A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





05 dezembro 2013

Do melhor

Ontem tive o enorme privilégio de estar presente na merecida homenagem ao Doutor Jorge Paiva, eminente biólogo, botânico e naturalista do nosso país.

Para quem não sabe, é uma figura reconhecida internacionalmente, principalmente na área da taxonomia (classificação de seres vivos) e por ter descoberto algumas espécies e sub-espécies.

Percorre o mundo inteiro (do Ártico à Antártida, da Amazónia ao Cambodja, das Galápagos à Sibéria). Não é exagero, pois tem contactos que lhe telefonam quando chove num deserto (acontecimento que acontece a anos muito espaçados) e voa para lá imediatamente. Percorreu várias vezes as florestas tropicais dos continentes onde existem. Enfim, é um nunca mais acabar de estórias.

Ontem, após a inauguração da sala com o seu nome, fez uma palestra onde estavam representantes do ICN, Quercus, Ciência Viva, Reitoria, Green Peace, Ministério do Ambiente, etc, etc... sobre "A biogeografia da cor".

O meu filhote (consegui levá-lo meio às escondidas) ficou encantado por saber que há aranhas que comem ratos e pássaros, há flores polinizadas por morcegos e que as focas bebés nascem brancas para se disfarçarem na neve, não vão os predadores comê-las.

Claro que tudo isto foi documentado com fotos tiradas pelo próprio.

Aos 80 anos está numa forma física e intelectual invejável e lamento muito que a nossa televisão pública não o queira acompanhar nas expedições que costuma fazer, pois poderíamos ter programas únicos na língua de Camões e cativar malta para a conservação do planeta que herdámos.

Para saberem um pouco mais sobre esta figura ímpar, cliquem AQUI!

Sem comentários: