A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





24 fevereiro 2012

Pobres (de espírito) e mal agradecidos

Se olhassem para estes exemplos, apreciavam mais e reclamavam menos!

5 comentários:

Ana disse...

nem mais!
beijos

corradi disse...

quem? os professores?!

JPG disse...

Alguns talvez, mas como deves saber, durante mais de uma década trabalhei em condições bastante precárias em termos de recursos físicos e se queria secretárias ou cadeiras (ainda que rasgadas), era eu que as ia carregar numa "caixa aberta", aproveitando a oferta de um amigo, antes de uma entidade pública as atirar para o lixo.

Obviamente que no regime onde vives, a disciplina não se compara com a nossa, por isso, referia-me a alunos que não são estudantes, pois fazem de tudo para perturbar a aula, danificam o que têm e queixam-se de não terem condições antes de abandonarem a escola.

Mas claro que para alguns sectores da nossa sociedade, os meninos têm sempre razão e protestar é sempre um direito, o contrário disso é opressão e fascismo, valendo tudo em nome da tal... liberdade!

Porta-te e olha que às vezes os professores não têm sempre a culpa de tudo.

Malditos recalcamentos:)

corradi disse...

Pedro, estava a generalizar, como em tudo há maus e bons, também acredito, que há muitos miúdos a agradecer todos os dias o que fazem por eles, nem todos são mal-agradecidos...
Em relação aos professores tb não duvido que há bons, aliás na minha curta vida de estudante apanhei excelentes professores, e não tenho a menor dúvida que me ajudaram bastante, até naquilo que sou como pessoa. (ARCA EAC)
De qualquer forma, até a este momento, penso que é uma classe (os colocados) que não se podem queixar muito..Os não colocados, isso já é outra história, e ai já entramos noutros problemas, planeamento social, de mercado bla bla bla... É como abrir uma loja de artigos de neve no Algarve, e uma loja de surf na serra da estrela, não faz muito sentido, é como formar professores quando estão milhares no desemprego. Tem de haver um planeamento de mercado, e mais do que isso social...
Por estes lados, talvez encontres as melhores escolas do mundo (equipamento e condições) os melhores professores, oriundos de todo o mundo, mas acredita que a boa educação não abunda nesta juventude.

JPG disse...

A educação terá que vir de casa (75%) e os ensinamentos da escola (75%).

O problema é que a sociedade não se dá ao trabalho de educar e os pais acham que cabe à escola (professores) esse papel.

O grave é que os professores não têm os meios para educar (às vezes passa por castigar ou dar uma palmada na altura certa - o meu filho tem 8 anos e sabe do que eu estou a falar...), nem essas competências, em muitos casos, eles próprios não têm valores unanimemente aceites pela sociedade.

Sabes que no Japão é das profissões mais exigentes, em que só entram os melhores, dos melhores?

É uma cultura diferente que se baseia muito no respeito e na honra.

Abraço!!!