A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





13 dezembro 2011

As "bichas-cadelas" das nossas vidas

A forficula auricularia, também conhecida por bicha-cadela, é omnívora (ou seja, tenta comer de tudo o que lhe apareça).

Consegue introduzir-se em espaços estreitos, sobe paredes, até nada se a isso for obrigada, mas normalmente abriga-se covardemente em fendas, onde não pode ser confrontada.

Tem fama de possuir peçonha, o que faz com que algumas pessoas a temam.
A "bicha-cadela" é um bicho que se esforça, nunca pára e consegue por vezes causar estragos (por acharmos que infesta as coisas por onde passa), fazendo com que deitemos fora bens preciosos, apenas porque tal rastejante por lá se imiscuiu.

Este animal, que habita alguns dos espaços onde convivemos, causa gritos de pavor aos mais susceptíveis, repugnância a muitos e é mesmo espezinhada por outros, mas quase ninguém lhe fica indiferente.

Tenta ir passando despercebida, apenas intimidando os mais pequenos, mas quando começa a ser avistada, sente-se perdida e começa a "rabiar" para todos os lados, numa roda-viva aflitiva.
Por muito asco que possam sentir por tal criatura, lembrem-se que é apenas um insecto rastejante e não passa disso mesmo.

Pessoalmente, acho que a melhor maneira de lidar com tais insectos, é não os valorizar, mas caso realmente insistam em chatear...

5 comentários:

Atento disse...

Curioso que desde que descobriste uma certa careca (por acaso até bastante cabeluda, embora com o cabelo sempre sebento), nunca mais aqui apareceram os comentários nojentos e típicos de bichas-cadelas.

Anónimo disse...

Já que falas das " bichas-cadelas", tenho reparado que, talvez devido às alterações climáticas que as faz sair dos buracos( anonimato) para a luz( estrelato),ultimamente tenho tido o azar de me cruzar com algumas. Será que está iminente uma praga de forfícula auricularia?

JPG disse...

Há alturas mais propícias à actividade destes rastejantes, mas não me parece que haja um surto iminente.

Talvez alguma agitação mais aflita...

Elisabete disse...

Espero não me cruzar com nenhuma!

Pedro disse...

Curioso, que após conhecer a mitologia popular anglo-saxonica acerca deste insecto, venho-me a deparar com comentários sagazes no blog de um "fellow" Sportinguista. Não sei se fruto do mito ou da minha imaginação, parece-me que a bicha não pára (pára, com acento não-acordês) de fazer estragos! E o pior é que a colheita infestada somos todos nós! :S A natureza sempre teve formas de criar equilibrios, se calhar esta é apenas mais uma forma de o repôr.
Saudações Leoninas!