A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





28 junho 2013

Última etapa do prémio dos 300 mil visitantes

Quanto ao tema, a vencedora propôs que indicasse os livros da minha vida (pelo menos 3) quais são e porquê.
 
 
Quando li o e-mail onde explicava a sugestão, fiquei com a noção que apenas podiam ser 3 livros e como que por magia, ocorreram-me de repente 3 livros:
 
- "Crónica de uma morte anunciada" - Gabriel García Márquez, penso muitas vezes em todas as personagens do livro, que embora sabendo a tragédia que vai acontecer, nada fazem para o impedir, ficando numa inquietação crescente, mas sem fazerem tudo o que está ao seu alcance para a evitarem. De resto, talvez por isso tente não me resignar e depois carpir, esforçando-me por ser mais actuante e menos expectante. 
 
 
- "O velho e o mar" - Ernest Hemingway, faz-me lembrar a luta constante do homem contra a natureza, o desespero pela sobrevivência, a importância da experiência, da sorte e sobretudo da perseverança. Na vida, tenho muitos momentos de solidão (propositada), e várias vezes já dei por mim a imaginar a solidão na vastidão do oceano e os pensamentos que por lá ocorreriam. Não desistir, jamais!!!
 
- "O principezinho" - Antoine de Saint-Exupéry, por tudo! Desde logo pela forma como vê o Mundo, pela humanização e muito pelo significado que dá à expressão "CATIVAR", muito mais do que um vocábulo, uma forma de estar e até um projecto que ajudei a pôr em prática e acabou por dar frutos, deixando-me muitas saudades...

Como posso indicar mais, e para não me ficar apenas pelos clássicos, fica uma menção honrosa para o Mia Couto "terra sonâmbula", para o Lobo Antunes "Crónicas" e para o Mário Zambujal "Crónica dos bons malandros".
 
Que me perdoe o Kafka, o Saramago, o Luís Sepúlveda e tantos outros...

Muito obrigado à Célia pelos momentos de reflexão que me proporcionou e agora fica o desafio para quem quiser fazer o mesmo (envia como comentário e depois eu canalizo para post).

Beijinhos

2 comentários:

Whitesoul disse...

Obrigada eu pela tua partilha e pelos prémios :)

Beijos

Elisabete disse...

- "D'este viver aqui neste papel descripto - Cartas de guerra", de António Lobo Antunes. Mal casou, teve que ir para a guerra do Ultramar (Angola) como médico. São as cartas que ele e a mulhwer trocaram durante os 2 anos em que esteve na guerra. Para mim, essas cartas são a personificação do amor, da paixão, da crueldade da guerra e sobretudo da profunda saudade. Estão muito bem escritas.
PS: Não me enganei a escrever o título.

- "O mundo de Sofia", de Jostein Gaarder. Não sei bem explicar mas é um thriller filosófico. Com este livro, fiquei a perceber toda a História da filosofia, através dos séculos. O autor foi um génio ao escrevê-lo. Li-o durante a minha juventude e marcou-me.

- "Ensaio sobre a cegueira", de J. Saramago. Profundo como todos os seus livros. Mostra que olhamos mas não reparamos em nada do que deveríamos reparar.

Não foi fácil porque sou uma apaixonada pelos "Sonetos" de Florbela Espanca, os poemas de F. Pessoa, "Os Maias" Do Eça e claro "Os Lusíadas".
Não posso deixar de referir "Recados da mãe" da Maria Teresa Gonzalez.