- Fundação do país - um filho revolta-se contra a própria mãe (batalha de S. Mamede) e acaba por expulsá-la, dando origem a Portugal.
- Escravatura - centenas de barcos negreiros atravessaram o Altântico, povoando o Brasil e mantiveram décadas de clausura e trabalhos não remunerados a milhares de africanos.
- Cruzadas - impor a nossa religião a outros povos voltou a ser nosso apanágio, por isso é que o D. Sebastião morreu no Norte de África, o que desencadeou o domínio Filipino e a consequente fuga para o Brasil da Família Real.
- Inquisição - tal como outros países vizinhos, por cá empalámos, esventrámos, castigámos e matámos de forma horrorosa milhares de pessoas.
- Implantação da República - uma minoria resolve mudar o sistema vigente e fá-lo através de vários assassinatos (desde logo regicídio - onde além do Rei, também mataram o príncipe herdeiro).
Parece que só há aspectos esquisitos...
Mas temos feitos gloriosos, desde logo "dar novos mundos ao Mundo". Foi mesmo assim!!!
- Ainda hoje zonas do globo têm nomes de portugueses ou que estes lhe colocaram (Ex: Estreito de Magalhães, S. Tomé, Cidade do Cabo ou mesmo Gabão - o país que deve o seu nome aos navegadores portugueses que no estuário do rio Komo conseguiram assemelhá-lo a uma espécie de casaco).
- Revolução - normalmente nas revoluções há tumultos, mas na nossa (qual milagre da Rainha Santa), houve cravos.
- A língua - uma das mais faladas no Mundo, encontra-se espalhada no globo e é uma das maiores riquezas culturais.
Relativamente ao feriado que se teria comemorado este Sábado... Holanda, Bélgica, Espanha, Inglaterra, Noruega, Dinamarca, ou mesmo Austrália, Canadá e Japão são apenas alguns exemplos de sociedades evoluídas que mantém a monarquia como regime. São mais pobres ou corruptas por isso???
Sem comentários:
Enviar um comentário