A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





14 junho 2011

Ontem à noite recebi este texto

Bem... vamos pôr os "senhores" e os "professores" de lado, por breves momentos serás apenas João Pedro.

João Pedro... Nem sei por onde começar... O tempo passa tão depressa...

7 anos. Já lá vão 7 anos. E só tenho a agradecer-te por tudo.

Por momentos bons, por momentos em que me repreendes-te, por risadas juntos e por choros meus que viste...

Por aqueles momentos em que tentavas "aquecer" o meu coração, porque eu não via mais sentido na vida e tu lá estavas, para me iluminar (como diz o senhor padre).

Daquelas vezes em que me apanhavas a meio do caminho para casa... Apenas para saber se estava tudo bem comigo... os dias passaram tão depressa, e nunca pensei ver o dia em que todos nós teriamos de nos despedir.

Não és apenas um professor, essa barreira já foi ultrapassada há muito, és já um porto de abrigo para todos, alguém que sabemos que podemos confiar... E agora? vemos isso a ser um pouco desfeito, essa ligação que existe entre nós.

É triste... magoa... mas sei que sempre estarás aqui para me ajudar.

Sei que posso contar contigo.

É fascinante... e terei imensas saudades daqueles discursos de consolo,das expedições contigo, dos dias no cativar.

Aprecio de todo a tua força de vontade, a tua bondade e disponibilidade para ajudar, a preocupação connosco...

E agora quem vai olhar para mim e dizer "tens um sorriso fácil" ou "gosto de te ver assim, feliz.." ou até mesmo "hoje não estás bem"... quem mais vai olhar para mim e saber dizer se eu estou bem ou mal, mesmo sem eu dizer uma palavra??

Vou ter saudades... das tuas piadas, dos teus desafios... de vir a correr à sala a dizer "tive esta nota esta disciplina"... é muito tempo, tempo esse que não me deixa ver-te ir assim sem mais nem menos.

Vou ter saudades... e não consigo expressar através deste texto tudo aquilo que me corre na mente... Mas sabes que terás sempre aqui a Sarinha, e eu sei que tu estarás sempre aí para me ajudar no que puderes e estarás sempre preocupado comigo, e como me disseste uma vez "bom é quando se preocupam connosco, quando deixarem de se preocupar é que é mau".

Sei que contigo isto nunca vai acontecer.


Obrigada por tudo.

Com a felicidade te dedico isto, pois sei que não é o fim aqui.

Já pode voltar a ser o Professor João Pedro... o nosso amigo João Pedro :)

Relativamente à imagem a escolha deve-se ao significado do Homem de Vitrúvio.

Homem de Vitrúvio - Modelo de perfeição do ser humano

6 comentários:

Elisabete disse...

É uma carta bonita sim! Bjs

Ana disse...

Professor babado:)
mas é verdade e tu sabes que és muito importante para muitos de nós que tivemos a sorte de teres passado nas nossas vidas!
Beijinhos

AFRICA EM POESIA disse...

Gostei do que li.
Revi-me em si...
é bom quando no fim da caminhada eles sentem o quanto fomos importantes. Esta a razão do nosso trabalho. Isto nenhum político sente no fim do mandato...

Um beijo para o professor...

Anónimo disse...

O que dizer perante isto? "Não há palavras para descrever o que me passa na mente...".
Valeu( e vale) bem a pena a tua dedicação, empenho, disponibilidade e por vezes momentos de "verdadeira loucura" que proporcionaste( e irás continuar a fazê-lo)aquele grupo de meninos e meninas que cresceram à Luz dos teus ensinamentos e valores.
É muito bom ver o quanto eles o reconhecem.
Continua....

JPG disse...

Babado e ainda emocionado:)

Realmente, os políticos (a esmagadora maioria) jamais sentirão o gosto que sentimos com o sucesso alcançado pelos nossos.

Obrigado Ana, beijinho.

Continuarei sim, mais um mês...

Anónimo disse...

São textos assim e tantas outras manifestações de carinho e reconhecimento que fazem com que a vida tenha mais sabor e significado. Isto não há nenhuma avaliação exterior ou interior (em bonitas grelhas ou documentos, tão importante para alguns...) que possa medir. Vale a pena acreditar no mundo e na educação porque há pessoas que são genuinamente assim mesmo!!!Admiro-te muito! Bj
PA