A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





11 abril 2013

Hoje sinto-me europeu :)

Parece que o Rui Gomes da Silva andou por aí a inventar umas tretas...

3 comentários:

Rapsag disse...

Benfica comédia de portugal???? A sério, Benfica???? ahahah

http://www.facebook.com/home.php#!/SportingComediaDePortugal?fref=ts

Tu sonhas com o gloriso, é certo!

Luís Moura disse...

Para quem não sabe , aqui vai.
http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2011_10_03_archive.html

Cosme Damião equipado à sapo? Alguma vez foi lagarto? Alguma vez jogou pela saparia? Equipa da esquerda para a direita. Em cima, os defesas: Henrique Costa (SLB), Augusto Freitas, guarda-redes (SCP) e Francisco Belas (SUB); No meio, os médios: António Costa (SLB), António Couto (SCP) e Cosme Damião (SLB); Em baixo, os avançados: António Stromp (SCP), António Rosa Rodrigues (SCP), Francisco Stromp (SCP), Luiz Vieira (SLB) e João Bentes, capitão (SCP)



Circula por aí a ideia que Cosme Damião tinha inveja ou admiração pelo Sporting CP. Mentira. Até mais do que isso… por que é um embuste de intrujões.

Cosme Damião nunca fez parte, nem jogou no, nem pelo Sporting CP (ainda que uma fotografia de há 101 anos, em 27 de Agosto de 1910 – que reproduzimos – pareça indicar o contrário).

É preciso situar os acontecimentos na época, bem como perceber que os jogadores, as equipas, os clubes e o futebol de há cem anos tinha uma organização muito diferente da actualidade.

VAMOS AOS FACTOS:
Primeiro (internacionalização do futebol português). O primeiro clube a deslocar uma equipa de futebol ao estrangeiro foi o CIF (vulgarmente conhecido por Internacional) quando em 5 de Janeiro de 1907, um sábado, pelas 14.30 horas, no Hipódromo da Castelhana, em Madrid, venceu, por 2-0, o Madrid Football Club, depois Real Madrid CF. Mas, temendo o poderio dos espanhóis o Internacional jogou reforçado com seis futebolistas de outros clubes: três portuenses (Oporto Cricket Club) e três lisbonenses (dois do Carcavellos Cricket and Football Club e um do Lisbon Cricket Club). Em onze jogadores, seis eram ingleses e cinco portugueses. O resultado causou sensação em Espanha, sendo recordado durante algum tempo em Portugal… e Espanha!

Segundo (uma selecção lisbonense em Espanha). No Verão de 1910, surge de Huelva um convite para o Internacional fazer deslocar, pela segunda vez, a sua equipa de futebol a Espanha. O capitão Eduardo Luiz Pinto Basto (que jogara a guarda-redes no jogo de 1907), reconhecendo que a sua equipa não estava em condições (com qualidade) para jogar no estrangeiro, indicou o Sporting Clube de Portugal (vulgar Sporting) para ir no lugar do Internacional. O Sporting declinou, também, o convite. Optou-se, por isso, pela organização de um grupo misto, cabendo a tarefa da sua organização a João Bentes, capitão da primeira categoria do Sporting. Foram escolhidos seis jogadores do Sporting CP, quatro do SL Benfica e um do Sport União Belenense. Sem capacidade para mandar fazer equipamentos para um jogo episódico, optou-se por levar o equipamento do Sporting CP, o clube mais representado e o equipamento do capitão (João Bentes) do misto de futebolistas lisbonenses. O jogo disputou-se, em 27 de Agosto de 1910, na cidade de Huelva, frente ao clube local Clube Recreativo de Huelva, actualmente o emblema de futebol espanhol mais antigo, fundado em 23 de Dezembro de 1889. O misto lisbonense venceu, por 4-0, com golos de Luiz Vieira (1-0, aos 4’, de cabeça), António Rosa Rodrigues (2-0, aos 21’, após jogada colectiva), Francisco Stromp (3-0, aos 43’, após jogada individual e 4-0, aos 72’, após carga ao guarda-redes, quando ainda não havia pequena área).

O misto português (equipado com os equipamentos do SCP) jogou com:
Augusto de Freitas (SCP);
Henrique Costa (SLB) e Francisco Belas (SUB);
António Costa (SLB), António Couto (SCP) e Cosme Damião (SLB);
António Stromp (SCP), António Rosa Rodrigues (SCP), Francisco Stromp (SCP), Luiz Vieira (SLB) e João Bentes (SCP).

Terceiro (a organização da equipa mista). Não é difícil perceber a necessidade de João Bentes em conseguir o concurso de quatro jogadores do Benfica, pois o “Glorioso” sagrara-se Campeão Regional em 1909/10, competição na qual o SCP foi apenas…. 5.º classificado. Basta comparar Benfica e Sporting CP nas classificações, resultados com adversários e jogos entre eles para perceber.

JPG disse...

O autor desse blogue é jerico (passe o pleonasmo, pois se é "bormelho"...).

Então primeiro pergunta num tom jocoso: "Cosme Damião equipado à sapo?"

Depois argumenta "(...)optou-se por levar o equipamento do Sporting CP, o clube mais representado (...)".

Ou seja, realmente, o fundador não equipou à sapo, mas jogou com a camisola do Sporting Clube de Portugal.

Eu por acaso nem tinha a certeza, mas já que este lampião o confirma... lá têm mais essa façanha.