Em 2011 - Morreu Malangatana (escritor moçambicano que curiosamente nasceu na mesma cidade de Eusébio)
Hoje mesmo faleceu Nelson Ned, um "pequenino" grande cantor que nos deixou temas como:
Malangatana levou a lígua portuguesa a todo o mndo, nasceu pouco antes de Eusébio, mas foi sempre considerado moçambicano. Vá-se lá saber porquê...
Sobre o "Pantera preta", fico-me com as palavras do David Borges no final da emissão da SIC Notícias (perto das 20:00):
Sobre o "Pantera preta", fico-me com as palavras do David Borges no final da emissão da SIC Notícias (perto das 20:00):
"Eusébio absorveu o melhor da vida. Era muito dado à restauração e por lá passou longas horas com amigos, o que talvez tenha, de alguma forma, precipitado este final trágico".
Por outras palavras, disse que tal como tantos outros bons convivas (nos quais me incluo), fez a opção de viver bem e desfrutar os prazeres da vida - não nos esqueçamos dos "avisos" que foi tendo com episódios de internamento - e do estilo de vida que optou por manter.
Claro que por mim, ele ainda cá andaria a beber uns canudos mais duas décadas.
Sobre a figura ímpar, não me revejo na humildade que parecia transparecer, pois não posso esquecer a verba "exorbitante" que pediu aos benfiquistas da Ribeira de Frades (além de viagens e estadia para ele e a sua Flora num hotel de luxo) para vir ser homenageado numa aldeia humilde mas com muitas pessoas que o admiravam.
Sobre as qualidades futebolísticas, nunca o vi jogar em directo, mas as imagens que passam dele fazem-me crer que acima de tudo, era um jogador que chutava muitíssimo bem (talvez como nenhum outro) - daí tantos golos.
As comparações são sempre subjectivas, mas acredito que Moçambique nunca tenha tido um jogador com a mesma craveira.
Já Portugal, teve Figo que atingiu mais ou menos o mesmo mediatismo e reconhecimento público mundial e tem Cristiano Ronaldo que claramente o ultrapassou em praticamente todos os aspectos desportivos e mediáticos.
Ainda aguardo que o Discovery, o canal História ou outro similar passe um documentário sobre a sua vida (como faz quando um símbolo mundial do desporto ou da arte desaparece).
P.S. - tenho mais de 40 anos e não marcou a minha geração. Pelo contrário, Chalana, Futre e claro... Maradona, foram os nossos ídolos de criança
7 comentários:
Eusébio…
vamos a separar as águas….
como jogador, GRANDE, ENORME, um craque, que deu muito a ganhar ao benfica e honrou a selecção nacional, alegrando a vida de tantos portugueses…
Como pessoa, os vícios privados são isso mesmo… privados, respeitáveis… agora, que ultimamente e sempre que falava, revelava uma azia, uma inveja e maus fígados, quer em relação a CR7, quer em relação ao Sporting, isso é incontestável….
Nada de desculpar com idade… Manoel de Oliveira, Albino Aroso…. foram e são exemplos de rectidão e ajuizamento até ao fim…
Panteão Nacional ??? Luto nacional ???
E os bombeiros que morreram no Verão ??? Houve luto ou declaração compungida e de gravata preta do nabo-mor da república???
Quando estiverem aflitos, não telefonem ao 112 nem aos bombeiros… Liguem ao Panteão….
Já agora, RIP ao GRANDE JOGADOR EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA E AO HOMEM COM O MESMO NOME….
Nunca vi as televisões passarem dias inteiros a recordarem José Saramago, Nadir Afonso, Zeca Afonso,
e outros que se distinguiram por levarem ao mundo o nome de Portugal.
Ninguém duvida do génio de Eusébio, mas endeusá-lo desta maneira é um escândalo…
Meu caro, perdeu uma excelente oportunidade para estar calado. Hoje ter ficado sem internet seria um favor que nos fazia. Só mesmo neste sítio se leu tanta merda hoje.
Continuação de bons festejos.
FCP
Merda viu-se na televisão onde os tugas querem fazer do Eusébio um novo Mandela.
E o meu caro continua dizer merda em cima de merda.
Não se percebe como existe tanto ódio nestes momentos, e só por uma única razão, fanatismo.
Sou portista, sócio e adepto, detesto o benfica, mas isso nesta altura fica para segundo plano porque sou uma pessoa que se dá ao respeito.
O meu caro é psicologicamente doente, em estado muito grave.
Quantas de espumante já lá vão desde ontem?
ENCLAVADO=VERGONHA
Não tenho por hábito comemorar a morte de ninguém e não sei em que entrelinhas leu isso (mas porque os sócio do FCP, por norma, acham que são sempre teorias da conspiração, até desconto).
Agora gostava mesmo era que usasse argumentos válidos para contrapor o que escrevo, pois mandar "bujardas" como: "vergonha", "merda", "psicologicamente doente", "estado muito grave", etc... não me parece que dê para alimentar qualquer diálogo.
Seja feliz e caso o "Bimbo da Costa" se fine antes de mim, acredite que voltarei a não ser hipócrita!
Só porque morrem, passam a ser imaculados e esquecemos as partes menos boas.
Não obrigado! Já agora, podia ser "cinzento", mas é um tom que não me favorece...
há cerca de um ano, nas noticias da manhã, ouviu-se que tinha sido chamada a polícia durante a noite por violencia doméstica:
quando a policia lá chegou, era a outra familia do Pantera, e era ele que lá estava,pois,pois.
Foi tudo abafado, nunca mais se ouviu repetir tal noticia,os que ouviram pela manhã passaram por mentirosos, e assim, e,e,e, assim.
não digo mais nada.
Enviar um comentário