A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





28 maio 2012

Original e imitação


Por vezes ouvimos versões de músicas que nos soam melhor ainda que o original.

Contudo, parece-me uma tremenda injustiça se alguém cria uma canção e só porque outro a celebrizou (ou se celebrizou à sua custa), jamais ser reconhecido como seu autor.

Reparem nesta “meia-dúzia” de exemplos de cantores que se celebrizaram por músicas que não compuseram e como ninguém reconhece o mérito de quem as criou.

3 comentários:

Álvaro disse...

Por acaso a tabela do lado direito nestes exemplos desconhecia... Mas existem imensas músicas nessa situação. A mim irritou-me um pouco ao ver todos a ligarem a "Hallelujah" do Leonard Cohen há rapariga dos ídolos ingleses, até porque a melhor versão, e sem sombra de dúvida, é do Jeff Buckley.

Em Portugal passa-se o mesmo com a "Ouvi Dizer" dos Ornatos Violeta.

JPG disse...

Essa do Leonard foi bem apanhada. O compositor que se lixe, os covers é que são conhecidos.

Há uns tempos o Miguel Ângelo dos Delfins passou-se em directo num programa em que a Catarina Furtado fazia perguntas e uma era sobre a autoria de uma música dos ABBA que a Madonna "re-inventou".

Ele fez fincapé, mas a resposta foi considerada errada. Ele aproveitou para esclarecer que o autor é quem cria a música.

Foi um bocadito de peixeirada, pois a Catarina achava que tinha razão...

Ana disse...

é verdade, por isso é que gosto muito de cantautores:)
beijos