A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





23 agosto 2012

Lido de repente, pode induzir em erro

Diplomatas perdem e professores ganham

A notícia vem no Correio da Manhã, mas depois do título lá explicam melhor quais os professores que (nas contas deles) ganham...
 
«Os diplomatas foram os funcionários públicos cujos vencimentos médios mensais mais caíram entre Outubro de 2011 e Abril de 2012, com uma quebra de 6%. Pelo contrário, os professores universitários e do ensino politécnico conseguiram aumentos salariais entre 1% e 2,4%, respectivamente, apesar da conjuntura de austeridade.»
 
A propósito... posso parecer juiz em causa própria, mas um professor do secundário (que dá aulas ao 12º ano, por exemplo), estará mais próximo de um professor do ensino superior (de um politécnico, por exemplo) ou de um educador de infância???

É que para quem não sabe, apesar do Ministério actualmente ser o mesmo "Ministério da Ciência e da Técnica", o estatuto que rege a carreira dos Educadores de Infância, dos professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário é o mesmo.

Já os igualmente professores (alguns são "apenas" Mestres e no ensino básico e secundário encontram-se muitos Mestres e alguns Doutores) do ensino superior têm estatutos diferenciados, que incluem, por exemplo, remunerações bastante acima (perto do dobro), número de aulas bastante abaixo (cerca de metade), além de outras regalias para investigação e actualização de conhecimentos.

Como dizem na Rádio Renascença...

Já agora, vale a pena pensar nisto!

2 comentários:

Álvaro disse...

Remunerações acima das normais, número de aulas reduzidas, regalias para investigação, falta de qualidades intelectuais para ser docente e dificuldade em ser professor.

Gostava que os responsáveis educacionais soubessem distinguir os que têm conhecimentos dos que têm conhecimentos e sabem transmiti-los.

JPG disse...

Se é verdade que ninguém ensina o que não sabe, não podemos esquecer que a pedagogia é fundamental.

Muitos professores do ensino superior NUNCA tiveram qualquer cadeira de didáctica, pedagogia, métodos e técnicas de educação, psicologia educacional ou outra similar.

Muito menos estágio pedagógico...