A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





14 março 2012

Síndrome de Estocolmo

A Síndrome de Estocolmo é um estado psicológico desenvolvido por algumas pessoas que são vítimas de sequestro, em que a vítima desenvolve sentimentos de lealdade para com o sequestrador, apesar da situação de perigo em que se encontra colocada.

As vítimas começam por se identificar emocionalmente com os sequestradores, como mecanismo de defesa e por medo, mas depois pequenos gestos gentis por parte dos captores são frequentemente amplificados porque é muito difícil ter uma visão clara da realidade nessas circunstâncias e conseguir mensurar o perigo real.

O processo deste síndrome ocorre sem que a vítima tenha consciência disso. Entretanto, a vítima não se torna totalmente alheia à sua própria situação, parte de sua mente conserva-se alerta ao perigo e é isso que faz com que a maioria das vítimas tente escapar do sequestrador em algum momento, mesmo em casos de cativeiro prolongado.

Portugal tem hoje vários casos deste Síndrome, que continuam a sentir uma gratidão sincera pelo exilado de Paris que nos levou a todos para o buraco, mentiu e manipulou as contas públicas e, pior, adiou o pedido de ajuda financeira para não perder as eleições.

1 comentário:

Elisabete disse...

Boa!!! Hehehe!!!