A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





29 setembro 2011

Refeições na Escola de Ribeira de Frades

Fica o comunicado na íntegra de uma União de Associações de Pais, à qual a Associação do Agrupamento de Taveiro não pertence, bem como a de Ribeira de Frades.
No dia 23 de Setembro a MELHOR EDUCAÇÃO - União das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Coimbra, participou numa reunião com a Câmara Municipal de Coimbra, as direcções dos agrupamentos de escolas do concelho e a empresa fornecedora das refeições às escolas do 1º ciclo e jardins de infância da rede pública (GERTAL, S. A.), sobre as dificuldades e problemas verificados na implementação do novo modelo de fornecimento de refeições aos alunos destes ciclos de ensino. As associações de pais e encarregados de educação têm acompanhado de forma atenta e preocupada a implementação do novo modelo que decorre de um concurso público concluído em Agosto passado.

Foi evidente, nas duas primeiras semanas do novo ano lectivo, a necessidade de melhorar rapidamente o serviço existente quer quanto à qualidade do serviço quer no que respeita à coordenação e monitorização existentes. Foi identificado um conjunto de problemas que inclui, entre outros:

- atrasos no fornecimento das refeições, quantidades insuficientes, alterações de menu sem aviso prévio e insuficiências no controlo das temperaturas de serviço;

- falta de articulação entre as entidades envolvidas (incluindo as
sub-contratadas) e de formação dos assistentes que laboram nos refeitórios;

- inexistência de procedimentos sistemáticos de monitorização e acompanhamento e procedimentos de higienização não padronizados;

- inexistência de procedimentos eficazes de comunicação com os pais para
pagamento, marcações, alterações ou solicitação de dietas prescritas por receita médica;

- insuficiências, em algumas escolas, de auxiliares para acompanhamento das crianças.

Nesta reunião foi decidida a adopção de medidas no sentido de resolver rapidamente os problemas detectados.

A MELHOR EDUCAÇÃO considera que é urgente a implementação dessas medidas e que as Associações de Pais devem cooperar e envolver-se activamente neste processo, por exemplo, participando em comissões específicas em cada agrupamento.

A MELHOR EDUCAÇÃO continuará a acompanhar o processo e a colaborar com as direcções dos agrupamentos e com a autarquia no sentido de assegurar a qualidade e a segurança do serviço de refeições prestado às crianças das escolas do concelho de Coimbra.

A Direcção da MELHOR EDUCAÇÃO - União das Associações de Pais e
Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Coimbra

28 de Setembro de 2011

(Recebido por e-mail)

Sem comentários: