A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





23 abril 2014

MONUMENTO AO MARQUÊS DE POMBAL - 13 de Maio de 1934

Agora que a poeira já assentou, fica apenas um pouco de história para tentar contextualizar as coisas.
Cada um comemora onde quer, mas... 
Colocar uma faixa com a foto do "barbas" num ano em morreu o maior símbolo do clube (o "Osébio") que acabava de ser campeão nacional???
Mas há mais...
Autoria: Francisco Santos 
Dados do Escultor:
"Francisco dos Santos (Sintra,1878 - 1930) foi um escultor, pintor português, JOGADOR e SÓCIO do SPORTING C.P. 

Isso mesmo SPORTING CLUBE DE PORTUGAL 

Foi também um dos fundadores da Associação de Futebol de Lisboa
1893:Jogador Casa Pia
1901:Escola de Belas-Artes de Lisboa
1902:continuava a jogar ocasionalmente pelo pelo Sport Lisboa.
1903:Escola de Belas-Artes de Paris
1906:Roma-Itália
Executou a estátua "Crepúsculo" e Jogador do Lazio (o primeiro futebolista português a jogar no estrangeiro)
A sua fama cresceu ainda mais com a crónica da Gazetta dello Sport, de 20 de Janeiro de 1908, referente ao primeiro derby entre a Lazio e a Roma: “Em evidência estiveram o jovem Saraceni e o veterano Dos Santos, que com os seus 55 quilos foi, impressionante, dos melhores em campo..."

1908: Regresso a Portugal, torna-se sócio e ingressa no plantel principal do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL (1908-1911).

1910: contexto da Implantação da República Portuguesa, participa no concurso da Câmara Municipal de Lisboa para a eleição do busto feminino oficial da República portuguesa, do qual saiu vencedor. 

Também vencedor no concurso aberto para selecção do melhor projecto, da estátua do Marquês de Pombal, em parceria com o seu amigo e IGUALMENTE JOGADOR LEONINO, António Couto (SÓCIO nº 1, 1928 - Vice-presidente Assembleia Geral SPORTING CLUBE DE PORTUGAL). 

No cimo, a estátua do Marquês de Pombal, de corpo inteiro, assenta o braço sobre o dorso de um leão, que simboliza a força, a determinação e a própria realeza. Mas não será assim tão fantasiosa a ideia de que o leão do monumento é inspirado no emblema do Clube.

Mas mau mesmo é algumas "papoilas saltitantes" terem deixado a estátua assim:

8 comentários:

4dias de azia é obra disse...

Não tarda diz que o Marquês jogou no spor7ing e antigamente não eta uma rotunda,era um campo de futebol do spor7ing.

Super-febras disse...

João Pedro
Agradeço-te o historial, é que nada disso sabia, e muito me entristeces com a foto que publicaste.
Afinal nada aprendemos com o pós 25 de Abril e a sujeira a que os nossos monumentos foram submetidos pelas forças políticas. Ao menos usavam cartazes de papel.

Se o Sporting C. P. foi responsabilizado pelo fogo ateado na Luz, acto que não acredito tenha sido concebido pelos seus dirigentes, se os campos ficam entreditos quando as claques demonstram o que são e no caso de muitas só são"gangs" de crime organizado, então acho muito bem que se responsabilize também o Sport Lisboa e Benfica, clube do qual sou adepto pelo restauro deste tão belo e nosso monumento. Só assim os clubes começaram a educar as suas claques. Futebol é um desporto, bonito , saudável e acessível a todos, bastam umas meias velhas e um pequeno terreiro para fazer a alegria à criançada, mesmo aos que como eu poucos ou nenhuns dotes têm para o praticar. Como evento profissional não pode passar de entretenimento. Se é motivo de destruição de bens, de desordem pública, de coação de indivíduos e até motivo para assassinar como já aconteceu, ou se modifica a maneira como se atende, critica e celebra o futebol e se acaba com o animalismo desta reles gente ou então basta de futebois.
Pergunto: se o mesmo número de cidadãos se concentrasse para reclamar as suas reformas, mensalidades ou direitos, o número de agentes policiais seria o mesmo? E o povo poderia agir louca e desordenamente como o faz nestas instâncias?

Um abraço entristecido
Álvaro José

Anónimo disse...

Ainda? hihihihihihihihihi

JPG disse...

Por cá a paixão pela bola é levada ao extremo.

Se esgrimissem argumentos sobre as políticas ou se mostrassem o mesmo empenho na defesa do que realmente vale a pena... estaríamos bem melhor.

Um dia, um Amigo (por acaso benfiquista), disse-me que o futebol é muito democrático, pois um pedreiro pode discutir com igual conhecimento de causa com um juiz.

Ele tinha (e tem) toda a razão!

P.S. - quanto aos comentários "carrega", "azia" e outras merdas do género... dizem muito sobre quem os escreve

Anónimo disse...

Quem diz é que é.

oquemevierarealgana disse...

Pelas mesmíssimas razões que evoca o nosso amigo Álvaro, acho que o Benfica deveria ser responsabilizado pelos prejuízos causados a um dos símbolos de Lisboa... Tenha-o concebido e construído quem quer que seja.
Pessoal, festejem, força!, mas... Carago, só as minis não dão para tanto, não são desculpa por si só!
Bem, parabéns benfiquistas!, sim, mesmo àqueles do Marquês e do metro!

Anónimo disse...

Esta escumalha da Etar é tão imbecil que não conseguem ter inteligência suficiente para dar valor a uma obra tão grande e tão valiosa como é esta do Marquês de Pombal.

Infelizmente ainda temos neste país muita cabecita louca que nem sequer sabe os valores patrimoniais que por cá existem onde se dão ao luxo de os vandalizarem por dá cá aquela palha.

Tristes invalores humanos que por cá vegetem ao sabor da vandalização daquilo que é ditado como obra rara e rica implantada neste cantinho a beira-mar.

E assim vai esta tristeza de país invadida por certos meliantes que só olham em frente na destruição e na desgraça daquilo que é obra prima de um país com uma história tão rica como o nosso.

Enfim, é triste ver e saber de tudo isto porque o tempo não perdoa e, quando as mentes destruidores acumularem algo de bom então aí já será tarde porque o passado nunca morre.

ZP disse...

Meus Deus, pintaram a estátua... Limpa-se! É mau? É! Ides trabalhar pá, é o que vos faz falta. Parece que morreu alguém ou mandaram aquela merda abaixo irrrrraaa.