A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





12 maio 2013

Quanto à agremiação encarnada...

Depois de anunciarem há várias semanas o "rumo ao 33º", de reservarem a estátua do Marquês e de andarem inchados como pavões...

Desta vez os "bormelhos" foram a Israel reservar o Muro das Lamentações.
 
 
Por Coimbra (e arredores),  foi imposto um recolher obrigatório, que levou os "orcs" para a toca a toda a velocidade, havendo mesmo registo de operadoras móveis que ficaram incontactáveis.

Fez lembrar a Síria, com a diferença que por aqui até houve quem fosse rezar para o Santo Cristo...

Quem diria que o "Jasus" se iria ajoelhar em pleno Dragão...

P.S. - depois de ouvir o "Jasus" dizer que foi "limpinho, limpinho" o jogo do Capela (que nos arredou da Liga Europa), quero que perca contra o Marítimo, Estoril, FCP, Chelsea, Moreirense, Guimarães e até contra o Ameal.

6 comentários:

Anónimo disse...

Hoje atingimos a pior classificação de sempre na nossa história. Para além de termos ficado fora das competições europeias, conseguimos a proeza de não figurar, sequer, entre os sete primeiros lugares da tabela classificativa a uma escassa jornada do final deste campeonato.

No entanto, mais do que carpir as mágoas e pensar no futuro, os sportinguistas parecem preocupar-se essencialmente com o facto do Benfica aparentar ter perdido tudo na recta final do campeonato. E a situação torna-se mais caricaturesca quando temos a percepção que o percurso do Benfica, por terras lusas e estrangeiras, foi marcado por inúmeras vitórias e presenças em finais. Ou seja, o Benfica não tem razões para ser enxovalhado: fez uma época absolutamente excepcional.

Pelo contrário, nós fizemos a pior época de sempre. Se o Benfica tem razões para se sentir envergonhado, então no nosso caso não há outra solução senão efectuarmos um lento hara-kiri com uma espada de madeira. Não temos absolutamente nenhuma moral para apontar o dedo e gozar como um menino traquinas da primária.

É verdade que o Benfica é o clube mais arrogante de Portugal. É verdade que, na zona de Lisboa, o ar torna-se mais irrespirável a cada vitória benfiquista. O asfalto cede e cada passo representa um esforço hercúleo directamente proporcional à quantidade de benfiquistas que nos rodeiam dada a quantidade de soberba presente na verborreia que proferem.

Porém, os sportinguistas do Porto sentem exactamente o mesmo. E mais: têm razões para este sentimento que vão muito para além de uma rivalidade histórica. Têm razões actuais, justificadas pela razão e pela realidade. O Porto, nas últimas décadas, foi o verdadeiro rival do Sporting, roubando-nos inúmeros jogadores e títulos. O Porto, no pior período da nossa história - o actual - agiu como um abutre, vindo comer a carcaça gasta do leão para encontrar no interior do nosso estômago jogadores como Moutinho e Izmailov. O Porto contratou um avançado sem joelhos apenas para nos atingir onde mais dói: no orgulho e história.

Para além disso, o Porto tem sido um exemplo de incorrecção futebolística. Os casos são vários e documentados no maior arquivo de vídeos da humanidade. Qualquer pessoa pode aceder e ver por si a narrativa abjecta dos últimos 20 anos, que muito nos prejudicou e contribuiu para o actual estado de coisas.

Nesta senda do anti-benfiquismo acéfalo, quero também relembrar uma coisa: o único clube que ficaria verdadeiramente a ganhar com o desaparecimento do Sporting é o Porto. O futebol tornar-se-ia bipolarizado e seria uma guerra entre Norte e Sul, como Pinto da Costa tentou sempre que fosse. E mais: os adeptos do Sporting, rejeitando o vermelho, iriam sempre torcer pelo Porto. Talvez até os filhos fossem portistas e, com isto, aumentassem o número de adeptos.

Posto isto, hoje senti vergonha de vários adeptos serem do mesmo clube que eu. Senti vergonha de festejarem a vitória do clube que, nos últimos trinta anos, mais mal nos fez. Senti vergonha de não sentirem vergonha pelo afastamento da Europa, que levou a terem a capacidade de enxovalhar o Benfica numa época como esta, dando-lhe uma importância que não tem (ou que não deveria ter).

Se queremos ser grandes, temos que pensar como grandes. E hoje pensámos como adeptos de um clube pequeno, satélite do Norte, festejando o campeonato de um rival em detrimento de outro.

