A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





04 fevereiro 2014

As ondas estão mesmo fortes


As pessoas estão alertadas para isso, mas a curiosidade é terrível.

As imagens de cima são da Nazaré.

As de baixo são do Baleal - Peniche.

2 comentários:

Álvaro disse...

De vez em quando é bom aparecer quem manda para nos colocar os pés assentes na terra, o problema é que isso pode não ser o suficiente para aprender a construir e viver de acordo com a Natureza e não contra ela. O ser-humano tem de se adaptar e não forçar o que não pode ser forçado.

No caso da Figueira muitos foram os avisos de vários nomes, entre eles a SOS Cabedelo (com o objectivo da protecção da onda do Cabedelo), para com a construção do molhe Norte. Não para proibir a construção mas para terem outros factores em consideração. Agora todos se queixam de falta de areia e curiosamente o mar nestes últimos 2 Invernos tem-se mostrado violento, até parece que achou ser o momento ideal para aparecer.

Na Caparica todos os anos metem areia e todos os anos a areia se vai embora e já esta semana li que já estão a pedir para se gastar mais uns milhões em areia. Claro que os meninos da linha precisam da praia limpinha e direitinha enquanto esses milhões poderiam ser gastos para rever toda aquela zona.

Somos um país costeiro que parece ignorar o mar e os avisos dos mais velhos. Infelizmente ainda temos muito que aprender com quem o respeita e o leva a sério.

Já agora, deixo-te 2 opiniões do João Capucho (quanto a esta desconheço a actuação dos meios de protecção) e do Pedro Bicudo (dentro da área e com uma opinião curiosa quanto às praias que aguentaram):

- http://www.atitude-surf.com/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=285469#285469


JPG disse...

Muito bem escrito.

Há malta que estuda e ensinamentos empíricos, mas levar isso a sério...

Preferem remediar uma e outra vez :)