A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





30 janeiro 2011

Carta de um professor

Ex.mo Sr. Director
INFORMAÇÃO-PEDIDO
Venho deste modo comunicar a Vossa Excelência que, face à actual crise mundial que assolou também o nosso pais e obrigou o governo a cortar-me cerca de 160 euros no vencimento mensal, me vejo obrigado a ter de cancelar o serviço de telecomunicações pelo que deixo de poder ser contactado por email ou por telefone para casa. Este corte representa uma poupança de cerca de 50 euros por mês apenas, pelo que também irei desfazer-me do automóvel, o que me permite economizar mais cerca de 50 a 100 euros em gasolina por mês e outro tanto em seguro, manutenção, oficina, etc. Caso tenha que me deslocar ao serviço da escola para acompanhamento de estágios ou para aquisição de materiais terei que usar o meio de transporte público disponível, e se a escola me pagar antecipadamente os valores necessários para o transporte.
Com efeito vivo só, sou diabético e alguns remédios também passaram a ser pagos ou subiram de preço e tenho um dispêndio de quase 100 euros por mês em remédios. Tenho uma filha a estudar nas Caldas da Rainha a quem pago uma mensalidade de 400 euros porque lhe recusaram a bolsa de estudo face ao que eu ganho, fora outros extras de vez em quando. Pago ao banco uma mensalidade de 500 euros pelo apartamento que adquiri antes da crise; já propus ao banco reduzir a prestação, da mesma forma que o estado também me reduziu o salário, mas disseram-me que era ilegal e que os contratos assinados eram para ser cumpridos.
Não consigo ainda dispensar a água, o gás e a electricidade que representam despesas fixas de cerca de 70 a 80 euros por mês. Tenho um seguro de vida que o banco me exigiu e que são outros 80 euros por mês. Depois há o condomínio, o seguro do apartamento, poupança condomínio, etc.. Em suma tinha a minha vida organizada de acordo com um dado vencimento e tenho que realizar agora cortes nas despesas que menos falta me fazem, sendo elas as telecomunicações e transporte automóvel individual.
Aproveito para pedir autorização a V. Ex.cia para permanecer na escola nos meus tempos de trabalho individual necessários para preparar as aulas, elaborar fichas, testes, suas correcções, e demais trabalhos escolares que fazia em casa, podendo deste modo economizar em aquecimento e luz, e poder servir-me de papel, canetas, lápis, etc da escola, bem como utilizar os computadores e impressoras para os ditos trabalhos.
Com os melhores cumprimentos,
(Recebido por e-mail)

Sem comentários: