A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





07 julho 2011

Dignidade? O que é isso???

Dos vários professores que me marcaram, o "Malaca", como era conhecido o Dr Nuno Santos que leccionou matemática durante muitos anos na Escola Sec. D. Duarte, foi um dos mais inesquecíveis, até porque o apanhei no 7º e no 12º, ou seja no primeiro e no último ano do liceu. Posso mesmo afirmar que foi o grande responsável pelo meu gosto pelos números.

Figura imponente, alto, forte, com testa alta e óculos com armações fortes e lentes graduadas. Sabia muito de matemática e adorava resolver problemas (alguns colegas do 12º que andavam em explicadores, levavam exercícios do ensino superior para ver se o apanhavam, mas ele não só os resolvia com facilidade, como se divertia com a manha dos alunos).

A turma tinha alguns alunos que se safam bem à disciplina, mas muitos que não percebiam nada daquilo...

Quando chovia, costumava olhar pela janela, para os campos ao lado e dizia: "está bom para os nabos...", numa clara referência aos alunos "menos esclarecidos".

Com ironia, descansava algumas alunas que desesperavam por não entender nada do que explicava (derivadas, matrizes, números complexos...): "não se preocupe minha senhora, pois para a loja do shopping onde irá trabalhar não precisará disto, eles têm calculadora..."

Em 1989 costumava dizer: "sosseguem que qualquer dia os chineses dão-vos 100 contos por mês e vocês vão para o Algarve, de férias, enquanto eles ficam com os vossos empregos."

Hoje, o economista João Duque afirma que a maior parte dos portugueses prefere um subsídio de 500€ do que trabalhar e receber um ordenado de 800€.

Se o Prof. "Malaca" ainda for vivo (calculo que seja, pois há cerca de dois anos encontrei-o e fui cumprimenta-lo), deve estar a pensar: "há mais de 20 anos que eu previa isto..."

3 comentários:

Unknown disse...

Sol ,praia,umm trabalhar...

Abraço.

Joao vaz disse...

Grande professor Malaca, ainda bem que falastes nele Pedro, ainda me lembro (quando fomos da mesma turma) como era bom até para mim que não´era barra a matemática desse professor, foi o professor que mais me marcou sem dúvida, com estes professores não havia de certeza tanta falta a aulas, dava gozo ir as aulas do prof. malaca.... ainda te lembras do " Artista vai a pedra, antes que adormeças....." Ganda ganda prof.....

JPG disse...

Grande João, tudo a rolar?

Claro que me lembro das frases dele, por exemplo: " Oh moço, trouxeste o compêndio?"

Quando o encontrei (uma manhã na Praça da República), reconheceu-me e pareceu estar impecável.

Abraço!