A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





29 março 2011

Saber ler é preciso?

Ontem fui com alguns dos "meus rapazolas" ver 10 minutos do jogo Portugal x Dinamarca, ao estádio Sérgio Conceição, em Taveiro (Congo).
Não deu para mais porque a chuva não deixou.
Ainda assim, nos poucos minutos que lá estive, o meu amigo Salgueiro (figura ultra-conhecida por estas bandas), começou por brincar com os G.N.R. que me revistavam à entrada (o jogo já tinha começado há 20 minutos), para me deixar entrar mais depressa pois tinha que falar comigo. Os guardas riram-se e ele lá me deu um abraço (como não o via há algum tempo, até ignorei o facto dele estar com o casaco a escorrer e eu ainda estar seco).
Bom, mas depois dos "salamaleques" da ordem, lá vem a notícia «O poco da escola agrícola acabou. Estou sem receber nada.» (O rapaz esteve como POC na ESAC).
Lamentei a situação e disse que ele teria que procurar o que quer que fosse, pois a situação está difícil.
Foi então que me apercebi como realmente está este país: «Não me arranjas nada que dê o 12º? Como já tirei um coiso que dava o 9º, disseram-me que agora só se fosse o 12º»
Fiquei sem saber o que lhe dizer, mas depois lá me lembrei de o encaminhar para a UNIVA, nas instalações da Inovinter - Monte Formoso, enquanto a chuva me molhava por fora e a confusão me encharcava por dentro.
Quem conhece o castiço do Salgueiro, sabe exactamente o que senti (principalmente por acompanhar o esforço que alguns dos meus artistas fazem para completar o ensino secundário -ou mesmo o básico).

1 comentário:

J disse...

Neste momento os ex-POC`s têm uma nome mais pomposo: Contrato de Emprego Inserção, para beneficiários do subsidio de desemprego ou do subsídio social de desemprego e Contrato de Emprego Inserção +, para beneficiários do rendimento social de inserção. No entanto vai tudo dar ao mesmo, as empresas/instituições/juntas de freguesia em vez de contratarem trabalhadores, usufruem desta medida muito discutivel.