A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





16 janeiro 2012

Meter todos no mesmo saco...

...interessa a quase todos.

Aos socialistas que "ressabiados" votaram nesta maioria, aos bloquistas e comunistas que sempre consideraram o "centrão" e a alguns descontentes e desconfiados por natureza.

Mas, apesar destes tipos estarem a fazer erros em tudo semelhantes aos anteriores e terem obrigação de ser sérios, rigorosos e acima de tudo competentes, não podem (ainda) ser considerados iguais aos seus antecessores.

Eventualmente daqui a algum tempo até podem ser considerados piores (espero que não, para bem de todos), mas neste momento há claras diferenças e temos que ter memória:

1 - Os anteriores estiveram lá 6 anos seguidos, 4 dos quais com maioria absoluta (sem a pressão de ser em coligação).

2 - Os anteriores gastaram desalmadamente, negando sempre que Portugal precisava de ajuda, mesmo quando praticamente não havia dinheiro para pagar vencimentos na função pública e pensões.

3 - Os anteriores levaram o país a pedir ajuda externa (alguém ainda acredita que Sócrates apenas chamou a Troika porque não foi aprovado o PEC 4, ou realmente o país precisava de ajuda financeira?)

4 - Eram eles que estavam no poder quando o pacote de ajuda, as condições de pagamento e as medidas a aplicar foram negociadas (embora o PSD e o CDS também tivessem participado...)

5 - Os actuais deram alguns exemplos (reduzir o nº de ministros, secretários de estado, assessores, etc. e viagens em classe turística, por exemplo), embora possam e devam fazer ainda mais.

6 - Os actuais herdaram umas contas péssimas, com buracos escondidos (o da Madeira e não só) e credores a ameaçar cancelar o fornecimento (farmacêuticas, por exemplo).

7 - Os actuais não camuflam a situação, nem se "marimbam" para os compromissos com quem nos emprestou e vai emprestando dinheiro.

8 - Os actuais não prometem construções faraónicas (novo aeroporto, nova ponte sobre o Tejo, TGV, etc...)

Ou seja, acho sinceramente que é prematuro culpar todos de igual forma. Se é verdade que não estão isentos de culpa (e esperava mais competência), é um facto que os principais responsáveis estão ausentes em parte certa (Paris).

6 comentários:

Anónimo disse...

Acreditei sinceramente que este governo combatesse a corrupção e as desigualdades sociais. Enganei-me! Sempre acreditei que P. Coelho soubesse diferenciar entre medidas de austeridade e medidas para encher os bolsos aos patrões e a grandes grupos económicos. Estou ciente,que são necessários muitos sacrifícios para sairmos deste pântano em que sucessivos governos nos atolaram, mas nunca esperei que P. Coelho fosse o primeiro ministro que me fizesse desacreditar por completo nas politicas de direita!Nunca a classe trabalhadora foi tão prejudicada,com alterações à lei laboral,com propostas do patronato "à la carte", prejudicando gravemente os trabalhadores.Quando se perde a esperança, pode-se perder a cabeça!Cuidado, o povo pode acordar!

Anónimo disse...

Nem vale a pena comentar, tal o chorrilho de asneiras e partidarite aguda, apesar de dar uma no cravo e outra na ferradura. Deve estar contente com o que se passou ontem na reunião da DES(CONCERTAÇÃO SOCIAL)COM OS TRABALHADORES A SEREM ALTAMENTE PREJUDICADOS EM QUASE TODAS AS MEDIDAS............por favor poupe-nps com as suas desculpas esfarrapadas.....hà já me esquecia que afinal a nossa economia já está salva. VAMOS FINALMENTE PROMOVER O FRANCHAISING DO PSTEL DE NATA DE QUEM O TROCA TINTAS É UM ADEPTO FERVEROSO. Que miséria meu deus...

Atento disse...

A concertação social foi uma vitória do governo com vantagens a médio-longo prazo para o país.

Asneiras? Partidarite?

Agora quem não for contra

Realmente JPG, não sei como tens paciência para aturar este(s) anónimos que cobardemente se contradizem e mostram bem porque andam tão arreliados por este governo apesar das falhas, ser mil vezes melhor que os anteriores.

Anónimo disse...

O Sr. Atento devidamente identificado???? acha que este acordo foi um vitória do governo com grandes vantagens a médio-longo orazo para o país, Para os patrões quer o senhor dizer!!! Quais são as vantagens para os trabalhadores??? Deixaram de ser penalizados com mais 1/2 hora de trabalho, porque ganhar NADA. Onde é que o Sr. vive e trabalhará por conta doutrém??? Duvido.
ATENTO TRABALHADOR ROUBADO EM FÉRIAS, SÚBSÍDIO DE FÉRIAS E DE NATAL, ETC, ETC, ETC,

Anónimo disse...

O ATENTO QUE TODOS CONHECEM!!!

Realmente JPG, não sei como tens paciência para aturar este(s) anónimos que cobardemente se contradizem e mostram bem porque andam tão arreliados por este governo apesar das falhas, ser mil vezes melhor que os anteriores.
-----------------------------

Chamar cobardes aos anónimos que aqui comentam mas, isto saído da mente de um anónimo dá que pensar e muito.

Afinal quem é este Atento?..

Será alguém que faz parte de alguma associação a favor da destruição dos direitos dos trabalhadores?

Pelas palavras acima descritas por ele só pode ser isso, pois só alguém com esta tanga da treta pode dizer tais coisas.

E a lata com que este anónimo se revela perante outros anónimos que aqui escrevem é coisa de pasmar aos céus.

Enfim, no mundo existe de tudo, assim como este anónimo Atento que, ganhava mais em estar quieto do que aqui comentar tais baboseiras.

-----------------
A concertação social foi uma vitória do governo com vantagens a médio-longo prazo para o país.
-------------------

Uma vitória do governo contra a classe trabalhadora isso sim ó mister Atento, deixe passar o tempo e depois logo verá como elas lhe mordem, (estas vantagens), a não ser que este Atento seja pessoa endinheirada à custa do esforço do eterno trabalhador que neste país cada vez é mais sugado por esta corja de Vampiros que governam este país.

Mister Atento, não há dúvida que vc como uma pessoa identificada aqui no seu comentário bateu com a cabeça na porta de entrada e ficou assim tão marado para fazer esta figura tão triste naquilo que aqui comentou.

É assim que pessoas como a sua inteligência fazem este país andar para a frente.

E quanto à palavra (cobarde) que vc aqui insinua, fique-se lá com a sua cobardia da treta porque pelo pouco que comentou ficou-se logo a saber o que a casa gasta.

Anónimo disse...

APOIADO. ATENTO TRABALHADOR ROUBADO!!!