A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





20 fevereiro 2014

Do bullyng

Ontem foi um dia cheio, numas Jornadas de Reflexão Intergeracional que, modéstia à parte, primaram pelo conceito, organização e qualidade das intervenções.

Entre magistrados, professores universitários e autores de livros, a apreciação foi unânime e os contactos para novos eventos similares, chegaram da Santa Casa da Misericórdia, a um Agrupamento de escolas, embora também uma Câmara Municipal e os Rotários tenham mostrado interesse em "patrocinar" outros acontecimentos do género.

Mas apenas estou a contextualizar, pois o motivo do post, como se pode ler no título, é o bullyng.

Uma procuradora fez uma apresentação brilhante sobre o tema e dei por mim a pensar se realmente este fenómeno não afecta as pessoas que mais gostamos.

Refiro-me aos idosos que por não disporem de televisão "a pagar", se limitam a ter os 4 canais nacionais.

Os mesmos que com um Inverno tão chuvoso, jamais se atreverão a sair de casa nas tardes de Domingo.

Pois, resta-lhes a TV como companhia.

Então o que temos nós por lá?

RTP 1 - um filme estrangeiro, com legendas - imperceptível para quem não sabe ler e de difícil compreensão para quem vê mal ou não lê rapidamente.

RTP 2 - programas de desporto, mas um corta-mato ou outras modalidades um pouco entediantes para aquele público.

SIC e TVI - programas numa terra onde haja uma festa ou uma feira, sempre os mesmos "Décios" e os "Canários" a cantarem uns playbacks, onde as bailarinas semi-nuas são filmadas de todos os ângulos possíveis e imaginários, numa tentativa de observar eventuais lesões uterinas, sem utilizarem ecografias vaginais.

Pessoalmente, não tenho nada contra ver umas mamocas a saltitar, mas a qualidade musical, o conceito "pimba" no pior registo da palavra e os constantes apelos a uns telefonemas para supostamente ganharem uma pipa de massa, confesso que me incomodam.

Tenho dezenas de canais, DVD, internet, livros e família/amigos presentes, mas há milhares de idosos que não terão e com os critérios da SIC e da TVI, só podemos ficar mais "burrincas".

Será que as nossas televisões não estão a cometer bullyng aos domingos à tarde? É que estas "agressões" auditivas e visuais, são reiteradas.

1 comentário:

Super-febras disse...

Johninho:

Perspicaz da tua parte. Preocupante para todos nós!
Será que não ligassem a porcavisão se nós os visitasse-mos?

Lembro-me de interter os meus avós ao borralho, usando o abano como guitarra e cantando-lhes umas canções feitas na hora. É claro que eles pensavam que eu era o louco da família (como é que eles sabiam?) mas não fazia mal pois gostava de os ver a rir.

Como é que vamos sensibilizar os jovens para que um dia não nos achemos sós em frente a um "meio-alqueire" que fala e olha para nós?
Se calhar, visitando os nossos idosos e levando com nós os mais novos! Não sei.

Netos precisam-se! Inquira na casa dos seus Avós.
Fique, escute e toque.

Obrigado e um abraço:
Álvaro José