A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





21 janeiro 2011

Ina, ina, não, ficas tu e eu não!

No último dia de campanha eleitoral, com a sondagem aqui ao lado a recolher cerca de 3 dezenas de opiniões, metade não votará em nenhum candidado. Ou seja, não reconhecem valor a qualquer deles.
Manuel Coelho - não é tão burro quanto parece e colherá parte dos votos dos descontentes com os políticos actuais. Conseguiu o principal objectivo - ser figura pública e subir a cotação dele na Madeira.
Defensor Moura - cão de fila do PS, apenas entrou para fazer o jeito ao partido e atirar pedras a Cavaco Silva. Apenas conseguiu mais protagonismo junto dos eleitores de Viana do Castelo, onde foi médico e Presidente de Câmara.
Francisco Lopes - Ninguém o conhecia mas o PCP não podia deixar órfãos os seus eleitores fiéis caninos, pelo que terá que ultrapassar os 8% para o Jerónimo de Sousa não ter que transformar mais uma derrota numa vitória do povo português.
Sobre Manuel Alegre, em Setembro de 2009, escrevi ISTO e só tenho a acrescentar que um candidato que consegue reunir o apoio do PS e do BE, só pode ser como o feijão frade - tem duas caras!
Cavaco Silva - Quando é acusado de não vetar algumas leis (casamento gay, cortes salariais...), julgo que terá feito bem, pois conhece bem o Calimero Sócrates que bradaria aos céus que não o deixavam governar e que o país estava assim por não o deixarem implementar as medidas necessárias. Além de que Setembro de 2009 não foi assim há tanto tempo e os tugas deram a vitória ao PS (no seu manifesto estava lá o casamento gay, por exemplo). Se dissolvesse o parlamento, ainda se arriscaria a que o "Eng" ganhasse com mais folga.
As embrulhadas (escutas em Belém, BPN, cortes no ensino privado) e principalmente uma maior preocupação em agradar a todos para ser reeleito do que em tomar posições mais esclarecedoras em tantos casos graves que enquanto economista tinha obrigação de alertar os portugueses (já que o governo apenas nos confunde), levam-me a não o apoiar.
Pessoalmente, pela primeira vez desde que fiz 18 anos, estou tentado a anular o boletim de voto (como sinal de protesto) no próximo Domingo. Em parte também pesará a inutilidade do actual modelo de poderes presidenciais, em que o mais alto cargo da nação parece aqueles bonecos que se colocam na parte de trás dos carros e que abanam a cabeça a cada irregularidade da estrada.
Pode ser que ainda me convençam a não pôr uns óculos ao Cavaco, um bigode ao Francisco, dar uma farta cabeleira ao Coelho e colocar uns apêndices ao Defensor e ao Alegre (como quando era puto gostava de fazer nas fotografias das revistas)...
Mais a sério e por exclusão de partes, ou vai branquinho, ou no Coelho (como protesto) ou no Cavaco (por ser o menos mau e com maior credibilidade no estrangeiro (coisa muito necessária nos próximos tempos).
P.S. - Sobre Fernando Nobre, reconheço-lhe coragem e determinação. Se passar à 2ª volta (seria sinal que uma onda enorme de mudança no paradigma da política nacional estava em curso) terá o meu voto, apesar de não lhe reconhecer o sentido de estado necessário para o cargo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já sei em quem vais votar. Fernando Nobre que foi o unico que não te mereceu qualquer comentário e também é de direita como convém.