O anti-benfiquismo, hoje, tornou-se mais importante que o Sporting. Um dia que nunca mais irei esquecer e dos mais negros da nossa história recente.

Ler mais: http://www.forumscp.com/index.php?topic=53080.0#ixzz2T6uUtMwW

JPG disse...

Anda qui alguém a ler coisas interessantes, em sítios interessantes.

No entanto, só 2 ou 3 apontamentos...

1 - não foi neste fim-de-semana que atingimos a pior classificação de sempre da nossa história. Pelo contrário, até ganhámos e mostrámos uma recuperação digna de registo, ou seja, esta época conseguimos inverter a "crónica de uma morte anunciada" e terminá-la com algum brio. Logo, não é em Maio que estamos no momento mais baixo, pelo contrário, mostrámos que conseguimos dar a volta a uma situação de grande instabilidade desportiva, directiva e financeira.

2 - não vejo qualquer ligação entre o que postei e o comentário, pois em nenhuma parte surge algo a contrapor ou mesmo a inverter o que de facto aconteceu: os fanfarrões andavam a "cagar o porco" e apanharam na boca até o "Jasus" se ajoelhar. Depois foi só ver as ruas e os cafés desertos de "bormelhos".

Ou seja, factos são factos, mas a tentativa não foi má de todo :)

Anónimo disse...

Posto isto, hoje senti vergonha de vários adeptos serem do mesmo clube que eu. Senti vergonha de festejarem a vitória do clube que, nos últimos trinta anos, mais mal nos fez. Senti vergonha de não sentirem vergonha pelo afastamento da Europa, que levou a terem a capacidade de enxovalhar o Benfica numa época como esta, dando-lhe uma importância que não tem (ou que não deveria ter).

Se queremos ser grandes, temos que pensar como grandes. E hoje pensámos como adeptos de um clube pequeno, satélite do Norte, festejando o campeonato de um rival em detrimento de outro.

O anti-benfiquismo, hoje, tornou-se mais importante que o Sporting. Um dia que nunca mais irei esquecer e dos mais negros da nossa história recente.



MAIS?

Anónimo disse...

"Concordo com o texto. Há limites e por mais rídicula que seja a derrota dos lampiões, a reacção do Jesus ao 2-1 ou as típicas alarvidades proferidas pelas criaturas de vermelho tivémos hoje a consequência de quase 18 anos de croquettismo - a pior classificação do Sporting na história no campeonato Português. E ainda juntemos a pior campanha numa fase de grupos das competições europeias ou as formas anedóticas como fomos afastados das taças.

Foi uma época terrível, os lampiões que durante anos ouviram bocas do 6º lugar terão muito para nos gozar a nós, que provavelmente nem isso conseguiremos. Este dia está a ser quase de luto para mim, o Sporting desceu como nunca em mais de 100 ano da sua história e perante um rival que claudica há festejos nossos. Percebo o anti-benfiquismo, aquela gente faz por isso, mas para mim nada atenua o facto de podermos terminar entre 6º a 10º (!) classificados esta época. Quem nos der a nós ter o desastre de época que os lamps estão a ter. Tiveram hoje a 1º derrota no campeonato eu já perdi a conta das nossas este ano.

Não sei se me doi mais ver os lamps campeões ou ver traidores vestidos de azul que durante anos vestiram a nossa pele vencerem o que connosco sempre falharam as conquistas de campeonatos. Não consegui torcer por nenhum nem sentir-me satisfeito, o que nos aconteceu hoje tem marcas demasiado profundas.

Acho que cultura de exigência que o presidente fala deve também aplicar-se a estes casos. Não se pode como li haver agradecimentos a corruptos por vencerem outros corruptos ou dizer que a época já era menos penosa deste modo! A preocupação deve ser connosco e não com os rivais, temos que trabalhar muito para podermos a voltar a lutar por títulos e finais europeias.

Da mesma maneira que o Bruno de Carvalho criticou quem festejou 2ºs lugares com o Paulo Bento eu sinto o mesmo por quem acha que com um falhanço total dos lampiões torna a nossa época é menos penosa."

http://www.forumscp.com/

Anónimo disse...

TENTATIVA DE UM LAMPIÃO ENCAPOTADO, OU TENS DUVIDAS???

JPG disse...

Não só não tenho dúvidas, como percebo a intenção de tentar desviar as atenções do esvaziar do "carrega benfica", por isso, ainda mais farei para que seja lembrada a beiça gigantesca.