A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





22 agosto 2013

E o louco sou eu???

Quase me pegam o fogo quando digo que passei uma manhã num cemitério com 210 anos em Paris."Com tantos sítios bonitos e andar a ver sepulturas."

Mas apesar de já ter estado em alguns panteões (Lisboa, Coimbra, Roma, Paris...) e junto aos túmulos de Leonardo da Vinci (Castelo de Amboire - Vale do Loire), Luís de Camões (Mosteiro dos Jerónimos) ou Cristóvão Colombo (Catedral de Sevilha), nunca tinha estado num local tão "bem frequentado".

Trata-se do Cemitério do Père-Lachaise, onde estão sepultados os restos mortais de dezenas de personalidades famosas (da música à escrita, do teatro à política):

Jim Morrison
Maria Callas
Édith Piaf
Chopin 
Oscar Wilde
Rossini
La Fontaine
Molière 
Honoré de Balzac
Cyrano de Bergerac
Gilbert Bécaud
Marcel Marceau
Marechal Masséna

Note-se que muitos deles não são franceses (Jim Morrison era americano, Chopin era polaco e Oscar Wilde era britânico).




 Um memorial às vítimas do acidente aéreo do voo entre o Rio de Janeiro e Paris
 O túmulo de Oscar Wilde tinha uma protecção em vidro, ainda assim, repleta de marcas de batom, deixadas em forma de beijos pos fãs.
 Até um gato preto por lá andava...
 Mas a que estava mais resguardada, até com uma barreira de protecção era a do Jim Morrison.
 Mesmo assim, consegui aproximar-me (muita gente...) e lá consegui umas fotos (mórbidas ou não)!
 
 

2 comentários:

Elisabete disse...

E porque não visitar?

Ana disse...

Um belo sitio para visitar, acho que em Paris até devia ser obrigatório:)