...

Parabéns a dobrar, pelo aniversário e por ter jeito para te aturar.

HM

Elisabete disse...

Para a minha AMIGA de longa data e de aventuras, muitos PARABÉNS!! Beijinhos!

Anónimo disse...

Embora não conheça, pela descrição aqui feita, acredito que será uma excelente profissional, a quem gostaria de entregar o meu filho todas as manhãs, pois certamente ensinava e cuidava bem.

Parabéns!

Anónimo disse...

muitos parabéns e muitas felicidades

Anónimo disse...

Obrigada a todos que me deram os parabéns e contribuíram para um dia muito feliz. Obrigada também aos meus alunos por me terem animado o dia com mais de meia dúzia de vezes que cantaram os parabéns e a festa - surpresa que prepararam. Um grande OBRIGADA ao meu “docinho” que me mimou muito, desde bem cedo, beijocando-me muito. Agora, em relação ao autor do blogue, posso dizer, simplesmente, que escreve bem e que … adorei a surpresa ! Quanto à paciência… sim, mas não abuse! He! He!

Unknown disse...

Olá!
Até que enfim encontrei um espaço (ainda) livre, sem censura e com um excelente sentido crítico!
Parabéns JPG!