A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





14 novembro 2013

Não há nada mais interessante para fazer/noticiar???

As capas dos dois diários da região centro trazem hoje uma situação que me parece um caso de fácil resolução, desde que haja bom senso.

Uma vez mais aparece uma zona que até não era importante, mas como tem uma urbanização (Villas Marianas), faz todo o sentido que as freguesias vizinhas queiram "abocanhar" a dita cuja.

Acontece que provavelmente os terrenos que deram lugar à urbanização se encontram nas duas freguesias, ou seja, esta tem uma parte em Taveiro e outra em Ribeira de Frades.

Reuniões do INE (com a presença dos 2 autarcas), Censos 2011, Códigos postais atribuídos, etc...

Pelo que sei, foi proposto à freguesia de Taveiro que a rua central da urbanização fosse o limite das freguesias, o que não foi aceite na época pelo presidente da Junta.

Mas vejamos o que dizem os "pasquins"...

Diário de Coimbra:
«A colocação de duas placas toponímicas, anteontem de manhã, com o brasão de Ribeira de Frades a indicar a Urbanização Vilas Mariana motivou a reacção do “Movimento Cândido 2013 – Unidos Somos Mais Fortes”, que se candidatou, nas eleições autárquicas deste ano, à União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila. «O Movimento Cândido 2013 não pode deixar passar em claro a atitude do presidente da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades que revela uma total falta de respeito para com o povo de Taveiro», reclamou Cândido Malva.»

Diário as beiras (com letras garrafais na capa):
 
 «A guerra dos limites das antigas freguesias de Ribeira de Frades e Taveiro (agregadas, agora, em União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila) passou agora para a zona da Urbanização Villas Mariana.
Situada nas traseiras da rua 25 de Abril (Taveiro), esta nova zona habitacional composta por moradias foi anunciada como pertencendo à vila de Taveiro. Basta ir à página da urbanização para reparar que, em todas as informações, é sempre dada como morada o lugar de Taveiro. Ao ponto de, no stand de vendas, estarem expostas informações relativas ao empreendimento e que terminam com o código postal 3045-501, relativo à rua e Beco 25 de Abril.»

A situação torna-se mais caricata quando a placa com o Brasão da Freguesia aparece vandalizada, precisamente com o símbolo "esborratado".

Acontece que quem tem "dado a cara" por esta questão, é um candidato derrotado nas eleições de Setembro último.

Embora não pertença ao executivo da União das freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila, parece tomar agora as dores que nunca sentiu enquanto autarca de plenos poderes, relativamente à situação dos Carregais.

Será que é uma forma de tentar amaciar a relação com alguns taveirenses (vulgo "conguitos") que não lhe perdoam ter criado uma lista e com essa cisão???

P.S. - conspurcar e/ou vandalizar símbolos nacionais e/ou locais será crime???

5 comentários:

Anónimo disse...

Queres saber a última?

Ò pá já não se pode tratar os gajos de Taveiro por conguitos, como habitualmente lhes chamas, sabes o porquê?
È que agora passaram a chamar-se BIVILAS.
Os gajos tinham uma presunção tão grande em dizer que eram da Vila, que agora são de Vila Pouca,Resultado agora são de 2 Vilas, BIVILAS:
HÈHÈEEEE

Anónimo disse...

Claro que esse pessoal da "BILA" de Taveiro, pensa que pode continuar a fazer das pessoas tolas, senão reparem:

Caso dos Carregais: sempre demonstraram uma falta de coerência e de análise do problema ao impedirem, unicamente pelo Orgulho Taveirense, completamente TACANHO, os moradores de Carregais de verem satisfeita a sua vontade, até porque, os seus filhos frequentam o Jardim de Infância de R. Frades e a Escola do 1.º Ciclo, bem como a creche e jardim do Centro paroquial,a Igreja de R. Frades, os seus idosos frequentam o centro de dia de R. Frades e é utilizado o cemitério de R. Frades, quando alguns deixam de estar entre nós.
Claro que é muito bom para eles que temnham a placa da "BILA ", dentro de Ribeira de Frades, antes do Centro de saúde no sentido R.Frades para Taveiro e aí já não há problema.
Quanto ao assunto em questão parece-me a mim que o Candido Malva e o seu movimento, que me parece ser constituído por arruaceiro, alguns vigaristas e também por alguns que tentam dar nas vistas, só porque sim e comentando sem terem conhecimento de causa, podem ter assunmido esta posição, que mais não é que uma tentativa de sair por cima depois da derrota que tiveram nas eleições autárquicas, tentando por todos os meios prejudicar quem venceu democráticamente.
As placas foram colocadas dentro do perímetro da Freguesia de Ribeira de Frades, tal como foi decidido na reunião acontecida na Junta de Freguesia de Ribeira de Frades, com a presença do INE, Ordenamento do Território, José Barroca e Candido Malva, de Taveiro e Jorge Veloso e Mário Bártolo por Ribeira de Frades, que me garantem e está escrito (dentro de dias a ata da reunião ser-me-á presente)que por proposta de Jorge Veloso e porque na zona da urbanização Vilas Mariana existem prédios registados nas 2 freguesias, o que é normal atendendo à epoca de registo,foi colocada a hipótese de o arruamento principal servir a partir daquela data de limite entre as freguesias, o que foi rejeitado por Taveiro que nem sequer se pronunciaram.
Assim e por proposta do INE e Ordenamento do Território, não se alterou a Carta (CALOP 2011) que serviu para realizar os Censos 2011, o que comprova a pertença a Ribeira de Frades de toda a área da Urbanização.
Atenção gente mentirosa, quem fornece o Código Postal é a empresa CTT, em consonância com o Municipio!!! e não a freguesia.
Com certeza que o Jorge Mendes, eleito democráticam,ente e actual presidente da Junta de Taveiro, Ameal e Arzila e porque terá outros métodos de análise desta situação, sem o tal "orgulho bacoco taveirense" saberá resolver em diálogo com o actual presidente de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso.
Aguardamos para ver e até lá iremos assistindo aos comentários mentirosos, bacocos e de maus perdedores e também CALOTEIROS, (se tiverem dúvidas perguntem ao Jorge Mendes)de Candido Malva e seus fanáticos seguidores. Um RIBEIRENSE.

Anónimo disse...

Sr. Presidente de Junta da União de São Martinho e Ribeira de Frades sem coragem para se identificar......
Ou estarei enganado? É com tanto conhecimento de causa demonstrado no comentário acima descrito!

Cumprimentos de um Ribeirense

Anónimo disse...

Será que o sr Jorge Mendes, com uma maior abertura de conhecimento, e também de causas,e depois do que ele nos demonstrou,não irá entregar o enclave a quem deveras à muito o devia possuir?

JPG disse...

O assunto deve ser tratado com "pinças", pois algum mal entendido ou ressabiamento de quem possa ter as emoções acima da razão, podem deitar tudo a perder.

Espero que os dois autarcas se entendam, mas caso assim não seja, não me importo de mediar, pois após este episódio das Vilas Marianas, alguns taveirenses não verão com bons olhos o Presidente da Junta da União de cima.