A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





21 junho 2013

Curioso, ou talvez não

Duas turmas, em escolas diferentes, resolveram no último dia de aulas presentear-me com uma bola de fubebol (uma de futsal e uma de futebol de 11).

Todos os gomos estão devidamente autografados e com uma mensagem que me fará ainda os recordar mais.

Entendo que para aprender é preciso estar motivado e a motivação por vezes passa pela empatia e em muitos casos, o futebol (aproveitando os intervalos para ver os artistas ou mesmo dar uns pontapés com eles e mesmo em algumas aulas, puxar o assunto, para os cativar e perceberem que depois a concentração deve estar nos conteúdos programáticos) enquanto elemento aglutinador, ajuda a captar a atenção da rapaziada.

Senti-me lisonjeado, pois claro e este feedback, associado a alguns bons resultados escolares (incluindo comportamentais) de alunos estigmatizados como "terríveis", são o melhor tónico para continuar a apostar na humanização do ensino.

Quando não puder sorrir para os meus alunos ou perguntar-lhes se está tudo bem com eles, mudarei de profissão, pois mais importante do que saberem os tipos de vulcanismo que existe, é sentirem-se respeitados enquanto seres humanos e prepará-los para uma sociedade tão carente de cidadãos.

Obrigado miúdos!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Seja feliz, já não lhe resta muito tempo = nosso Senhor não se esquece de ti.........

Eh eh

JPG disse...

Tal e qual...

Anónimo disse...

Independentemente do local onde trabalhas, deixas sempre boas recordações. Continua ser como és!