A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





17 janeiro 2011

Presidente ou presidenta???

No português existem os particípios activos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio activo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de existir é existente...

Qual é o particípio activo do verbo ser? O particípio activo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a acção que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.

Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Diz-se água ardente e não água "ardenta"; diz-se estudante, e não "estudanta"; diz-se adolescente, e não "adolescenta"; diz-se paciente, e não "pacienta".
Apesar destes argumentos (que pesquisei juntamente com uma das "minhas raparigolas"), encontro em alguns dicionários a palavra PRESIDENTA. Alguém me pode esclarecer cabalmente?

5 comentários:

Anónimo disse...

Se o dicionário tiver sido editado depois da assinatura do acordo ortográfico, é possível encontrar, porque, como tantas outras palavras que existiam no português do Brasil, também esta passou a ser "aceite".

JPG disse...

Se passarmos a aceitar mais vocábulos, os erros vão diminuir...

Álvaro disse...

Se facilitarmos o ensino os erros também vão diminuir. É que um doutor tem sempre razão.

JPG disse...

Facilitar ainda mais?

Só para teres uma ideia, quando frequentei a escola primária, alguns amigos que ambos conhecemos, chegaram a levar dezenas de reguadas, pois apenas era tolerado um erro ou duas faltas.

Claro que a metodolia está ultrapassada mas os resultados também.

Porta-te!

P.S. - lembras-te como tu e cerca de uma dezena de rapazolas aprenderam e decoraram a tabuada?

Anónimo disse...

diz o ciberduvidas:

http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=1020